Bem-estar

Almoço saudável: dicas para aproveitar a refeição e 10 receitas nutritivas

iStock

Atualizado em 23.06.22

O almoço é um refeição importantíssima, já que é ele que nos dá energia para funcionar à tarde e no início da noite. Veja dicas para aproveitar ao máximo esse momento e receitas para preparar um almoço saudável e delicioso.

Índice do conteúdo:

5 dicas certeiras para ter um almoço saudável

iStock

É claro que é importante comer alimentos ricos em nutrientes para ter um almoço saudável, mas o que mais você pode fazer para aproveitar bem essa refeição? Confira.

1. Coma um prato de salada antes

As folhas e verduras são ricas em fibras que aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que você coma porções menores dos outros itens, como o arroz e o feijão. As fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino e ainda são aliadas da saúde cardiovascular.

Publicidade

2. Monte um prato colorido

Já ouviu aquela expressão “comer com os olhos”? Nós, humanos, somos seres extremamente visuais e, quanto mais colorido for o prato de comida, mais agradável se torna a refeição. No geral, uma dica interessante é adicionar sempre uma proteína, um vegetal e um carboidrato, prestando atenção às quantidades e à variedade de cores. Deixe de lado aquele prato todo amarelo de macarrão com batata frita, combinado?

3. Evite beber líquidos junto com a comida

Refrigerantes, sucos e até mesmo água podem prejudicar a absorção dos nutrientes da comida. Se você estiver acostumada a beber aquele suquinho junto com o almoço, tente diminuir a quantidade aos poucos até conseguir cortar completamente. O líquido pode servir como uma sobremesa, mas não é indicado seu consumo imediatamente após a refeição.

4. Prefira as frutas na hora da sobremesa

Fruta é sobremesa sim! Tente optar por uma fruta em vez de comer aquele chocolatinho. Ele é irresistível, mas consumi-lo logo após o almoço aumenta muito a quantidade de calorias ingeridas de uma só vez, atrapalhando a digestão. Ao escolher a fruta, preste atenção ao seu valor energético, já que muitas frutas também são altamente calóricas. Veja aqui uma lista de frutas com poucas calorias.

5. Mantenha seu celular bem longe

O ideal é comer sem distrações, como é o caso do celular e da televisão. Quando a atenção da refeição é dividida com outra coisa, a tendência é que você coma mais e não aproveite ao máximo seu prato de comida, deixando de se atentar às texturas e sabores. Coma de forma consciente e com atenção plena a esse momento tão especial que, às vezes, é banalizado.

A alimentação saudável vai além do que comemos, por isso é importante estar atenta ao ambiente em que acontecem as refeições, às distrações e à importância que você dá ao ato de se alimentar e nutrir seu corpo.

10 receitas para um almoço saudável

iStock

Publicidade

Agora, que tal conferir ótimas receitinhas para preparar um almoço delicioso e super nutritivo?

Strogonoff fit de frango: esse strogonoff é tão gostoso que nem parece fit! O segredo que deixa o prato mais saudável é adicionar água quente e milho: esses dois ingredientes vão trazer mais cremosidade ao seu strogonoff. Sirva com arroz integral, fica uma delícia!

Frango com legumes: lembra da dica do prato colorido? Essa receita é um ótimo exemplo disso. Prepare um franguinho refogado com cenoura, vagem, pimentão e milho: é uma opção leve e muito saborosa.

Pimentão recheado: receitinha vapt-vupt para aquele dia em que você está com pressa e precisa preparar um almoço rapidinho. Uma sugestão é rechear o pimentão com uma carne magra, como patinho moído. Prepare uma salada para acompanhar.

Frango ao curry com quinoa: esse é um prato funcional que vai favorecer a queima de gordura da região abdominal. O curry é uma combinação de vários ingredientes e especiarias que aumentam o metabolismo, já a quinoa é rica em proteínas e fibras. Almoço super completo!

Macarrão de abobrinha: quem não ama um espaguete bem suculento? Para um almoço menos calórico, você pode preparar esse macarrão de abobrinha, que é mais leve e imensamente mais saudável. Veja também como fazer um molho de tomate natural cheio de sabor.

Lasanha de berinjela: essa lasanha é low carb, ou seja, tem baixo índice glicêmico. Além de maravilhosa, a receita é econômica e rende bastante, perfeita para preparar naquele almoço de domingo pra família toda. Pode se preparar para receber muitos elogios!

Nhoque de ricota com espinafre: mais uma alternativa para as tão amadas massas. Nhoque sem farinha, mas extremamente gostoso! A lista de ingredientes é bem simples e o nível de dificuldade da receita é baixo: sem desculpas para quem é iniciante na cozinha.

Publicidade

Salada Caesar low carb: nem toda salada é saudável e a Caesar tradicional é um exemplo disso. Na versão low carb, essa salada fica mais leve, mas não perde em sabor. A sugestão é usar a alface americana, já que ela é mais crocante, cumprindo o papel dos croutons da receita tradicional.

Tilápia assada: a tilápia é um peixe muito fácil de encontrar e também é bem saudável. Seu preparo é simples e não exige muito tempo no forno, o que a torna o peixe ideal para aquele almoço fácil e rápido. É um prato pra lá de colorido e cheio de saúde!

Pavê sem açúcar: chegou a hora da sobremesa! Você pode comer um docinho de forma saudável e sem acrescentar açúcar, basta fazer as substituições certas e arrasar na sobremesa. O vídeo ensina a fazer o pavê completo, desde os biscoitos até o creme. Delícia demais!

Viu como é possível nutrir o corpo e a mente com um almoço saudável, mas sem deixar o sabor de lado? Veja também esta lista de receitas low carb para refeições mais leves e funcionais.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comunicóloga, especialista em moda, sagitariana em busca de coisas que me tiram do tédio e apaixonada por comentar looks de red carpet.