6 alimentos que você não deve reaquecer no micro-ondas
Ovos cozidos, frango, arroz, carne processada e até leite materno: será que é seguro reaquecer esses itens no micro-ondas?
A modernidade trouxe contribuições inegáveis à nossa vida prática, e isso inclui muitas facilidades na cozinha. Se antes as pessoas precisavam de muito sal para conservar alimentos, hoje a geladeira não nos deixa na mão, e muitas vezes a comida feita na hora da janta acaba se tornando o almoço do dia seguinte.
Esse reaproveitamento de alimentos é bastante prático, até mesmo porque podemos levar uma marmita prontinha para o trabalho e, assim, deixar de gastar um bom dinheiro na hora do almoço.
A questão que nem sempre nos preocupa é se é saudável reaquecer esses alimentos e se existe uma forma correta de fazer isso – convenhamos: a maioria das pessoas está acostumada a deixar para o forno de micro-ondas essa tarefa de transformar a comida de ontem na refeição quentinha de hoje, não é mesmo?
Infelizmente, ainda que o micro-ondas faça parte dos itens que facilitam a vida das pessoas de hoje, nem todo tipo de alimento deve ser reaquecido nesse tipo de forno, sabia?
Publicidade
Se você tem o costume de usar o micro-ondas com frequência, fique ligada nas informações a seguir e aprenda quais são os tipos de alimentos que devem ser aquecidos de outra maneira:
Relacionadas
1. Ovos cozidos
O problema não está em reaquecer o ovo que foi previamente cozido, mas na forma como fazemos isso.
O forno de micro-ondas tem a capacidade de fazer com que os alimentos fiquem muito quentes, inclusive por dentro, e o perigo em relação ao ovo cozido é que, depois de tirá-lo do reaquecimento, ele pode simplesmente explodir e causar queimaduras sérias. Para garantir sua segurança, corte o ovo ao meio antes de reaquecê-lo.
2. Leite materno
Muitas mulheres drenam seus seios e congelam o leite para que seus bebês já tenham o alimento prontinho, à disposição. O problema de usar o micro-ondas para descongelar e aquecer o leite é, de novo, a temperatura, já que o forno pode acabar aquecendo as regiões da garrafa de maneira desigual, criando pontos quentes capazes de queimar a boca e a garganta do bebê.
Publicidade
Além disso, reaquecer materiais plásticos é uma atividade não recomendada, pelos fatores cancerígenos presentes nesse tipo de material. A recomendação é a de descongelar o leite e reaquecê-lo em banho-maria ou usando a água quente da torneira, se for o caso. Você também pode deixar a garrafinha congelada de molho em um recipiente com água aquecida.
3. Carne processada
Esse tipo de alimento contém substâncias químicas e conservantes, para que durem mais tempo. Ao esquentar carnes processadas no micro-ondas, podemos acabar nos expondo a elementos químicos perigosos, como o colesterol oxidado.
Já foi comprovado que o reaquecimento desse tipo de proteína tem associação com o desenvolvimento de algumas doenças do coração, então é interessante evitar esse processo.
4. Arroz
Eis um item que quase todo mundo já requentou no micro-ondas, certo? Infelizmente, isso pode acabar provocando infecções alimentares, em decorrência de uma bactéria presente nesse tipo de alimento, a Bacillus cereus.
O calor do micro-ondas mata a bactéria, mas ela pode eliminar substâncias tóxicas e muito resistentes ao calor. Quando o arroz sai do micro-ondas e volta a ser exposto à temperatura natural, essas substâncias tóxicas acabam aumentando bastante e podem causar uma grande intoxicação, com a presença de diarreia, náusea e vômitos. O ideal é reaquecer o arroz e depois mantê-lo acima de 60ºC.
5. Frango
É preciso entender que o calor do forno de micro-ondas nem sempre mata bactérias e que alimentos mais suscetíveis a elas devem ser sempre reaquecidos no fogão. O frango, por exemplo, pode estar contaminado com salmonela, e seu preparo deve envolver bastante cuidado: é preciso cozinhar a carne completamente e, na hora de requentar, usar o fogão.
6. Folhas verdes
Se você guardou o que sobrou da sua couve refogada para comer no dia seguinte, prefira requentar esse item no fogão a gás. O micro-ondas transforma os nitratos naturais das folhas verdes, que são ótimos para a saúde, em nutrosaminas, que são substâncias cancerígenas. O mesmo vale para as beterrabas.
Redação
Dos assuntos cotidianos, como moda, beleza e saúde, às causas feministas, estamos juntas em todas as buscas da sua jornada!