Foto: Thinkstock
Se você já se deparou no supermercado com bandejas contendo uma frutinha pequena e arroxeada chamada mirtilo, talvez depois de ler este artigo ela ganhe espaço no seu carrinho de compras. Muito apreciada na Europa e nos países da América do Norte, esta fruta riquíssima em nutrientes – também chamada de blueberry – tem conquistado cada vez mais consumidores no Brasil, como sinônimo de saúde e sofisticação.
O mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas, o que lhe garantiu o título de fruta da longevidade. Tanto a casca quanto a polpa da fruta contêm nutrientes capazes de combater os radicais livres, reduzir o colesterol, melhorar a saúde dos olhos e outros inúmeros benefícios para a saúde em geral.
E consumir mirtilo ajuda a saúde sem engordar: cada 100 gramas têm só 32 calorias! É ou não uma fruta do bem?
Benefícios do blueberry para a saúde
O mirtilo não é apenas uma fruta saborosa. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos.
Estes pigmentos são substâncias de alto poder antioxidante que trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.
Publicidade
Abaixo, mais alguns benefícios comprovados do mirtilo para a saúde:
- Combate o envelhecimento precoce – Os antioxidantes são essenciais para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças;
- Ação anti-inflamatória e proteção celular – Um estudo publicado no Journal of Nutrition em 2009 sugere que o mirtilo tem ação de proteção celular e anti-inflamatória, conferindo benefícios ao metabolismo no combate às doenças associadas à obesidade;
- Ação anticâncer – O mirtilo contêm ainda ácido elágico e polifenóis. Esses componentes estimulam os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas;
- Saúde Cardiovascular – Pesquisas indicam que o consumo regular de mirtilos pode diminuir o risco de ataques cardíacos em mulheres;
- Regulação da glicemia – O mirtilo tem baixo índice glicêmico, contribuindo na regulação da glicemia (açúcar do sangue). É uma excelente alternativa para pessoas que apresentam diabetes ou com intolerância à glicose;
- Bom para memória e Coordenação Motora – O mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer, e por ação do envelhecimento;
- Visão – Diversos estudos documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com a melhora da visão noturna e redução da “vista cansada”. Isto torna a fruta uma excelente indicação para aqueles passam muito tempo em frente ao computador.
Como incluir o mirtilo no cardápio
Se depois de ler sobre os benefícios desta fruta dos deuses você ficou tentando a incluí-la no cardápio, há várias maneiras de fazer isso. Em sua forma in natura, o blueberry pode ser adicionado à salada de frutas, sucos ou misturada aos iogurtes, sugere Mauro Lisboa, empresário e proprietário da Casa do Mirtilo.
A época dos mirtilos é no verão, mas durante o resto do ano também é possível encontrá-los na forma congelada. Mauro Lisboa explica que o congelamento preserva até 85% das vitaminas e propriedades nutricionais dessa fruta, quando comparada à forma in natura. “O mirtilo congelado pode ser consumido como sucos batidos com água ou outro suco, batido com iogurte (o verdadeiro yogo-berry), e várias outras combinações na alta gastronomia, como tortas, caldas e coberturas para doces e salgados”, sugere o empresário.
Que tal preparar uma geleia de mirtilos? O vídeo abaixo explica como é fácil, rápido e delicioso.
Vale lembrar que o blueberry possui um sabor agridoce e pode ser empregado tanto em pratos doces como salgados. Suas folhas podem ser consumidas na forma de salada ou chá.
Na hora de comprar mirtilos frescos, eles devem estar firmes ao toque, com a pele seca e com um brilho prateado. Evite frutas muito moles, enrugadas ou com sinais de mofo. Mantenha-os refrigerados e lave-os somente imediatamente antes de comer.
Publicidade