Dicas de Mulher
Chegar ao fim do dia com a pele intacta e o rosto sequinho é o grande objetivo de quem tem a pele oleosa. Mas como escolher dentre centenas de produtos com diferentes funções, preços e promessas mirabolantes? O Dicas de Mulher reuniu 8 bases para pele oleosa que são campeãs aos olhos do público. Confira!
Conheça as melhores bases para pele oleosa
Baseando-nos em reviews, resenhas e avaliações de consumidoras online, elencamos as 8 melhores bases para pele oleosa disponíveis no mercado nacional. A seguir, você conhece cada uma e suas principais características.
- Tonalidades: 12 tons
- Finalização: matte
- Cobertura: média
- Proteção solar: não possui
- Textura: líquida
- Quantidade: 26ml
- Durabilidade: 8h
Base Quem disse, Berenice? Supermate
- Tonalidades: 27 tons
- Finalização: ultra matte
- Cobertura: média
- Proteção solar: não possui
- Textura: líquida
- Quantidade: 30ml
- Durabilidade: 8h
- Tonalidades: 28 tons
- Finalização: matte
- Cobertura: média
- Proteção solar: 20 FPS
- Textura: líquida
- Quantidade: 30ml
- Durabilidade: 12h
Base Revlon Colorstay Oily Skin
- Tonalidades: 43 tons
- Finalização: matte
- Cobertura: média
- Proteção solar: 15 FPS
- Textura: cremosa
- Quantidade: 30ml
- Durabilidade: 24h
Base Maybelline NY Fit Me Matte
- Tonalidades: 15 tons
- Finalização: natural
- Cobertura: média
- Proteção solar: 20 FPS
- Textura: líquida
- Quantidade: 30ml
- Durabilidade: 16h
Base Tracta Matte Alta Cobertura
- Tonalidades: 10 tons
- Finalização: matte
- Cobertura: altíssima
- Proteção solar: não possui
- Textura: cremosa
- Quantidade: 40ml
- Durabilidade: 8h
- Tonalidades: 18 tons
- Finalização: semi matte
- Cobertura: alta
- Proteção solar: não possui
- Textura: cremosa
- Quantidade: 30ml
- Durabilidade: 8h
Base Eudora Glam Compacta em Pó
- Tonalidades: 6 tons.
- Finalização: matte
- Cobertura: leve
- Proteção solar: 90 FPS
- Textura: pó
- Quantidade: 7g
- Durabilidade: 4h
Como escolher base para pele oleosa?
Para além do tom, existem algumas especificações de cada produto que precisam ser consideradas na hora da escolha, conheça quais são:
- Nível de cobertura: aqui, tudo depende da sua preferência. Uma base de alta cobertura cobre todas as suas manchinhas, mas também deixa a pele com aspecto menos natural. Já os produtos de cobertura leve, podem ser mais fluidos e fáceis de aplicar, mas menos eficazes na cobertura de manchas. Considere também o seu objetivo, se o que procura é uma base para o dia a dia, aposte nas fórmulas de cobertura leve a média.
- Tipo da pele: para além das peles secas e oleosas, existem outras variações que precisam de cuidados especiais. As mulheres de peles maduras, por exemplo, devem evitar bases muito secas e extra-mattificadas, elas tendem a evidenciar as rugas e se acumularem nas linhas finas. Quem tem a pele sensível deve escolher a bases ou bb creams mais fluidos e com menos ingredientes na composição, de preferência os que tenham proteção solar.
- Não-comedogênico e Oil-Free: esses termos complicados costumam aparecer nas embalagens de produtos para pele oleosa. ‘Não-comedogênico’ é o produto que não se acumula nos poros, portanto, não contribui para o surgimento de cravos e espinhas. ‘Oil-free‘ significa “livre de óleos”, ou seja, sem óleos na composição. Aposte em produtos com essas características para evitar a oleosidade!
- Finalização: se você tem a pele oleosa e gosta de uma finalização com mais brilho, tudo bem. Não existem regras na maquiagem! Dito isso, o efeito matte costuma ter um acabamento mais bonito em peles oleosas, além de fixar melhor outras maquiagens, como blushes e iluminadores.
- Textura: formulações muito cremosas tendem a ter coberturas mais altas, e as mais líquidas costumam ser mais leves (mas isso não é uma regra). É mais indicado que pessoas de pele oleosa apostem em formulações fluidas ou em pó, para evitar o acúmulo de produto nos poros. Combinadas com a oleosidade natural da pele, as fórmulas mais densas costumam pesar e envelhecer a textura da pele.
Anotou as dicas? Sempre que puder, faça o teste do produto na pele antes da compra, ou procure resenhas de especialistas sobre o produto desejado.
Relacionadas
O que passar na pele antes da base?
Para manter a pele sequinha durante todo o dia, não adianta só escolher a base perfeita. Confira o passo a passo ideal antes da make.
- Produtos de limpeza: para evitar que a pele fique brilhosa ao longo do dia, o primeiro e mais importante passo é lavar o rosto com um sabonete para pele oleosa e remover quaisquer resíduos. É indicado também usar um esfoliante no rosto pelo menos 1 vez na semana.
- Tônicos e séruns: de maneira alguma são produtos obrigatórios na sua skincare diária para pele oleosa, mas há quem goste de um tratamento extra. Produtos para tratamento, como de acnes e manchas, devem entrar aqui, antes da hidratação.
- Hidratante: sim, sua pele oleosa precisa de hidratação! Opte por hidratantes sequinhos e leves. Esse passo é fundamental para evitar que a maquiagem craquele, principalmente na área dos olhos.
- Protetor solar: se a sua base não oferece proteção solar, essa é a hora de aplicar seu filtro. Certifique-se de cobrir todo o rosto e pescoço, e de reaplicar durante o dia.
- Primer: não é um passo obrigatório, mas o primer ajuda a diminuir a textura da pele, disfarçando as linhas finas e poros. Lembre-se de optar por produtos específicos para pele oleosa!
- Corretivo: se você costuma usar corretivo, o ideal é aplicá-lo antes da base. Concentre a aplicação nas olheiras e use pouco produto, a camada precisa ser fina para evitar acúmulo de produto nas linhas finas.
Agora que você já sabe quais as melhores opções, escolha a que mais atende às suas necessidades e desfrute de uma pele sequinha e sem brilho no fim do dia! Ah, e como a hidratação também faz parte do processo, confira aqui 10 opções de hidratantes de para pele oleosa e fique linda com ou sem make!
Alice Loureiro
Comunicóloga. Editora e redatora do Dicas de Mulher.