40 alimentos saudáveis para perder peso
Saiba quais são os itens que não podem faltar na sua lista de compras e conheça seus benefícios
Uma alimentação variada é sempre a melhor opção quando o objetivo é perder peso de forma saudável. Só assim o corpo recebe todos os nutrientes de que necessita para funcionar bem e ainda queimar as gordurinhas que estão em excesso.
Além de ajudar a emagrecer, os alimentos saudáveis proporcionam uma série de outros benefícios para o organismo.
Estes alimentos são fontes importantes de vitaminas e minerais essenciais, ajudam a baixar o colesterol, previnem doenças do coração, garantem mais disposição e, de quebra, deixam a pele e os cabelos ainda mais bonitos.
Se sua intenção é perder peso e levar uma vida mais saudável, confira abaixo os 40 alimentos que não podem faltar na sua lista de compras e conheça os benefícios de cada um deles.
Publicidade
Lembre-se: uma boa alimentação é sinônimo de mais beleza, saúde e bem-estar!
- Leite desnatado – tem menos gordura e açúcar do que o integral, e é fonte de proteína, cálcio, fósforo e vitamina B.
- Queijos brancos – como cottage e ricota, têm menos gordura e são ricos em fósforo, selênio, cálcio e proteína.
- Iogurtes – são deliciosos e saudáveis. Os desnatados têm pouca gordura, muita proteína e são ricos em cálcio.
- Bananas – têm baixo teor de gordura e colesterol, e são cheias de vitaminas e fibras.
- Laranjas – têm baixa caloria, são livres de gordura e ricas em vitamina C e potássio.
- Maçã – tem baixo teor de sódio e não tem gordura. São uma ótima opção de lanche, saudáveis e fáceis de carregar.
- Morangos – são deliciosos, muito pouco calóricos e ricos em vitaminas, potássio e fibras.
- Melão – é ótimo para quem quer perder peso, pois tem baixo teor de gordura e sódio, diminui o colesterol e é rico em vitaminas.
- Goiaba – é rica em fibras, cobre e potássio. Tem mais gordura e calorias, mas é uma bomba de vitamina C.
- Melancia – ajuda a manter o corpo hidratado e fornece vitaminas A e C.
- Brócolis – além de delicioso, é rico em vitaminas e fibras.
- Cenoura – é um ótimo alimento, pois tem pouquíssimas calorias e gorduras, ajuda a diminuir o colesterol e é rica em vitaminas, ferro e fibras.
- Leguminosas – são pobres em sódio e gordura saturada, ricas em cobre, proteínas e fibras e são ótimas para manter o colesterol baixo.
- Espinafre – é fonte de ferro, e também muito rico em vitaminas, cálcio e cobre. No entanto, tem bastante sódio.
- Abóbora – tem baixo teor de açúcar e muitas vitaminas.
- Batata doce – tem pouco sódio, é uma bomba de vitamina A, rica em fibras e não tem quase nada de gordura e colesterol.
- Tomates – são gostosos, muito versáteis no preparo e ricos em vitaminas e fibras.
- Feijão preto – é riquíssimo em proteína e ferro, e praticamente não tem gordura, colesterol e açúcar.
- Cebola – tem muitas vitaminas e fibras, é livre de gordura e colesterol e tem baixa quantidade de sódio e açúcar.
- Abacate – apesar de rico em calorias, tem gorduras boas. É rico em fibras, proteínas, potássio e pode ser uma excelente alternativa à maionese em sanduíches (preparado como guacamole).
- Couve – é rica em vitaminas e ômega-3 e ajuda a diminuir o colesterol.
- Aipo – tem pouquíssimas calorias, e é ótima fonte de vitaminas e cálcio.
- Repolho – tem muitas fibras e vitaminas, e também é fonte de minerais como cálcio, fósforo e enxofre. Ele também tem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes.
- Algas – como as encontradas em sushis, ajudam a perder peso e limpar o organismo. Não têm colesterol são ricas em vitaminas, ferro e cálcio.
- Pão integral – tem muitas fibras e mantém você saciada por mais tempo, já que é um carboidrato complexo e demora mais para ser digerido. Lembre-se de verificar, no rótulo, se a farinha integral é o ingrediente principal.
- Arroz integral – é muito mais saudável, já que o processo para obter o arroz branco compromete as vitaminas, o manganês, o fósforo e o ferro desse grão.
- Cevada – é excelente fonte de fibras, selênio, fósforo, cobre, manganês e pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2.
- Quinoa – é rica em proteínas, fibras, ferro e cálcio. Muito saudável, é uma ótima alternativa ao arroz nas refeições.
- Carne moída – é fonte de proteína, zinco, ferro, selênio e vitamina, mas também pode ter muita gordura. Na hora de comprar, opte pelas carnes magras.
- Peito de frango sem pele – é saudável e fica ótimo grelhado com legumes.
- Costeletas de peru – são ótimas para comer assadas. Têm baixa gordura e são ricas em proteínas, ferro, zinco, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.
- Costeletas de porco – são mais saudáveis do que as carnes vermelhas. A maior parte da gordura é insaturada, o que ajuda a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas.
- Embutidos magros – como peito de peru e presunto, são muito práticos para adicionar em sanduíches naturais. Procure opções com baixo teor de sódio e gordura.
- Atum enlatado (em água) – é fonte de ômega-3 e ácidos graxos, aumenta o bom colesterol, diminui a pressão arterial e reduz o risco de doenças cardíacas.
- Salmão – é rico em ômega-3, vitaminas, magnésio e proteínas. Uma opção saudável e nutritiva.
- Pipoca light – e de preferência sem sal, é rica em proteínas e fibras e uma boa fonte de grãos integrais, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes.
- Oleaginosas – como amendoim, castanha de caju, nozes e amêndoas, são ricas em calorias, mas também em nutrientes. Têm gorduras boas, magnésio, cobre, proteína, fibras e fitoquímicos antioxidantes. O segredo é consumir com moderação.
- Sementes – como as de abóbora, gergelim e girassol, são tão nutritivas quanto as castanhas. Fonte de proteína, minerais, zinco e outros nutrientes, elas mantêm o coração saudável e o corpo livre de doenças.
- Frutas secas – são versáteis e práticas para transportar. Coma como lanche, adicione a cereais, saladas ou mesmo no arroz para deixar agridoce.
- Barras de cereais – podem ser um bom alimento, mas é preciso tomar cuidado. O ideal é escolher as com mais de 4g de fibra, menos de 150 calorias e menos de 6g de açúcares.