Aprenda um truque com borra de café para tratar celulite
Se você se incomoda com os furinhos que dão aquele aspecto de casca de laranja à sua coxa, experimente este truque caseiro
Se você é amante do café e não consegue começar seu dia antes de tomar uma boa xícara, você vai adorar saber que os grãos também podem deixar você mais bonita.
Além de aumentar a expectativa de vida quando tomado, o café, ao ser aplicado na pele, pode ajudar a diminuir a celulite! E o melhor: esse truque usa a borra do café, então você não desperdiça nada.
O segredo dessa dica está na cafeína, a substância que nos deixa mais ativas quando bebida e que tem o poder de estimular a circulação quando é aplicada na pele.
Em consequência, ocorre um aumento no fluxo sanguíneo e no aporte de oxigênio, carregando mais nutrientes para as regiões onde você aplicou a borra de café e proporcionando uma maior taxa de eliminação das toxinas.
Publicidade
O resultado, como você pode imaginar, é a redução daquela aparência toda furadinha, típica das áreas com celulite. Ficou curiosa? Então vamos ao truque!
Relacionadas
Como fazer um esfoliante de borra de café
Existem várias receitas possíveis para fazer um esfoliante de borra de café para combater a celulite. Para este truque, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- ½ xícara de borra de café
- ½ xícara de açúcar refinado
- 1 colher de chá de óleo de coco
Para preparar a receita, você deve misturar a borra de café com o açúcar até ficar bem homogêneo. Derreta o óleo de coco no micro-ondas e acrescente à mistura. Se você não tiver óleo de coco, você pode usar azeite de oliva ou mesmo um óleo de banho. Misture bem e guarde em um frasco para usar no banho.
Você pode aplicar essa receita de duas a três vezes por semana, fazendo uma massagem nas regiões afetadas pela celulite. Enxágue bem, lave normalmente e aplique seu hidratante de costume.
O que é a celulite
A celulite pode ser encontrada em qualquer área do corpo que apresente tecido adiposo subcutâneo, embora ela seja mais comum em regiões como as coxas e as nádegas.
A celulite afeta de 85% a 98% das mulheres de todas as etnias que já passaram pela adolescência. Embora essa condição não esteja associada a nenhum risco de saúde, ela é considerada um problema estético importante para milhões de mulheres.
Existem vários aspectos que contribuem para o surgimento da celulite, como a predisposição genética, fatores hormonais, o tipo de alimentação e o sedentarismo.
A cafeína funciona mesmo?
De acordo com um estudo feito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a cafeína realmente pode dar uma mãozinha no tratamento da celulite. A pesquisa foi realizada em 2006 com 134 mulheres entre 20 a 39 anos com o objetivo de avaliar a eficácia de uma solução de cafeína a 7% para tratar a celulite.
Para isso, as participantes do estudo deveriam aplicar a solução de cafeína em apenas umas das pernas (coxa e quadril) para que fosse possível compará-la com a outra perna no final da pesquisa. O produto deveria ser aplicado duas vezes por dia, de manhã e à noite.
A pesquisa levou em consideração parâmetros microcirculatórios como a concentração e o diâmetro dos vasos capilares, além de parâmetros clínicos como medidas das coxas e quadris.
Ao final do estudo, os pesquisadores perceberam que houve pouca mudança nos parâmetros microcirculatórios, sugerindo que o período da pesquisa (30 dias) talvez não seja suficiente para que a solução de cafeína a 7% surta efeito.
Publicidade
Apesar disso, o estudo também observou que mais de 80% das mulheres apresentaram uma redução bastante significativa na circunferência da coxa tratada com o produto. Em média, houve uma diminuição de 2,1 cm na parte de cima da coxa e 1,7 cm na parte de baixo. Além disso, 68% das pacientes também apresentaram uma redução na circunferência do quadril.
Dessa forma, embora a microcirculação não tenha apresentado alterações significativas, as pacientes observaram uma melhora no aspecto da celulite por causa da redução das medidas e da diminuição do inchaço causado pelo acúmulo de líquidos no tecido intersticial.
Oba! Então o truque da borra de café faz efeito?
A resposta é: mais ou menos. Para entender o motivo disso, é preciso considerar que o estudo que demonstrou a eficácia da cafeína utilizou uma solução de cafeína a 7%, com moléculas capazes de penetrar na pele humana.
Quando aplicamos a borra de café, a concentração de cafeína é bem menor do que isso, em torno de 0,1%, e as moléculas não estão livres para serem absorvidas. Dessa forma, a cafeína presente na borra de café não seria assim tão eficiente.
Mas você ainda não precisa desanimar: mesmo que a cafeína não consiga penetrar na sua pele, só o fato de você fazer uma esfoliação já ajuda a ativar a circulação e a remover as células mortas. Além disso, o óleo aplicado no local proporciona uma excelente hidratação, e tudo isso somado é capaz de melhorar o aspecto da sua pele. Vale a pena tentar.
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.