Foto: iStock
A argila vermelha é usada há muito tempo para tratamentos estéticos. Por ter um baixo custo, ser facilmente encontrada e de prática utilização, é uma ótima opção para quem quer realizar cuidados caseiros. Ela é rica em óxido de ferro, cobre e silício, o que faz com que gere diversos benefícios para a pele e cabelo.
É ótima para hidratar, prevenir e tratar o envelhecimento da pele. Além disso, ela também ajuda a reduzir medidas, age como antiestressante, limpa o couro cabeludo e hidrata os fios de cabelo. Como ela acelera o metabolismo local, é capaz de estimular a circulação sanguínea. Por esses motivos, ela é mais indicada para peles sensíveis e mais maduras, mas pode ser usada por qualquer um.
Argila vermelha, para que serve?
A argila vermelha é indicada para hidratar a pele, tratar e evitar linhas de expressão, por isso, é ótima opção para peles mais maduras e até mesmo as mais sensíveis. Ela é uma excelente aliada para uma limpeza completa da pele, pois ajuda a eliminar a oleosidade. Além disso, também ajuda na cicatrização, já que age como secativo.
Usada no corpo, ajuda a reduzir medidas, age como antiestressante e ajuda a estimular a circulação sanguínea. Você pode usá-la tanto na pele, como nos cabelos. Já nos cabelos, ela ajuda no brilho e hidratação dos fios, além de limpar o couro cabeludo.
Publicidade
Ação calmante
Para quem tem pele sensível, é muito vantajoso usar a argila vermelha, já que ela ajuda a acalmar a região em que for usada. Além disso, ela ajuda a suavizar e iluminar a pele se for usada com frequência.
Hidratação da pele
Por ser rica em ferro e cobre, ela ajuda à oxigenação das células, o que faz com que a pele fique hidratada. Esses nutrientes são essenciais para que a pele não fique seca e sem elasticidade, o que faz com que ela envelheça mais rapidamente.
Limpeza da pele
Por manter a pele limpa, a argila vermelha também é uma ótima aliada no combate a oleosidade e até mesmo cravos e espinhas, já que também conta com o poder secativo.
Rejuvenescimento da pele
O colágeno é muito importante para quem quer manter uma pele com uma aparência jovem, já que ajuda a reduzir as linhas de expressão, e sua produção é aumentada com o uso da argila vermelha. Ela também intensifica a renovação celular, o que aumenta a elasticidade.
Redução de medidas
Usando a argila vermelha no corpo com o auxílio de uma faixa, você pode reduzir suas medidas e ainda melhorar o aspecto de celulites que não sejam profundas.
Limpeza e hidratação capilar
O uso da argila vermelha no couro cabeludo faz com que a região fique extremamente limpa e ainda contribui para fios mais hidratados e brilhantes.
A argila vermelha pode ser usada para obter diversos resultados. Como é indicada para todos os tipos de pele e cabelos, é uma ótima alternativa para os cuidados caseiros.
Publicidade
Argila vermelha no cabelo
No cabelo, a argila vermelha ajuda a limpar o couro cabeludo e a hidratar os fios, o que resulta em uma maior luminosidade.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de argila vermelha
- 1 colher de sopa de água
Passo a passo
- Misture os ingredientes;
- Passe a pasta no couro cabeludo;
- Espere agir por 10 minutos;
- Mantenha a argila hidratada;
- Retire com água;
- Higienize o cabelo normalmente.
Com esse passo a passo simples que você viu acima, é possível deixar seu couro cabeludo limpinho e, de quebra, deixar seus fios hidratados e brilhosos.
Argila vermelha no rosto
No rosto, a argila vermelha é usada como máscara facial. O modo de preparo e a aplicação são simples, mas você pode ver o resultado assim que retirar o produto da pele.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de argila vermelha
- 1 colher de sopa de água
Passo a passo
- Limpe a pele do rosto;
- Misture os ingredientes até obter uma pasta;
- Aplique sobre a pele;
- Espere entre 15 e 30 minutos;
- Retire o produto com água.
Mesmo sendo uma alternativa prática, a máscara de argila vermelha garante bons resultados para quem quer deixar a pele mais jovem e hidratada.
Argila vermelha no corpo
Usada no corpo, a argila vermelha é ideal para o tratamento de gordura localizada e celulite. Porém, é preciso cobrir a área de aplicação com uma faixa e que o ambiente esteja aquecido para um melhor resultado.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de argila vermelha
- 1 colher de sopa de água
Passo a passo
- Higienize a área em que a argila será aplicada;
- Misture os ingredientes;
- Aplique na região desejada;
- Enfaixe a área de aplicação;
- Espere agir por 10 minutos;
- Mantenha a argila hidratada;
- Retire com água;
Melhorar o aspecto visual daquelas celulites e gordurinhas indesejadas pode ser uma tarefa feita em casa e que ainda conta com um baixo custo.
Publicidade
Argila vermelha: onde comprar
- Sephora: com uma imensa variedade de produtos de beleza, a Sephora conta com lojas espalhadas pelo mundo todo e está presente no Brasil desde 2010. É possível fazer a compra online ou em lojas físicas.
- Natue: a Natue é uma loja que preza em oferecer produtos e serviços que estimulem uma vida saudável e plena. Além disso, ela também quer empoderar os brasileiros através de informação e opções de escolha.
- É Coisa Bio: a É Coisa Bio promove a beleza consciente ao mesmo tempo que ajuda a preservar a saúde, a vida, a natura e o planeta. Por isso, vende produtos orgânicos, naturais e veganos, que causam o menor impacto ambiental possível.
- Bela Vida Natural: a Bela Vida Natural é uma loja online que vende diversos produtos naturais, entre eles estão diversos tipos de argila, aromatizadores, alimentos, pedras e cristais, além de outros.
- Lohas: na Lohas você pode encontrar produtos naturais, orgânicos e sustentáveis com foco na saúde e na beleza. É possível comprar itens para todas as idades, começando pelos bebês.
- Beleza na Web: com uma grande variedade de produtos e mais de 250 marcas disponíveis, a Beleza na Web é uma loja para quem procura produtos de beleza e cuidados pessoais.
- Beleza 10: produtos relacionados à estética, cabelo, perfumaria, equipamentos e outros são encontrados na Beleza 10.
- Flora Fiora: com um acervo de produtos naturais, a Flora Fiora é uma loja ideal para quem busca itens mais naturais, conscientes e menos industrializados.
- Use Orgânico: com uma valorização pela vida saudável, ética e sustentável, a Use Orgânico vende diversos produtos para quem busca um consumo consciente.
- Arte dos Aromas: com a natureza como fonte de inspiração, a Arte dos Aromas vende produtos orgânicos, naturais e veganos.
Você pode escolher entre comprar a argila vermelha em lojas físicas ou online, sem precisar sair de casa. Além disso, é possível optar por versões em pó ou até mesmo máscaras que já vêm prontas para o uso.
Outros tipos de argila
Não é só a argila vermelha que pode ser usada para tratamentos estéticos, outras cores também apresentam ótimos resultados e podem ser usadas para outras finalidades. Confira abaixo as opções e veja qual se encaixa melhor com o seu perfil.
- Argila preta: essa versão da argila ajuda a controlar a oleosidade e melhorar a circulação sanguínea periférica. Ajuda também a controlar a oleosidade, combater a flacidez e linhas de expressão, controlar a oleosidade, atenuar celulites e estrias, amenizar sintomas da sinusite e rinite, a desintoxicar e ainda tem ação antibacteriana.
- Argila branca: é suave e, por isso, é recomendada para quem tem a pele sensível. Pode ser usada para revitalizar a pele, suavizar cicatrizes, clarear manchas leves, retirar a oleosidade da pele e como esfoliante.
- Argila verde: é recomendada para quem tem a pele oleosa e acneica, pois ajuda a absorver o excesso de sebo na pele. Retira também as toxinas, é antiiflamatória, antisséptica, revitalizante e cicatrizante.
- Argila dourada: por ser rica em silício, a argila dourada é indicada para quem tem a pele mais madura, pois ajuda na produção de colágeno, o que dá uma sensação de pele mais jovem. Além disso, é hidratante e combate a flacidez cutânea.
- Argila rosa: essa opção é uma combinação das argilas branca e vermelha, o que faz com que ela conte com os benefícios de ambas. Por ser delicada, ela é ideal para quem tem a pele sensível. Ela tem ação cicatrizante e ajuda a repor a luminosidade da pele, além de ajudar na hidratação e circulação. Também é aliada da luta contra celulite e gordura localizada.
- Argila marrom: difícil de ser encontrada, a argila marrom ajuda no combate à acne e ajuda o rejuvenescimento da pele. Também estimula a circulação.
- Argila cinza: por ser rica em titânio, a argila cinza é recomendada para quem tem a pele oleosa e com manchas. É uma ótima opção para ser usada como esfoliante, já que ajuda a combater cravos e espinhas. Ela também é um antioxidante natural, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele.
- Argila roxa: por ser rica em magnésio, é ótima para dar um aspecto mais jovem e radiante à pele. Além disso, conta com ação iônica, que é nutritiva e ao mesmo tempo estimulante, o que ajuda na eliminação de toxinas e impurezas.
Como você pode ver, os tipos de argila são variados e apresentam resultados diferentes. Alguns se encaixam melhores em determinados tipos de pele. Agora que você já sabe qual é o melhor para você, basta colocar as mãos na massa.
Cuidados e contraindicações
Conhecendo as propriedades da argila vermelha, você pode usufruir de todos os benefícios do seu uso. Ela pode ser aplicada em todos os tipos de pele, no corpo inteiro e também no cabelo. Porém, é preciso ficar atenta à frequência de uso, que deve ter um intervalo de 72 horas entre as aplicações e tempo de uso, que depende do seu objetivo e necessidade. Em alguns casos, 15 minutos de aplicação já são suficientes. Às vezes, é preciso esperar até 30 minutos. Não é preciso se preocupar com que o produto seja tóxico, pois ele não é.
Agora que você já conhece tudo sobre a argila vermelha, não pode deixar de conferir a nossa matéria sobre argila amarela. Já fica com o spoiler de que esse tipo de argila possui inúmeros benefícios para a sua beleza.
Vanessa Herrmann
Jornalista pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação. Viciada em comida, séries, filmes e música. Apaixonada por livros, sempre compra mais do que consegue ler.