A androginia é a mistura de referências e formas de se expressar tidas como femininas e masculinas. Essa mescla de estilos pode causar confusão com outros termos como homossexualidade, pessoas sem gênero, genderfluid e muitos outros. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto, descubra se você se identifica como andrógina e confira belas referências de moda desse estilo. Vem ver!
O que é androginia
A origem da palavra soma andro (homem) e ginia (mulher), indicando a junção das características dos dois sexos. Na mitologia grega, os andróginos eram criaturas que reuniam um corpo masculino e um feminino. Por serem muito poderosos, Zeus os cortou ao meio, transformando a criatura em duas. Após a separação, homens e mulheres passaram a procurar sua metade, e assim eles explicam a atração por sexos opostos.
Porém, a androginia está muito atrelada à identificação e forma de expressão, além de ser um fenômeno cultural. Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, questões e funções tidas como masculinas ou femininas passaram a ser questionadas e a própria mulher começou a quebrar alguns estigmas, com a utilização de peças de roupas, cortes de cabelo e assumindo funções até então masculinas.
Publicidade
Nos anos 70 e 80, a androginia ganhou mais força com os movimentos de contracultura do rock – principalmente o Glam Rock -, que utilizaram muito a mescla de características masculinas e femininas. Alguns dos grandes nomes da época são David Bowie, Iggy Pop e, no Brasil, Ney Matogrosso.
Relacionadas
A androginia pode ser confundida com orientação sexual ou com o gênero não binário, mas ela apenas diz respeito ao interesse por características tanto femininas quanto masculinas, funcionando como forma de expressão e identificação. Assim, você pode ser uma mulher heterossexual, mas se expressar como uma pessoa andrógina, somando características masculinas às femininas.
Experiências com a androginia
Com tantos nomes e categorias para nos enquadrarmos, pode ficar um pouco difícil entender como queremos nos expressar. Veja vídeos com relatos incríveis de pessoas que se descobriram andróginas e entenda se é o seu caso também.
Como é ser andrógino
Nesse vídeo, você vai entender um pouco mais sobre a androginia e outras questões de gênero, além de saber como é, para Cup, ser uma pessoa andrógina e como ele se expressa.
Androginia não tem relação com homossexualidade
Publicidade
Nesse vídeo, Guilherme conta sobre sua experiência enquanto homem heterossexual e andrógino, comentando sobre suas decisões e vivências em locais públicos e privados.
Como se reconhecer andrógino
Henrique nos conta como foi seu processo de descoberta como homem homossexual andrógino e como isso interferiu em sua vida. Ele fala também sobre como foi importante encontrar referências em outras pessoas que eram semelhantes a ele.
A confusão e vontade de se definir pode ser muito grande, mas, buscando referências e estudando sobre o assunto, todas essas pessoas puderam se reconhecer andróginas. O autoconhecimento é sempre a melhor resposta!
Androginia na moda
A moda reflete muito do que acontece no mundo, e não poderia ser diferente com a androginia. Após mulheres, principalmente as sufragistas, começarem a fazer uso de calças, por volta do final do século XIX e início do século XX, Coco Chanel passou a utilizar a peça também, além de criar outros itens inspirados no guarda-roupas masculino.
Mais tarde, nos anos 60 e 70, com influência do movimento hippie, a moda lançou as batas e calças boca de sino que eram usadas por ambos os sexos. Assim como nos anos 80 e 90, em que o look com camiseta, calça jeans e camisa xadrez era usado por homens e mulheres, inspirados pelo Glam Rock e Grunge.
O estilo andrógino sempre aparece em importantes movimentos que vão contra o que é dado como tradicional e correto, sendo utilizado como protesto, além de ser uma forma de expressão muito bacana. A verdade é que é muito divertido poder brincar com os universos masculino e feminino. Os looks ficam muito criativos e cheios de personalidade.
Publicidade
15 looks andróginos para aproveitar o melhor dos dois mundos
Confira looks andróginos megadescolados e se inspire para adotar o estilo andrógino em sua vida. Com certeza, seu visual só tem a ganhar!
1. Os terninhos são uma grande aposta para os looks andróginos
2. Antes tidas como masculinas, as peças de alfaiataria são muito neutras
3. Deixam o look megaestiloso
4. Você pode mesclar elementos masculinos e femininos
5. Fica belíssimo!
6. A bota com a camisa ficou um arraso!
7. Esse modelo de couro deu ainda mais personalidade para o look
8. Os looks andróginos são queridinhos na moda
9. E podem expressar quem você é
10. O street style também tem peças ótimas para os andróginos
11. Não é mesmo?
12. Misturando o melhor do masculino e feminino
13. Só poderia resultar em looks incríveis
14. Assim como a calça marca o look das mulheres, a saia representa muito para os homens
15. E revela o que há de melhor em você!
Para além da identificação com a androginia, você pode se beneficiar desse estilo incrível que une inúmeras tendências e representatividade. Monte já seu look com um lindo suspensório feminino!
Camila Mocki
Comunicóloga pós-graduada em Produção de Moda e Styling. Apaixonada por cultura, moda e todas as formas de expressão. É uma típica sagitariana, otimista e cheia de energia. Ama cozinhar e dar festas de aniversário.