Canva
Embora o Dia das Bruxas não seja tão tradicional no Brasil, é uma data que pode ser bem animada para quem tem crianças em casa – seja com fantasias de Halloween, um bom filme de terror ou outras atividades. Confira abaixo uma lista com diferentes brincadeiras de Halloween para deixar o dia 31 de outubro – ou quando você preferir! – ainda mais divertido.
10 brincadeiras de Halloween para fazer em casa
Utilizando materiais simples, é possível fazer brincadeiras bem interessantes, que estimulam a criatividade e até mesmo os sentidos dos pequenos. Escolha a sua favorita e divirta-se!
1. Fantasmas artísticos
Que tal combinar alguns materiais escolares com outros itens diferentes que você tem em casa? A ideia dessa brincadeira é confeccionar desenhos de figuras que tenham a ver com o Dia das Bruxas, como fantasmas, abóboras e morcegos. Baixe moldes da internet, desenhe em papelão e deixe que a criançada solte a imaginação. Vale criar texturas com arroz, areia, pedrinhas, macarrão ou o que você tiver à disposição.
2. Enrolando a múmia
Essa brincadeira envolve velocidade e precisará de rolos de papel higiênico – um para cada dupla. A ideia é que um parceiro enrole o outro no papel higiênico, formando uma múmia. A dupla que finalizar o papel higiênico primeiro é a grande campeã. A criançada adora essa bagunça. Vale comprar rolos baratinhos para usar na brincadeira sem comprometer o orçamento da casa.
Publicidade
3. Pilha de latas
Aqui a brincadeira é dois em um: primeiro você recicla latinhas que já tem em casa, depois faz uma pilha para que os pequenos derrubem com bolinhas. Você pode decorar as latas com papel ou fazer pinturas utilizando spray ou tinta PVA. Os pequenos podem participar durante todo o processo – e, de quebra, já aprendem a importância de reaproveitar objetos que normalmente iriam para o lixo.
Relacionadas
4. Doce caçada
Lembra aquelas brincadeiras de “tá quente” e “tá frio”? A proposta aqui é você esconder algumas guloseimas em casa e ir guiando a criança enquanto ela procura. Quanto mais perto estiver do lugar escondido, mais “quente” estará. Fica legal colocar os doces dentro de um pequeno caldeirão, para deixar a atividade ainda mais temática.
5. Caixa sensorial
Brincadeira que ajuda a estimular os sentidos: que tal fazer uma caixa sensorial dentro do tema de Halloween? Em uma caixa de papelão, faça um mix com itens variados: de grãos de feijão e pedrinhas até folhas secas e brinquedinhos – tudo dentro da temática assustadora, priorizando cores como laranja, roxo e preto. Importante: fique vigiando a brincadeira se as crianças forem pequenas, já que elas podem acabar levando os materiais à boca.
6. Caindo na teia
Utilizando fita crepe, crie uma teia de aranhas no batente de uma porta, cruzando a fita de um lado para o outro. Não tem certo ou errado, a proposta é criar uma teia grudenta. Depois de pronta, o desafio para os pequenos é acertar objetos na teia, como bolinhas de algodão ou de jornal, bolinhas ou brinquedos em miniatura. Pode ser feita uma competição de quem acerta mais objetos na teia.
Publicidade
7. Rolinhos assustadores
Mais uma sugestão de atividade para reaproveitar objetos que você já tem em casa: rolinhos de papel higiênico, canetinhas, retalhos de tecido, linhas, cola e tesoura. Cada criança deverá criar o seu personagem assustador utilizando esses materiais. Depois, os bonequinhos podem ser utilizados para brincar de teatrinho.
8. A abóbora que virou laranja
Nos Estados Unidos, a decoração de Halloween com abóboras é muito comum. Que tal utilizar iguarias mais brasileiras no seu Dia das Bruxas? Utilizando canetas permanentes, chame as crianças para fazer a decoração em laranjas! Vale fazer as caras mais assustadoras que conseguirem. E, depois, tudo acaba em um gostoso suco – descartando as cascas pintadas.
9. Biscoitos decorados
A hora de cozinhar também pode se tornar uma brincadeira divertida, além de render deliciosas comidas de Halloween. Que tal fazer biscoitos decorados de fantasma, abóbora, morcego, caveira, caldeirão e monstrinhos? Os pequenos vão adorar ajudar no preparo das guloseimas. Além de biscoitos, vale fazer cupcakes e bolos, que também não apresentam muita dificuldade.
10. Acertando a verruga da bruxa
Faça o desenho de uma bruxinha em uma cartolina – pode ser o corpo inteiro ou apenas o rosto. De olhos vendados, a criança deverá colocar a verruga no nariz da bruxa. A verruga, no caso, pode ser feita com uma bola de fita adesiva. Se tiver mais que uma criança em casa, pode haver uma competição e vence a que colocar a verruga mais perto do lugar certo.
Viu só como não é preciso de nada muito elaborado para garantir alguns momentos de diversão? Com disposição e criatividade, o Dia das Bruxas vai ser um sucesso com os pequenos!
Vídeos sobre brincadeiras de Halloween
Se você procura tutoriais com mais brincadeiras e atividades caseiras de Halloween, os vídeos da seleção abaixo trazem ótimas ideias. Acompanhe!
Publicidade
Corredor de bexigas fácil de fazer
Com apenas 3 materiais, você cria um divertido corredor de Dia das Bruxas: bexigas, papel crepom e fita crepe. A ideia é pendurar as bexigas em tiras de papel que ficam presas no teto. Pode parecer simples, mas os pequenos vão amar correr por esse corredor. Experimente!
Brincadeira sensorial para Halloween
Imagine ter que colocar a mão dentro de um caixa misteriosa e descobrir, através do tato, o que tem dentro dela? Essa é a ideia da caixa sensorial, que pode dar arrepios e trazer muitas surpresas. Veja no vídeo.
Slime horripilante para Halloween
Se slime já faz sucesso entre a criançada, imagina quando ele tem o tema de Halloween? Os materiais necessários são cola, água boricada, bicarbonato, corante e aranhas de brinquedo. Viscoso e divertido!
Tão bacana quanto a hora de brincar é o momento de pensar no look de Halloween. Inspire-se com estas ideias de fantasias improvisadas para comemorar o Dia das Bruxas em grande estilo!
Nicole Dias
Graduada e pós-graduada em jornalismo, acabou se tornando publicitária por profissão. Gaúcha, blogueira, apaixonada pela vida. Boa de garfo, cantora de chuveiro, ótima contadora de histórias, péssima contadora de piadas. Lê muito, fala muito, olha mais Netflix do que deveria.