Canva
Amizade colorida. Você provavelmente conhece o termo, mas a primeira lembrança que vem a mente é o filme de mesmo nome, com dois amigos que decidem fazer sexo casual e manter a amizade intacta. A história do longa-metragem é divertida, mas será que esse tipo de relacionamento funciona na vida real? A psicóloga Aline Silva explica o assunto.
O que é amizade colorida?
A amizade colorida vai além de um relacionamento comum entre amigos. Segundo Aline, “nessa relação, há uma interação com intimidade física, inclusive pode envolver sexo”. Exatamente como nos filmes “Sem Compromisso” e “A escolha perfeita”, não se trata de um namoro, não há a exigência de fidelidade ou compromisso.
Nas comédias românticas, o casal envolvido em uma amizade colorida estabelece várias regras para evitar conflitos, fato que, de acordo com Aline, é muito importante. Na ficção, geralmente, o relacionamento se transforma em namoro. Entretanto, na vida real, nem sempre isso acontecerá, e você pode continuar com uma boa amizade.
Relacionadas
Quais são os benefícios da amizade colorida?
A amizade colorida não é uma prévia de namoro. Viver essa experiência pode ser muito interessante para você se conhecer melhor, entender seu tesão e libido, fazendo sexo com alguém que já conhece. Aline lista os principais benefícios da amizade colorida:
Publicidade
- Companhia: “a amizade colorida significa ter afinidade e se sentir bem na companhia de um amigo”. Você terá momentos agradáveis com alguém especial sem o compromisso de um relacionamento sério.
- Sem cobranças: você tem mais liberdade. Não precisa dar satisfações se quiser sair com outra pessoa, pois, apesar de serem amigos com benefícios, continuam solteiros.
- Relação sexual sem envolvimento sentimental: “um pode procurar o outro apenas para uma noite de prazer. Assim, o sexo entre amigos proporciona uma experiência nova com a oportunidade de aprender e experimentar algo diferente”.
- Confiança: você trabalhará tanto a autoconfiança como o aprender a confiar no outro, exatamente por estar com alguém com quem já tem uma certa intimidade.
- Intimidade: “essa experiência oferece a possibilidade de satisfazer as necessidades físicas sem a pressão de um compromisso sério. É uma maneira divertida e segura de explorar diferentes aspectos da sexualidade”.
- Sem ciúmes: há menos pressão emocional no envolvimento. Você sabe que a amizade continua mesmo quando vocês não estão na cama.
- Transparência sobre desejos: “pode haver mais sinceridade e honestidade entre ambos, pois há transparência sobre os desejos e limites de cada um”.
- Autodescoberta: você está mais aberta para entender suas necessidades emocionais e sexuais. Também pode se sentir mais confortável para tentar algo novo devido à proximidade já existente.
- Ser quem você é: “você não se sente pressionada em fazer algo apenas para agradar, principalmente durante a relação sexual”.
- Expectativas iguais: não há pressão ou expectativa de evoluir o relacionamento para algo mais sério. Vocês querem continuar com a amizade. Se acontecer algo novo, será naturalmente.
A amizade colorida só é benéfica se você e sua parceria estão na “mesma página”. Nunca aceite manter uma relação sem compromisso se você tem outras expectativas com a pessoa, por exemplo, deseja firmar um namoro ou não se sente confortável com o sexo casual.
Regras para amizade colorida dar certo
Geralmente, a amizade colorida envolve regras importantes para manter a relação democrática e saudável. Nos filmes, um dos primeiros combinados é nunca se apaixonar ou criar sentimentos mais fortes. Fora da ficção, antes de tudo, alinhe as expectativas com sua parceria. Para isso, considere os pontos abaixo:
- Comunicação clara: esclareça suas intenções, desejos e limites. Fale sobre expectativas e ouça o que a parceria espera da amizade colorida.
- Entre em um acordo: sem muito segredo, tanto você quanto a parceria precisam concordar que estão em uma amizade com benefícios.
- Honestidade: “embora não seja um relacionamento sério, os envolvidos devem ser sinceros sobre as suas intenções”.
- Respeito: “é fundamental, principalmente em relação às escolhas e limites”.
- Evite comparações: por mais que exista uma amizade entre você e a parceria, não fique comparando o desempenho sexual ou o aspecto físico. Lembre-se que cada pessoa permite uma experiência diferente e aproveite isso.
- Cuidar com as expectativas: a amizade colorida pode não evoluir para um relacionamento sério, então, preste atenção às expectativas e ao apego emocional. É o famoso “pega, mas não se apega”.
- Use proteção nas relações: não tem nem discussão sobre essa regra! “É importante que a prática do sexo seja segura, com o uso de preservativo durante a relação, mesmo que ambos já se conheçam”.
- Estar preparada para o fim: “esteja ciente que a amizade colorida pode terminar a qualquer momento, ainda mais se a parceria entrar em um relacionamento sério”. Entretanto, a amizade não precisa acabar.
Uma dica extra e interessante para colocar como regra é não dormir na casa de sua parceria após o sexo. Assim, os limites ficarão bem estipulados. Vale lembrar que tudo se resolve com diálogo. Então, converse e defina o que pode e o que não pode na sua amizade colorida.
Vídeos sobre amizade colorida
As comédias românticas são fofas, porém representam apenas uma parcela dos relacionamentos. Você pode até fazer uma maratona de filmes, entretanto também é importante conhecer experiências reais e conferir a opinião de terapeutas sobre o assunto. Confira os vídeos abaixo:
Amizade colorida dá certo?
Fe Cavalari cita regras importantes para a amizade colorida funcionar, ressaltando que esse relacionamento não tem foco em um compromisso sério. Ela comenta que o namoro não está fora de cogitação, porém ele não pode se transformar em um objetivo.
Publicidade
7 regras da amizade colorida
A amizade colorida não é apenas sexo casual, que pode acontecer com uma pessoa desconhecida, muito menos, uma prévia de namoro. Confira sete regras importantes para esse relacionamento dar certo. Há ótimas reflexões.
Amizade colorida dá certo?
Mylla Murta fala sobre as delícias e complicações da amizade colorida. Há vários pontos positivos, uma conexão especial e muito sincera. Entretanto, há uma chance muito grande de você se distanciar da pessoa querida caso os sentimentos tomem rumos diferentes. Assista ao vídeo!
Você imaginava que a amizade colorida pudesse ser tão interessante e, ao mesmo tempo, intrigante? Já viveu uma experiência assim? Mantenha um diálogo sempre aberto e sincero com a sua parceria. A responsabilidade afetiva também é muito importante para todos os envolvidos aproveitarem ao máximo a experiência.
Stephanie Quadros
Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.