Como usar acessórios: um guia completo para você se inspirar e ousar
Seja para dar cor, brilho ou apenas finalizar o look com delicadeza, os acessórios são versáteis e podem se adequar a todo estilo
Acentuar o glamour de produções já poderosas, evidenciar a delicadeza, dar brilho e cor para looks mais simples e, acima de tudo, realçar a beleza de cada pessoa. Os acessórios cumprem essas missões em praticamente todos os estilos e tendências de moda, garantindo seu espaço mesmo nos pescoços, orelhas e pulsos das mulheres mais básicas.
Apesar de terem esse papel de arrematar muitas produções, selecionar as peças adequadas para cada ocasião e estilo de look exige bastante cuidado, já que o uso de muitos itens pode resultar em exagero e deselegância. De modo geral, o segredo para não cometer esse tipo de deslize é apostar no “menos é mais”.
Embora pareça fácil ou até intuitivo, a consultora de etiqueta e estilo Janaína Depiné, do Elegante Sempre, recomenda atenção para que os acessórios estejam sempre harmonizados, sejam de cores que combinam entre si e, principalmente, estejam de acordo com todos os fatores que podem determinar, restringir ou exigir o uso de peças específicas.
A seguir, você confere diversas dicas e sugestões da profissional para acertar na combinação de acessórios em todo tipo de situação e para harmonizá-los em vários looks e estilos!
Publicidade
Brincos
Tradicionalmente considerados os acessórios mais femininos de todos, os brincos são ótimos para finalizar produções ou até mesmo para protagonizá-las. Mesmo as pessoas que não têm furos nas orelhas podem usufruir da beleza dessas peças, já que também há lindas opções com fechos de pressão, que são apenas encaixadas nos lóbulos.
As variações de tamanhos, formatos, cores e materiais ajudam a definir como as peças poderão ser combinadas com maior harmonia. Para as mais ousadas, também é possível apostar em pares descombinados ou até em um único brinco, que “fica interessante quando é grande e longo”, especifica Janaína.
Para quem deseja apostar no estilo desparelhado, a dica da profissional é “optar por formatos que sejam complementares entre si”. A única restrição para a qual a consultora chama atenção é que esse tipo de brinco seja evitado em ambientes de trabalhos muito formais, mas “em produções para festas, o acessório de material sofisticado está liberado”, orienta.
Pequenos ou minis
Normalmente mais delicados, os brincos pequenos ou minis são rentes às orelhas e compostos apenas por um ponto-de-luz ou por formatos mais simples, como bolinhas e corações. Por não chamarem muita atenção, esses são os estilos da peça mais indicados para ambientes profissionais, segundo a consultora.
A simplicidade desses acessórios também os tornam ideais para compor com vários furos nas orelhas. “Os pequenos com pedrinhas em tons neutros podem ser usados nos furos de cima, assim não vão entrar em conflito com o brinco que você escolher para o furo principal”, explica Janaína.
Médios
Os brincos médios são uma ótima alternativa para quem quer um visual mais discreto, mas não gosta de acessórios rentes às orelhas. Com pedras delicadas ou formatos mais clássicos, é possível conseguir produções bastantes femininas e elegantes.
Publicidade
Por não chamarem tanta atenção como os brincos grandes ou maxi, é possível combinar os médios com colares um pouco mais encorpados, desde que os estilos de ambos os acessórios sejam próximos e não conflitantes.
Grandes
Os brincos grandes, longos ou volumosos, auxiliam na composição de um visual mais poderoso e marcante, mas podem não ser muito adequados para todo tipo de ocasião. Locais mais formais, por exemplo, só condizem com esses modelos se forem feitos em materiais de ótima qualidade ou nobres, como pedras naturais.
Também vale lembrar que esse acessório em tamanho maxi pode ser conflitante com outras peças igualmente grandes, alguns ornamentos de cabelo, cachecóis e blusas com golas muito volumosas ou altas, porque podem enroscar.
Anéis
Pessoas apaixonadas por anéis costumam ser também adeptas de combinações entre várias modelos da peça. Para não errar nesse mix, Janaína aconselha que sejam “usados apenas acessórios do mesmo estilo ou tipo de material, sendo apenas um deles de maior destaque”.
Pequenos ou minis
Mais delicados e geralmente com menos detalhes, os anéis pequenos ou mesmo no estilo aliança são mais fáceis de serem combinados tanto entre si quanto com outras peças. No entanto, segundo a consultora, o mix de anéis pode ser uma aposta mais ousada e, por isso, mais adequada às mulheres mais fashionistas.
Janaína também enfatiza que o uso de apenas um item do acessório não torna uma produção menos glamourosa: “apenas um anel em cada mão também é chique”, defende.
Grandes ou maxi
Usar somente um anel grande pode ajudar a completar o look com exuberância e chamar atenção para a mão. Para quem gosta de misturar vários, é melhor escolher apenas uma peça de grande destaque, “evite também combinar vários anéis volumosos”, alerta a especialista.
Com pedras
As opções de anéis em pedras podem aparecer em diversos tamanhos e formatos. Normalmente, esse estilo de acessório é mais fino e elegante, mas esse efeito depende da qualidade do material. Ocasiões mais formais e chiques, por exemplo, exigem pedras naturais ou preciosas. Você pode até mesmo apostar em um anel com a pedra do seu signo. Já aqueles que imitam pedras, como resinas, são mais adequados para ambientes descontraídos.
Uma dica importante é evitar molhar os anéis ao lavar louça ou as mãos. Nesse caso, o ideal é removê-los e recolocá-los quando a mão estiver seca. Desta forma, você prolonga a vida do seu acessório.
Colares
Para dar destaque a um decote que exibe pouco do colo, arrematar um look ou dar um pouco de cor a uma produção mais sóbria, os colares podem ser ótimos aliados! Contudo, seus inúmeros modelos diferentes precisam estar em harmonia tanto com os outros acessórios utilizados em um look quanto com a gola da camiseta ou blusa escolhida para a composição.
Gargantilhas ou aros
“Colares mais rentes ao pescoço ou que cobrem a parte descoberta do colo podem ser uma boa composição com blusas de gola quadrada”, afirma Janaína. Gargantilhas e aros, por serem mais encorpados e curtos, são ideais para produções em que a região dos ombros e pescoço é o destaque.
Esse estilo de colar, na variação Peter Pan, é ótimo para arrematar looks com camisas lisas completamente fechadas, porque a gargantilha simula uma espécie de gola removível, conferindo mais charme à produção.
Delicados e minis
Os modelos preferidos de Janaína para eventos mais sérios, como trabalho, são os colares delicados, com correntes finas e pingentes pequenos. Esse também é o estilo do acessório menos arriscado para a maioria das produções, já que pode ser usado com muitos tipos de golas e compor tanto com brincos, anéis e pulseiras igualmente pequenos e delicados ou maiores e mais poderosos.
Médios
Um pouco mais longos que os colares delicados, os de tamanho médio podem ter correntes um pouco mais grossas e pingentes menos discretos e numa variedade maior de figuras e formatos. De acordo com as recomendações da especialista, acessórios desse tipo são perfeitos para blusas e camisetas de gola mais arredondada, como a canoa.
Além disso, essa é uma das melhores opções para criar um mix de colares com modelos mais curtos e delicados. “Essa é uma opção interessante para usar com blusas e camisas mais básicas, sem estampas”, sugere Janaína.
Longos
Terminando na altura do busto ou um pouco abaixo dele, os colares longos podem ajudar a dar um toque de descontração aos looks, especialmente aos compostos por blusas ombro a ombro.
Esse tipo de acessório também pode conferir elegância e dar um pouco de cor e brilho às produções mais sérias. “Com peças de gola alta pode ser usado desde um colar longo de pedras com várias voltas ou de pérolas”, exemplifica a especialista.
Maxi
Feitos em estruturas únicas com com várias correntes, pingentes e pedras, os maxicolares costumam ser mais brilhosos e podem aparecer em versões super coloridas também. Por ser chamativo, esse estilo do acessório não é muito recomendado para situações muito formais, mas é ótimo para deixar um visual sóbrio mais poderoso.
E para não errar nas composições, a dica de Janaína é: “se o colar for volumoso, o ideal é que a peça acompanhe o formato do decote”. A consultora também alerta que o acessório maxi pode causar um efeito de achatamento em pessoas baixas ou que têm o pescoço curto.
Pulseiras
Um acessório que está disponível em modelos diversos e pode agradar a todos os gostos é a pulseira, que pode ser usada em conjuntos que misturam alguns estilos diferentes ou até cores e materiais, desde que estejam em sintonia. Para Janaína, o maior cuidado necessário na hora de usar esse tipo de peça é de “não usá-las por cima da manga comprida e preferir deixá-las alinhadas ao pulso”.
Pequenas e delicadas
Adequadas para todo tipo de ocasião, as pulseiras pequenas, de corrente fina ou outros materiais mais delicados ficam lindas tanto quando usadas solitárias quanto em mixes mais divertidos.
Esse também é o estilo do acessório que melhor combina com roupas de frio e que pode ser mais confortável quando é necessário mexer muito as mãos.
Berloques ou pingentes
Correntes com pingentes pontuais, em formatos e cores diferentes ou pulseiras mais estruturadas com berloques que representam momentos da vida de cada pessoa são ótimas opções para looks mais divertidos e despojados. Se os pingentes ou berloques forem menos chamativos e mais sóbrios, esse estilo de acessório também pode ser usado em ocasiões formais. No entanto, “evite peças barulhentas quando você terá que usar muito as mãos”, lembra Janaína.
Braceletes ou estruturadas
Maiores e mais chamativas, as pulseiras de estilo bracelete podem aparecer em diversas versões, das mais descontraídas às mais finas. O material e sua qualidade é que determinam para que tipo de ocasião e look cada modelo é mais indicado. “Peças grossas e grandes ficam bonitas no verão, com vestidos, bermudas e visual leve”, exemplifica a profissional.
Vale lembrar que esse estilo de pulseira não permite mixes e fica muito mais interessante quando usado solitário.
Tornozeleiras
Menos lembradas, as tornozeleiras não são tão populares quanto brincos, pulseiras e colares, mas podem ser um bom detalhe em algumas produções, principalmente quando se fala em verão e pernas à mostra.
“Para quem gosta, é uma boa opção para usar com vestidos leves, saias, shorts e bermudas. Quanto mais clássico o seu estilo, menos o acessório deverá ser chamativo”, sintetiza Janaína.
Relógios
Seja para combinar com pulseiras de forma descontraída ou para usar apenas por sua funcionalidade, os relógios podem auxiliar na composição de looks para diversas ocasiões. O estilo do acessório varia conforme seu material, mas “no dia a dia, você pode escolher o modelo que mais lhe agrada”, afirma a consultora. Já para ambientes mais formais, é mais adequado apostar em relógios cujas pulseiras sejam de metal ou couro.
Pequenos ou delicados
Para ambientes profissionais mais formais, Janaína recomenda que os relógios sejam mais discretos e de modelos clássicos. Os acessórios desse estilo são ótimos para produções mais poderosas ou coloridas, pois não causam conflitos, deixando o visual mais equilibrado.
Além disso, também é possível combinar os relógios delicados com pulseiras de correntes finas e até arriscar em combinações entre cores diferentes de ambos os acessórios.
Grandes ou informais
Os relógios maiores são considerados menos formais, porque normalmente são mais brilhosos e chamam mais atenção. Para deixá-los mais divertidos, é possível combiná-los com pulseiras de berloques e de correntes mais finas, que quebram um pouco da seriedade do acessório, que já demonstra maior comprometimento e seriedade.
Segundo Janaína, o maior cuidado que se deve ter ao escolher um relógio é com o seu tamanho. É necessário observar se não ficará desproporcional em relação a o pulso, “relógios muito grandes não ficam bem em mulheres do tipo mignon”, exemplifica.
Lenços
Em tecidos leves, os lenços e suas variações são adaptáveis tanto para estações mais frias quanto para os dias quentes. O grande diferencial desse tipo de acessório é a sua versatilidade, que permite seu uso “no pescoço, na cabeça, na alça das bolsas, como cinto e até saída de praia”, conta a consultora.
O tecido escolhido, suas cores e estampas são os aspectos que orientam como o lenço se adequará à produção. Enquanto versões em cores vibrantes e estampadas são ótimas para completar looks de verão; os tons neutros e mais sóbrios, lisos ou com padronagens mais clássicas, são ideais para ambientes mais formais ou profissionais.
Lenços e echarpes
As echarpes são peças mais compridas e, por isso, podem ser utilizadas para um infalível truque de styling: “usá-las com as duas pontas soltas ao redor do pescoço, ajuda a criar um visual mais alongado”, revela Janaína.
Ao contrário dos lenços, que podem ser usados tanto no pescoço quanto na cintura ou na alça da bolsa, as echarpes são mais mais finas e, portanto, mais apropriadas para cobrir o colo ou envolver o pescoço. Geralmente, esse tipo de peça é feito de tecidos leves, como algodão, seda, cetim e crepe.
Pashminas
Um meio-termo bastante sofisticado da echarpe e dos cachecóis mais tradicionais é a pashmina. Essa valorização da peça se deve principalmente ao seu material, que “pode ser 100% caxemira ou combinações de caxemira com outros tecidos”, explica Janaína.
Estolas
Feita de materiais sintéticos que imitam pelos de animais ou de veludo, as estolas são feitas normalmente em formato retangular e são “usadas em volta dos ombros em eventos sofisticados”, define a consultora.
Cachecóis
Geralmente, os cachecóis são confeccionados em materiais mais pesados, como a lã, o que os restringe aos dias frios. Para as composições, o caminho é o mesmo dos outros tipos de lenços: é mais assertivo combinar modelos coloridos ou estampados com looks mais sóbrios e usar as opções mais neutras quando a roupa já for mais chamativa ou tiver detalhes.
“Uma regra para o uso de cachecol é sempre retirá-lo ao chegar em ambientes fechados”, aconselha Janaína. “Além disso, como seu pescoço está coberto, não use colares e evite brincos grandes, os quais podem se enroscar na lã e criar um visual pesado demais”, completa.
Como combinar acessórios e looks
O grande segredo para acertar na escolha dos acessórios de uma produção é o mesmo da maioria das composições das produções: “basta escolher peças em tons que conversem entre si e não sejam todas exageradas”, sintetiza a especialista.
Para ilustrar algumas situações, a lista abaixo reúne algumas algumas das dicas acima de forma prática.
Look informal para o dia a dia com acessórios delicados
Para a correria cotidiana, o ideal é apostar no conforto e investir em produções mais simples, que não prejudiquem seus movimentos ou se tornem incomodas no decorrer do dia. Para tanto, acessórios leves e mais delicados são a preferência: não é necessário abrir mão do charme e da feminilidade em prol do bem-estar.
Look neutro para dia a dia com maxi colar, brinco delicado e maxi anel
Seja por conta de um encontro importante ou somente para se sentir ainda mais bonita, investir em uma peça mais poderosa é uma ótima maneira de dar uma variada nos looks do dia a dia. Brinque de compensar e equilibre a produção com um acessório mais chamativo combinado a outros mais discretos.
Look fashionista para o dia a dia com acessórios poderosos
Se o estilo mais básico está fora do seu guarda-roupa, também é possível combinar acessórios maiores, divertidos e coloridos no dia a dia. Para não cometer nenhum deslize, porém, é necessário selecionar peças de estilos próximos e cores harmoniosas, evitando exageros.
Look para o trabalho com acessórios delicados e sóbrios
O estilo de vestuário para ambientes profissionais varia de acordo com a formalidade exigida em cada profissão. Apesar disso, invariavelmente, os acessórios mais discretos são as melhores opções para finalizar as produções. Aposte em tons mais neutros e menos brilho!
Look para o trabalho com maxicolar
Se o seu trabalho permite um pouco mais de informalidade, é possível criar pontos de cor com os acessórios. Maxicolares usados com camisas ou blusas de decote mais fechado podem compor visuais mais poderosos, que podem ajudar a demonstrar maior autoconfiança.
Look para ocasião formal com mix de acessórios
Para reuniões no trabalho, coquetéis ou mesmo para festas que exigem trajes mais sociais, o mix de acessórios pode ajudar a quebrar um pouco da formalidade ou conferir maior delicadeza ao look, sem chamar atenção demais. Prefira misturar acessórios mais delicados e finos.
Look para uma balada com mix de acessórios
Se há uma ocasião em que o brilho é realmente bem-vindo, essa ocasião é a balada! Apesar do dresscode ser bastante diferente em cada lugar, podendo variar até de acordo com o estilo musical predominante em cada festa, ainda é possível apostar em algumas peças-chave, que podem ser combinadas entre si com muito glamour.
Mais uma vez, o cuidado com a produção deve ser em encontrar acessórios com estilos e materiais semelhantes entre si. Também é assertivo deixar o destaque com apenas um dos itens — geralmente chamando atenção para uma região do corpo — e preferir misturar o restante com mais delicadeza.
Look para noite com mix de acessórios
De um modo geral, festas e reuniões noturnas permitem também o uso do brilho. Para não pesar no resultado, aposte em looks com um pouco mais de cor e acessórios delicados com pontos de luz.
Look para festa com acessórios chamativos
Produções com roupas mais sóbrias permitem combinações mais ousadas. Combinar cores vibrantes para quebrar looks em tons neutros ou mesmo compor com diferentes tonalidades pode dar um ar divertido ou mais poderoso ao visual.
Look para festa com acessórios mais delicados e elegantes
Para festas mais formais, pode ser adequado apostar em acessórios menos chamativos, que ajudam a manter a elegância. Correntes finas com pingentes delicados acompanhando o decote, caso o colo fique bem a mostra e a gola já não conte com outros detalhes; pulseiras menos encorpadas e brincos de tamanho mini são discretos, mas dão um ar mais feminino às produções.
Looks de festa com acessórios
Roupas de festas como formaturas e casamentos costumam ser de tecidos mais nobres e apresentar aplicações de bordados e brilhos. Esses detalhes podem gerar dúvidas, uma vez que a elegância é uma das características mais desejadas em ocasiões como essas e qualquer exagero pode tirar todo glamour de uma produção.
Vestidos com brilho ou pedraria
“Se o vestido tiver muito brilho e detalhes, a atenção irá toda para ele”, diz Janaína. Para esse tipo de look, portanto, são mais recomendados acessórios simples, em modelos menos rebuscados e poucos materiais.
Vestidos com menos detalhes
Para looks mais sóbrios, apostar em uma única peça de destaque pode ser um grande diferencial. “Colos à mostra combinam com colares e cabelos presos pedem um belo par de brincos”, sugere a consultora.
4 dicas infalíveis para acertar nas produções
Os acessórios são muito presentes no dia a dia de muitas pessoas, tanto daquelas super-antenadas e que amam moda tanto de quem não se importa muito com tendências e segue um estilo mais básico. Por mais que essa relação, muitas vezes, seja intuitiva, pode ser que algumas dúvidas surjam eventualmente.
Para sanar alguns questionamentos recorrentes de uma vez por todas e lhe ajudar a combinar, com maestria, tanto acessórios entre si quanto acessórios com roupas, a consultora de moda e etiqueta Janaína Depiné deu as seguintes dicas:
1. Prata com dourado: pode?
Hoje em dia, a mistura de tonalidades em diferentes peças dos acessórios é totalmente aceitável. “Combinar prata com dourado e rosé pode dar um ótimo resultado”, exemplifica a profissional. O segredo para não errar é investir em peças de estilos e materiais mais semelhantes.
2. A maquiagem precisa combinar?
“Quanto mais neutra a maquiagem, mais natural. Tons esfumados de marrom estão sempre certos”, afirma a consultora, que considera deselegante produções de uma única cor somente — o que é diferente de looks monocromáticos.
3. As roupas exigem acessórios que tenham a mesma tonalidade?
Para apostar em produções monocromáticas, o segredo para não errar é optar pela sobreposição de diferentes tons da mesma cor. Já se a intenção for deixar o look mais colorido, “busque na roda de cores aquelas que harmonizam entre si: cores vizinhas criam uma combinação confortável, enquanto cores opostas criam um visual vibrante”, explica Janaína.
4. Quando usar acessórios de pedras?
Segundo a consultora, o maior cuidado com esse tipo de material diz respeito principalmente à sua segurança: “pedras preciosas só devem ser usadas em festas e eventos sociais sofisticados, tanto para evitar assaltos quanto resultados exagerados ou ostentatórios”.
Por outro lado, acessórios feitos com materiais que imitam pedras, como resinas, podem ser utilizados em quase toda ocasião: para o trabalho, o ideal é evitar peças muito grandes ou volumosas; para baladas, um maxicolar com aplicações de pedras pode ser um grande trunfo para o look.
Inspirações
Garantir uma produção completa, sem exageros e que esteja de acordo com a ocasião na qual será usada não é muito difícil. As combinações intuitivas podem ser facilmente mais assertivas com um pouco de atenção às dicas da consultora Janaína Depiné. Também vale procurar por looks parecidos com o que você deseja usar para ter uma ideia mais próxima de como combinar as peças.
Com a galeria abaixo é possível se inspirar em diferentes estilos e produções de blogueiras que arrasaram nas suas composições com acessórios!
Gabriela Petrucci
Graduada em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Heavy user de redes sociais, viciada em máscaras de cílios e sempre tem um batom na bolsa. Eterna órfã de Gilmore Girls, lê até bula de remédio e ama ver fotos de casas inspiradoras.