iStock
Que tal descobrir os benefícios do caqui? Essa fruta é bastante energética e uma excelente alternativa para você incluir na sua alimentação, principalmente aliando à rotina de exercícios. Confira, a seguir, tudo sobre ela, além de receitinhas e dicas!
10 benefícios do caqui que contribuem para uma alimentação saudável
Consultamos a nutricionista Mariana Ferrari (CRN: 19521), da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que apontou os quatro principais tipos de caqui: fuyu, caracterizado por ser maior e mais firme, rama forte cuja textura é mais gelatinosa; chocolate, que é firme e crocante; e o taubaté, que é grande e tema sabor mais adstringente. Veja, na sequência, os benefícios do caqui!
- Ajuda a repor energia: é uma fruta rica em carboidratos, pois uma unidade pequena, ou 2/3 de um caqui grande, fornece cerca de 71 calorias e 19 gramas de carboidratos, tornando-se bastante energética. Por isso, é uma boa opção para reposição de energia após atividades físicas ou para aumento do consumo calórico.
- Boa quantidade de fibras: essas fibras auxiliam no funcionamento intestinal, trazendo saciedade e reduzindo a absorção de gorduras no intestino.
- Ótima opção de sobremesa nutritiva: de paladar adocicado, é uma opção de sobremesa natural.
- Alimento leve e de fácil digestão: por conter poucas gorduras e proteínas.
- Interessante para gestantes e lactentes: pelo potencial energético e nutritivo.
- Possui vitamina C: propriedade importante para a cicatrização e integridade da pele, com efeito antioxidante e ação que contribui para a imunidade.
- Auxilia nos processos de visão: por conta dos carotenoides presentes no caqui.
- Ajuda a proteger o organismo: também por conta dos carotenoides que, mais do que serem responsáveis pela cor característica da fruta, trazem outros benefícios.
- Colabora na prevenção de doenças crônicas: mais um benefício derivado dos carotenoides.
- Possui propriedades essenciais para o organismo: devido à presença de cálcio, magnésio, zinco e micronutrientes.
Como se vê, o caqui é uma fruta para você incluir no seu dia a dia, seja para fornecer energia e nutrientes ou para substituir um doce em uma sobremesa, por exemplo. A seguir, veja a melhor forma de consumir para ter os benefícios do caqui:
Como consumir o caqui e o que prestar atenção
De acordo com Mariana Ferrari, o caqui deve ser consumido preferencialmente in natura. Ele tem uma safra curta, sua época é de março a meados de junho. Além disso, na hora de escolher as frutas, verduras e legumes, fique de olho na sazonalidade desses alimentos, pois isso contribui para uma alimentação completa e variada.
Publicidade
Relacionadas
“O seu consumo, como de todas as frutas, está ligado a hábitos de vida saudáveis, prevenção de doenças crônicas como obesidade, doenças cardiovasculares e manutenção do peso adequado”, aponta a nutricionista.
No entanto, ela esclarece que, pelo teor de açúcares, o caqui pode trazer aumento da glicemia. Assim, o consumo deve ser moderado, principalmente para diabéticos. Pensando nesse grupo, uma alternativa para incluí-lo na alimentação e ter os benefícios do caqui, é associá-lo a outras fontes de fibras, como castanhas, chia, linhaça, gergelim ou como sobremesa após uma refeição de poucos carboidratos e rica em fibras.
7 receitas com caqui para aproveitar a safra dessa fruta
Além do caqui in natura, separamos algumas receitas para você saborear e aproveitar muito a safra dessa fruta repleta de sabor. Confira:
1. Suco de caqui
Opção refrescante, que você faz rapidinho no liquidificador, adicionando quatro caquis, água e bastante gelo. A vantagem de ser uma fruta adocicada é que você nem precisa adicionar açúcar para deixar o suco delicioso!
2. Smoothie de caqui
Publicidade
Smoothie para fazer a qualquer hora do dia! Você vai precisar de três caquis maduros, uma maçã, 100 ml de leite de coco, ou água de coco, e uma xícara de gelo. Experimente!
3. Licor de caqui
Agora uma opção para momentos especiais, que é o licor de caqui feito diretamente da fruta. É muito fácil de fazer: adicione alguma bebida como cachaça, vodka, ou rum, e açúcar.
4. Geleia de caqui
Aprenda a fazer a geleia de caqui que, além de ter uma coloração linda, fica muito gostosa, e é perfeita para comer com uma torradinha ou para servir como recheio.
5. Pudim de caqui
Pudim de caqui de travessa, que é superfácil de fazer e não vai ao forno. Além disso, tem uma calda caramelizada brilhante e apetitosa.
6. Bolo de caqui
Publicidade
Um bolo com decoração rústica e sabor impressionante! Ótimo para acompanhar um chá, pois leva especiarias, como noz-moscada, cravo, canela e gengibre.
7. Doce de caqui fit
Docinho fit que fica com uma consistência de geleia e pedaços de caqui. É muito prático e uma alternativa quando bate aquela vontade de doce.
Lembre-se de que, apesar do caqui ser muito benéfico, você deve prezar pelos alimentos orgânicos, por serem livres de agrotóxicos. Para saber mais sobre, acompanhe a matéria que traz diversas dicas e instruções para quando você for escolher frutas, legumes e verduras para comprar.
Isla Ramos
Moldada pelo universo das palavras e construindo em cada con(texto).