Neste Dia do Sexo, psicóloga e sexóloga explica que os benefícios vão além do prazer, proporcionando bem-estar físico e mental
Na história do corpo e da sexualidade, o sexo já foi visto como atividade restrita à reprodução e até como algo errado, por questões culturais e religiosas. Hoje sabemos que ele é uma importante fonte de prazer e saúde. Por isso, conversamos com a psicóloga e sexóloga Keila Oliveira para elencar os principais benefícios do sexo. Confira e se jogue!
1. Traz mais disposição
O orgasmo libera dopamina, que é um neurotransmissor envolvido no processo de controle motor, bem-estar, humor e algumas funções endócrinas. Quanta coisa!
2. Reduz o estresse
Fazer sexo após um dia conturbado alivia as tensões e melhora a ansiedade. Mas, Keila alerta: isso vale para quem está a fim do ato e sente prazer em uma relação de troca, porque fazer sexo só para cumprir tabela ou para garantir seus benefícios pode até causar o efeito contrário e ser uma atividade estressante.
3. Faz bem para o sistema cardiovascular
A relação sexual aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial por um período de tempo. Por isso, se feita com certa frequência, proporciona benefícios inegáveis à saúde da mulher!
4. Melhora a vida em casal
A ocitocina produzida nos orgasmos é conhecida como “hormônio do amor”, porque tem o efeito de conectar e aproximar pessoas, tornando as relações mais prazerosas. Quem nunca sentiu vontade de ficar agarradinho após o sexo?
Relacionadas
5. Beneficia a imunidade
Pessoas que transam com mais frequência produzem imunoglobulina, um anticorpo que melhora o desempenho do sistema imunológico contra agentes agressores. Nada como cuidar da saúde de forma tão gostosa, né?
6. Atua na autoestima
Em uma relação de parceria e troca incrível, é inevitável se sentir linda e desejada, né? “Freud já dizia no início do século passado, amar e ser amado melhora a autoestima e o sexo é uma forma de dar e receber amor fantástica!”, comenta Keila.
7. Cuida do seu corpo
A relação sexual estimula músculos e os batimentos cardíacos, assim como em uma atividade física. Existe exercício mais prazeroso que o sexo?
8. Melhora o sono
Um dos benefícios do sexo é sua atuação no sono. Afinal, nada como uma boa noite de sono depois da relação, não é?
9. Alivia a dor
A endorfina é um neurotransmissor conhecido no universo das atividades físicas. Ela causa sensação de prazer e é um analgésico poderoso. E o melhor: é liberada no orgasmo!
10. Melhora o humor
A endorfina também está atrelada ao bom humor, já que promove a sensação de bem-estar. Está esperando o que para colocar um sorriso nesse rosto?
11. Beneficia a memória
Estudos apontam que a dopamina, hormônio liberado após o orgasmo, atua na melhora da memória de longo prazo.
12. Atua na saúde mental
Sexo tem tudo a ver com qualidade de vida! Por isso, cuidar da sua vida sexual é também cuidar da sua saúde mental e física.
13. Faz bem para a pele
O responsável dessa vez é o estrogênio, aquele mesmo do anticoncepcional. Keila afirma que ele aumenta o brilho da pele e dos cabelos, diminuindo o ressecamento. Os benefícios do sexo vão muito além do que podemos imaginar, né?
14. Ah, o prazer!
Não podemos nos esquecer dele, não é? Estamos sempre buscando por experiências prazerosas, por isso não devemos deixar a vida sexual de lado: afinal, sexo é prazer!
15. Alivia a TPM e cólicas
A tensão pré-menstrual pode ser aliviada com alguns hormônios liberados no sexo, que aliviam, também, cólicas e dores.
Keila aponta: “sexo, como qualquer coisa na vida, só é prazeroso quando não nos traz problemas, quando é consensual e quando estamos com vontade”. Por isso, não tenha medo de se beneficiar e sentir muito prazer. Para apimentar a relação, confira tudo sobre zonas erógenas e aproveite!
Fernanda Mocki Colombo
Acadêmica de psicologia apaixonada por todas as formas de se expressar.