Foto: iStock
O limão é uma fruta bastante comum no Brasil, estando disponível em variedades como limão-taiti, limão-rosa, limão-galego e limão-siciliano, entre outras.
Muito utilizado na culinária para dar aroma e sabor aos pratos, o limão tem propriedades muito interessantes para a nossa saúde.
O consumo da água com limão diariamente pode trazer uma série de benefícios para o nosso organismo, incluindo a perda de peso, o combate ao envelhecimento e a prevenção do câncer e de doenças cardíacas.
Para preparar, basta espremer o suco de meio limão em um copo de água morna (sem ferver). Beba logo que acordar, em jejum, diariamente. Conheça os benefícios da água com limão:
1. Fortalece a imunidade
O limão é rico em vitamina C, fósforo, tiamina, riboflavina, silício, cálcio e ferro, que fortalecem o sistema imunológico.
Relacionadas
A prevenção a gripes e resfriados, conferida principalmente pela vitamina C, é reforçada pela presença das saponinas, que também exercem esse efeito.
2. Combate o envelhecimento precoce
O limão é rico em flavonoides, a mesma substância encontrada no vinho, que tem poder antioxidante, combatendo os radicais livres que promovem o envelhecimento celular. Além disso, os flavonoides também atuam na prevenção do câncer.
3. Regula o pH do organismo
Apesar de ser uma fruta bastante ácida, dentro do nosso organismo o limão tem um efeito alcalinizante.
Publicidade
Os ácidos dessa fruta, tanto o cítrico quanto o ascórbico, são metabolizados com facilidade, permitindo que os minerais presentes na água com limão atuem de forma a alcalinizar o sangue.
Como consequência, a água com limão ajuda a eliminar a acidez do corpo e a combater o acúmulo de ácido úrico nas articulações.
4. Elimina as toxinas
Por ter efeito diurético, o limão acelera a eliminação das toxinas do corpo, ajudando a manter o bom funcionamento do organismo e, principalmente, do trato urinário.
Além disso, o ácido cítrico estimula o funcionamento das enzinam que atuam no fígado e promovem a desintoxicação.
5. Deixa o hálito refrescante
A água com limão contribui para que o hálito se mantenha sempre fresco, além de aliviar a inflamação nas gengivas e as dores de dente.
Só tome cuidado para não escovar os dentes logo depois de consumir o limão, pois o ácido cítrico pode corroer o esmalte dentário.
Publicidade
6. Contribui para o emagrecimento
Por ser rico em pectina, uma fibra que dá a sensação de saciedade, reduzindo os ímpetos de comer, o limão auxilia no processo de emagrecimento.
7. Melhora o funcionamento do sistema linfático
A água com limão contribui para o bom funcionamento do sistema linfático ao promover a hidratação e a reposição dos líquidos que circulam pelo organismo.
Como resultado, você se livra de sinais da desidratação como cansaço, prisão de ventre, alterações na pressão arterial e estresse, entre outros.
8. Auxilia na cicatrização
A vitamina C presente no limão é um elemento essencial no processo de cicatrização de feridas, além de ser importante para a manutenção do tecido ósseo, conjuntivo e cartilaginoso.
9. Melhora a digestão
O suco do limão tem uma composição similar à da saliva e à do ácido clorídrico, presente nos sucos digestivos do nosso estômago. Assim, essa fruta é capaz de estimular a produção de bile pelo fígado, ajudando a digestão.
Os minerais e as vitaminas do limão auxiliam na eliminação das toxinas do sistema digestivo. Por fim, a fruta ainda alivia dores, eructações (arrotos) e inchaço abdominal devido ao acúmulo de gases.
10. Previne doenças cardíacas
O limão é uma fonte de potássio, um mineral que ajuda a manter níveis saudáveis da pressão arterial e tem efeito calmante, sendo também utilizado em quadros de estresse e depressão.
Os efeitos antioxidantes do limão também combatem o acúmulo do colesterol nas paredes das artérias, evitando o desenvolvimento da aterosclerose.
Por si só, o limão não pode fazer milagres, mas, aliado a uma dieta saudável e à prática de atividades físicas, essa fruta tem propriedades muito benéficas para o nosso organismo. Aproveite!
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.