Dicas de Mulher
Se você convive com criança, provavelmente, conhece a fama das assaduras. De uma hora para a outra, ela aparece e deixa a pele toda irritada, causando dor, desconforto e muita choradeira. Nosso alívio é pensar que esse problema fica lá na infância. Porém, não é bem assim. A assadura na virilha é muito comum em adultos, principalmente em mulheres. As dermatologistas Francine Belinetti e Renata Marques esclarecem o assunto.
Conheça a especialista
Francine Belinetti é graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina. Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (CRM 30732 - RQE 20352). Atua, principalmente, no atendimento clínico, com enfoque em doenças dermatológicas e pequenas cirurgias.O que causa assadura na virilha?
Renata explica que “a assadura na virilha indica uma dermatite friccional“. Ela ocorre devido ao atrito repetitivo entre agentes externos e a pele, provocando lesões. Essa região íntima fica em constante contato com as roupas, sem espaço para respirar, por isso está exposta às principais causas das assaduras:
- Excesso de umidade na região: após urinar, praticar exercício físico, tomar banho ou nadar, é preciso secar muito bem a virilha. A umidade favorece o surgimento da assadura, principalmente se houver muitos pelos na região.
- Roupas íntimas inadequadas: não adianta usar uma lingerie bonita se ela não oferece conforto e respirabilidade. Muitos materiais sintéticos retêm umidade, aumentando as chances de assaduras e proliferação de fungos.
- Atrito constante da pele: uma causa muito frequente entre as pessoas atletas, pois a virilha entra em contato repetitivo com outras partes do corpo, desgastando a camada superficial da pele.
- Sudorese aumentada: pessoas com sudorese excessiva (a pele está sempre molhada e enrugada), principalmente se for focal na virilha, têm mais propensão a enfrentar assaduras na região.
- Depilação: após depilar a região da virilha, a pele fica ainda mais sensível, consequentemente está suscetível às assaduras. Tanto a lâmina quanto a cera e outros métodos causam irritações.
- Absorventes e fraldas adultas: assim como nos bebês, o uso de fraldas adultas ou absorventes favorecem o acúmulo de umidade na região, causando assaduras. Nos dias de calor excessivo, a troca pede ainda mais atenção.
Na verdade, calor e assadura andam de mãozinhas dadas. Nesses dias, esteja muito atenta a sua higiene íntima. Para Renata, ao perceber a pele irritada, “é fundamental aplicar pomada de proteção à base de petrolato, óxido de zinco ou lanolina”.
Sintomas da assadura na virilha em adultos
Quanto mais rápido você perceber os sintomas das dermatites, independentemente da região corporal, mais fácil será a prevenção e o tratamento. Pessoas acamadas, com dificuldade de locomoção ou com sobrepeso precisam de um cuidado ainda maior. Observe os sinais:
- Ardência
- Coceira
- Sensação de queimação
- Vermelhidão
- Dor local
- Feridas
Em casos graves, o atrito constante da pele e o acúmulo de umidade favorecem o quadro de intertrigo – uma infecção causada pelo mesmo fungo da candidíase. Cuidado para não confundir com a assadura! Na presença de mau cheiro, secreção amarelada e fissuras na pele, procure ajuda médica.
Publicidade
Diferença entre assadura e micose
Franciane alerta que, “muitas vezes, a pessoa acredita que só tem uma assadura na região, mas, na verdade, há outros fatores que vieram depois devido ao atrito da pele, como as micoses”. A assadura é causada por um fator externo, se cuidada corretamente, tende a sumir após três dias.
Já a micose, assim como o intertrigo, é uma infecção provocada por fungos. A irritação na pele e a coceira não passam com pomadas para a assadura. Há presença de pus no local, as lesões crescem e se espelham. Procure ajuda médica.
Relacionadas
Como tratar a assadura na virilha?
Na maioria dos casos, o tratamento para assadura na virilha é simples, facilmente realizado em casa. Confira as dicas da dermatologista Franciane:
- Manter a pele seca e ventilada: lave muito bem a região com sabonete neutro. Seque com uma toalha limpa, sem deixar resíduos de umidade nas dobrinhas.
- Use talco: o talco ajuda a manter a virilha seca por mais tempo. Também atua no alívio do desconforto causado pela assadura. Pode ser tanto o talco em pó quanto o líquido.
- Passe cremes com óxido de zinco: a famosa pomada de bebê, Bepantol, também é recomendada para adultas. Tanto ela quanto outros cremes com óxido de zinco reforçam a barreira protetora da pele.
- Use roupas íntimas de algodão: elas deixam a região mais ventilada, minimizando o acúmulo de umidade. Nos dias quentes e após praticar atividade física, não demore muito tempo para trocar de roupa.
- Evite produtos agressivos: sabonetes e loções perfumadas, muitas vezes, contém substâncias agressivas, que irritam ainda mais a pele já sensível. Então, evite.
Talvez a dica mais importante de todas: seja paciente! Não force seu corpo. Passe pomada, fique de repouso e evite atividades físicas. A pele precisa de tempo para se recuperar.
Publicidade
Como evitar assadura na virilha?
Para ambas as dermatologistas, o mais importante é manter a pele limpa e seca, além de usar pomadas de proteção. As profissionais também indicam:
- Hidratar a pele: antes de fazer atividades físicas e sempre que a pele estiver ressecada, use cremes de hidratação.
- Cuidado na hora de depilar: sempre que depilar a virilha, lembre-se de hidratar a pele posteriormente. Se usar lâmina, tome cuidado para não cortar a região.
- Escolher roupas íntimas leves: tecido de algodão é a melhor opção, pois facilita a ventilação. Evite tecidos sintéticos, ainda mais no verão.
- Limpar a região com sabão neutro e água morna: hábitos de higiene inadequados contribuem para o aparecimento de assaduras. Por isso o ideal é limpar bem a virilha e dar preferência para sabão neutro durante o banho.
Além da assadura ser desagradável e doer, com o tempo, o atrito constante da pele se transforma em manchas escuras. Por isso, é importante prevenir. Há diversas possibilidades de clareamento íntimo, com cremes, laser, esfoliantes etc. Leia sobre o assunto e consulte uma dermatologista!
Stephanie Quadros
Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.