Água de berinjela: conheça os benefícios e saiba como consumi-la
Ela é rica em fibras que estimulam a redução de colesterol sanguíneo e pode ser uma grade aliada no processo de emagrecimento saudável
Para quem quer perder alguns quilinhos, toda dica é bem-vinda, não é mesmo?! Assim não é de se estranhar que muitas pessoas tenham ficado interessadas ao ouvirem falar sobre os benefícios da “água de berinjela”!
“Li há um tempo sobre a água de berinjela em uma revista e, como normalmente tenho berinjelas em casa, resolvi fazer o teste. Tinha lido que ajuda a emagrecer e a ideia não me pareceu ruim, por isso criei o hábito de tomar um copo da água todos os dias pela manhã, antes do café”, relata Letícia Mendes, professora, 26 anos.
Fernanda Elias, estudante, 21 anos, conta que também já experimentou a água de berinjela. “Ouvi algumas pessoas dizendo que ajudava a emagrecer e resolvi experimentar. Tomei meio litro por dia durante uma semana… Tive bons resultados, achei até que perdi um pouco de barriga, mas sinceramente não tomaria de novo porque o gosto da água é muito ruim”, diz.
Se você ainda não conhece, pode estar se perguntando: afinal, o que é essa tal água de berinjela? Quais benefícios oferece? Essas e outras respostas você confere abaixo.
Publicidade
Como preparar a água de berinjela?
A nutricionista funcional Helouse Odebrecht explica como fazer a água de berinjela:
Relacionadas
Utilize:
- 1 berinjela higienizada e cortada em rodelas
- 1 litro de água mineral
Modo de preparo: Disponha a berinjela e a água em uma jarra e deixe de molho na geladeira durante a noite. Coe e tome um copo da água em jejum. Pode ser feito batendo a água com alguma fruta também. Utilize as berinjelas em uma preparação.
A recomendação, de forma geral, é tomar a água de berinjela todos os dias pela manhã, em jejum, durante uma semana. Pode-se tomar um copo logo cedo e, depois, consumir o restante (de 1 litro) ao longo do dia.
Quais são os efeitos da água de berinjela?
A maioria das pessoas adere à água de berinjela por acreditar que ela auxilia no processo de emagrecimento e oferece outros benefícios. Mas será que isso é mesmo verdade?
Helouse destaca que deixar a berinjela na água por certo tempo (geralmente durante a noite toda) e depois tomar essa água de berinjela é uma estratégia que pode dar muito certo, sim. “Principalmente pelo fato da berinjela ser rica em fibras que estimulam a redução de colesterol sanguíneo. Ou seja, ela pode fazer com que o corpo elimine o colesterol, pois estimula essa ação através de suas fibras”, destaca.
Publicidade
Porém, destaca a nutricionista Helouse, todo mundo deve lembrar que milagres não acontecem. “Tomar água com berinjela e depois comer um prato de batata fritas, ou mesmo não ter uma alimentação equilibrada, não fará diferença alguma”, diz.
A nutricionista acrescenta ainda que introduzir a berinjela na alimentação também pode ser uma alternativa interessante. “Grelhada, assada ou cozida são suas versões mais saudáveis e menos calóricas”, destaca.
Os principais benefícios da berinjela
Não importa se você vai incluir a berinjela na sua alimentação – comendo-a grelhada, assada etc. – ou se vai aderir ao hábito de tomar a água de berinjela pela manhã, é importante conhecer os benefícios que este alimento pode oferecer.
Helouse destaca que a berinjela, além de deliciosa, já possui várias propriedades e benefícios identificados. É o que ela explica abaixo:
- É uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para algumas funções vitais.
- É rica no complexo B, que participa de várias atividades no nosso corpo, dentre elas: memória e força muscular.
- Também é excelente fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.
- É também fonte de vitamina A, importante para saúde dos cabelos, pele e unhas.
- Dos minerais, podemos citar o cálcio, potássio e magnésio, que controlam a saúde óssea e do sistema nervoso.
- Além de todos esses nutrientes, encontramos alguns compostos bioativos e antioxidantes, que a tornam ainda mais nutritiva e funcional.
Sendo assim, Helouse destaca como as funções principais da berinjela:
- Ação diurética;
- Controle dos níveis de colesterol no sangue;
- Controle da hipertensão;
- Combate do envelhecimento precoce;
- Coadjuvante no tratamento de obesidade por auxiliar a eliminação de gorduras na dieta;
- Ajuda no controle de diabetes, artrite e reumatismo, por reduzir a absorção de glicose e ter efeito anti-inflamatório.
Receitas saborosas com a berinjela
Se você quer incluir a berinjela na sua alimentação vai adorar as receitas abaixo. A primeira delas é uma sugestão da nutricionista funcional Helouse:
Publicidade
1. Antipasto de berinjela
Utilize:
- 2 berinjelas grandes cortadas em tirinhas
- 1 pimentão amarelo cortado em tirinhas
- 1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
- 1 cebola grande
- 3 colheres de sopa de uva passa branca
- 3 colheres de sopa castanha do Pará
- ½ xícara de chá de azeite de oliva
- ½ xícara de vinagre de vinho tinto (opcional)
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Corte as berinjelas com casca, os pimentões amarelos e vermelhos e a cebola.
- Coloque em um escorredor e salgue os legumes. Deixe por 15 minutos.
- Coloque em uma panela: primeiro uma camada de berinjela, depois uma de pimentão amarelo e vermelho e por último a cebola.
- Coloque por cima as passas e as castanhas quebradinhas após uma passada de azeite de oliva.
- Repita as camadas na ordem acima até encher a panela.
- Cozinhe em fogo baixo até ficar com uma cor encaramelada.
- Pode ser servida fria.
- Se necessário, acrescente água para não grudar.
2. Quibe de berinjela
Utilize:
- 1 xíc. (chá) de trigo
- 3 xíc. (chá) de água
- 2 berinjelas grandes
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 cebola média picada
- 1 colher (sopa) de hortelã picada
- 1 colher (sobremesa) de manjericão picado
- ½ colher (chá) de margarina light
- Sal a gosto
- 1 colher (sobremesa) de margarina light para untar
Modo de preparo:
- Coloque o trigo de molho em duas xícaras de água por duas horas. Depois lave e esprema. Reserve.
- Descasque as berinjelas e corte-as em pedaços pequenos e leve ao fogo, até cozinhar, junto com o restante da água e o limão.
- Escorra e deixe esfriar.
- Depois esprema e as berinjelas, para tirar todo o excesso de água e pique-as, com uma faca, em pedaços menores.
- Numa vasilha, misture a berinjela, o trigo, a cebola, a hortelã, o manjericão, a margarina e o sal. Amasse com as mãos.
- Arrume essa massa sobre uma forma refratária untada com a margarina, sem amassar.
- Cubra com papel alumínio.
- Leve ao forno médio para assar por 25 minutos.
- Retire o papel e asse por mais 15 minutos.
Agora você já sabe: não faltam bons motivos para você incluir a berinjela na sua alimentação! Se preferir, consuma a água de berinjela, mas lembre-se que ela não faz milagres… Para ajudar no processo de emagrecimento, deve ser consumida dentro de uma dieta equilibrada. Em caso de dúvidas consulte sempre seu nutricionista.
Tais Romanelli
Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.