Dicas de Mulher
Com colaboração da fisioterapeuta dermatofuncional Adriana Hernandez
Atualizado em 06.03.24A pele da cor do verão é o sonho de muitas mulheres apaixonadas por bronzeado. No entanto, é preciso cuidado com as receitas milagrosas da internet, que podem causar sérios problemas de saúde. O Dicas de Mulher conversou com a fisioterapeuta dermatofuncional, Adriana Hernandez, para entender quais bronzeadores caseiros são seguros, quais devem ser evitados e como conquistar a amada corzinha rapidamente. Acompanhe!
Conheça a especialista
Adriana Hernandez é expert em estética e fisioterapeuta dermatofuncional. Apaixonada por transformar vidas, mergulhou fundo no mundo da beleza e bem-estar, adquirindo conhecimentos avançados em diversos procedimentos estéticos.Bronzeador caseiro é seguro?
Já viu mulheres exibindo marquinha de biquíni na internet e dizendo que conquistaram o bronzeado com um procedimento caseiro? Cuidado! Adriana explica que “não é seguro apostar nessas dicas. Sempre invista em produtos recomendados por um dermatologista”. Geralmente, as receitas de bronzeador caseiro incluem os itens abaixo, que a profissional recomenda – passe bem longe!
Ingredientes para evitar no bronze caseiro
- Refrigerante de cola: “além de manchar a pele, facilita a possibilidade de queimaduras”.
- Frutas cítricas: “são para fazer sucos e se hidratar, da pele, devem passar bem longe, pois podem causar bolhas e deixar a região avermelhada/manchada”.
- Óleo de coco: “por mais que se trate de um óleo natural, em contato com a pele exposta ao sol, há o risco de causar queimaduras”.
- Parafina: “acelera o processo de bronzeamento, no entanto, pode causar queimaduras e outros danos à pele”.
- Óleo de bebê e vaselina: “não são indicados para se expor ao sol e resultam em queimaduras”.
- Azeite de oliva e urucum: “causam queimaduras de segundo grau. É como fritar a sua pele ao sol”.
- Pó de café: “além de ferir a pele, causa infecções”.
- Margarina: “nem manteiga e nem margarina. Esses produtos causam infecções e queimaduras na pele”.
- Sal: “só desidrata e queima a pele. Ao invés de um bronzeado, você conseguirá uma queimadura e pele descascando”.
O bronzeamento natural exige tempo. Nas palavras da profissional, “deve ser feito com cuidado, usando o protetor solar, bronzeador próprio para sua pele e outros produtos indicados por um dermatologista. Não utilize nada que não seja dermatologicamente testado, pois o resultado pode ser uma queimadura grave e até uma infecção na pele”.
Publicidade
Bronzeadores caseiros recomendados pela dermatologista
Passe longe da marquinha de biquíni com bronzeador caseiro. Sua saúde é muito mais importante! Agora, se você quer se bronzear em casa, saiba que existem produtos próprios para cumprir essa função. Adriana recomenda as opções abaixo:
Uma queimadura transformará seu verão em pesadelo! Então, invista nos produtos acima, seguros e próprios para serem aplicados na pele. Vale também pedir mais dicas ao seu dermatologista de confiança.
Relacionadas
Como se bronzear mais rápido com segurança?
Quem tem pele clara ou quase não se expõe ao sol precisará de um pouco de paciência para conquistar o bronzeado com segurança. Adriana explica que “passar o dia todo sob o sol para acelerar o processo é um erro muito comum e pode trazer mais prejuízos que benefícios”. Confira dicas para ganhar a cor do verão do jeito certo:
- Protetor solar: “o protetor será seu fiel aliado durante o processo. Como o objetivo é ganhar um bronzeado, aposte em um fator de proteção solar (FPS) 30 e reaplique a cada 2 horas”.
- Bronzeado gradual: “não tenha pressa. Ao invés de tomar sol em um único dia, faça isso em vários dias por menos tempo e sempre reforçando o protetor solar”.
- Horário ideal: “nada de se bronzear entre 10h e 16h. Opte por tomar sol antes ou após os horários mencionados, pois são janelas seguras e ideais para isso”.
- Autobronzeador: “se você esta ansiosa para ver a pele ganhar uma corzinha, o autobronzeador é o seu melhor aliado. Procure pelo produto e aplique conforme a orientação da embalagem”.
O bronzeador caseiro até existe, porém as receitas disponibilizadas na internet não são seguras. A alternativa é comprar um produto testado e próprio para a pele. Se você quer aproveitar o verão com saúde, siga todas as orientações de seu dermatologista. Lembre-se de comprar um bom protetor solar para o rosto.
Stephanie Quadros
Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.