Foto: Reprodução / Success Aesthetics
Aposte no método que vai te ajudar a ser uma pessoa mais produtiva e organizada no seu dia-a-dia
Ferramenta útil, o bullet journal tem se mostrada um ótimo recurso para ajudar na organização, seja em cunho pessoal ou profissional. Método criado por um designer americano chamado Ryder Carrol, busca “rastrear o passado, organizar o presente e se preparar para o futuro”, lema do próprio criador.
Este método análogo de organização tem como função reunir em um só lugar todos os aspectos do dia-a-dia: os lembretes utilizados com os post-its, os planos de uma próxima viagem, as tarefas diárias e os compromissos futuros.
Além de ser um métodos com múltiplas funções, pode ainda ser direcionado de acordo com suas necessidades: conter apenas tópicos a serem estudados, rotina de limpeza de casa ou prazos e projetos do trabalho. Diante de tal versatilidade, esta ferramenta vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo afora e virando queridinho em termos de ajudar os desorganizados.
Como montar seu bullet journal
Para iniciar a utilizar este método é necessário um caderno. Os mais utilizados são os quadriculados ou pontilhados e os moleskines, cadernos de anotações em capa dura. Mas como o próprio autor do método relata “o melhor caderno é o seu favorito”. Nada impede que você utilize folhas pautadas ou em branco como layout para o seu bullet journal.
Confira uma seleção de lojas com cadernos variados, escolha o que mais lhe agrada e comece o seu planejamento:
Publicidade
Relacionadas
Existe ainda um sistema de legenda ou símbolos a ser utilizado no bullet journal o qual facilita a divisão entre tarefas, compromissos e grau de importância, por exemplo. Um círculo preenchido ou um quadrado é uma tarefa a ser cumprida. Ao ser concluída ela ganha um “X” para determinar o seu término. Se a mesma for reagendada para outro dia, ela ganha uma flecha em direção à direita ou o sinal de maior (>). Se a mesma for tarefa já antiga a flecha é em direção à esquerda ou o sinal de menor (<). Se a tarefa for cancelada ou tornar-se irrelevante a mesma é riscada por completo. Um evento é representado por um círculo em branco. Uma nota por um traço (-). Se algo for importante, é representado por um asterisco (*) ou estrela, já se necessita de maiores informações sobre o item, é utilizado o ponto de exclamação (!). Estes símbolos são utilizados universalmente, porém nada impede de criar a sua própria codificação.
Seguindo os seguintes passos, você pode colocar em prática este método e transformar sua vida com mais organização e produtividade:
- 1º passo – Índice: o índice será a primeira folha do seu caderno, o sumário, e nela conterá a divisão do seu bullet journal e suas páginas correspondentes. O ideal é que ela seja preenchida posteriormente à configuração das páginas restantes.
- 2º passo – Calendário Mensal: na primeira página (à esquerda) coloca-se o nome do mês e seus dias em formato de lista. Ao lado das datas importantes você adiciona compromissos ou datas comemorativas. Na segunda folha (à direita) são anotadas as tarefas a serem concluídas naquele mês utilizando o sistema de legenda já descrito anteriormente.
- 3° passo – Calendário Diário: nestas páginas, é necessário colocar o nome mais a data do mês vigente e listar o que precisa ser realizado naquele dia específico.
Além desta configuração padrão, com o tempo você irá perceber que algumas tarefas se repetem. Esta é uma das grandes vantagens da versatilidade deste método. Por isso há a possibilidade de criar páginas específicas para estes tópicos. Por exemplo: Deseja ler 50 páginas de um livro diariamente? Então crie um plano de leitura em uma página à parte e vá registrando o seu progresso somente neste local.
4 dicas para evitar problemas e aproveitar ao máximo o seu bullet journal
- Escreva a caneta: apesar de não ser obrigatório, ao escrever a caneta você garante que a escrita não se apague com o tempo, o que é muito comum acontecer se você utilizar um lápis.
- Organize: Numerar as páginas e anotar no índice é algo que facilita e muito a localização de projetos específicos. Outra dica é adicionar marcadores de páginas facilitando encontra-los.
- Leve-o sempre com você: como o mesmo não possui back-up eletrônico, é necessário que você esteja sempre com ele à mão para adicionar compromissos e as tarefas que possam surgir.
- Proteja-o: assim como qualquer outro caderno, o bullet journal deve ser manuseado com cuidado, podendo sujar, rasgar ou mesmo molhar. Uma boa opção é optar por cadernos de capa dura ou mesmo encapá-los com papel contact por exemplo.
20 fotos de bullet journals para você se inspirar
Apesar da técnica ainda ser mais utilizada no exterior, muitas pessoas estão adquirindo o hábito de utilizar este método para ajudar na organização e aumentar o seu rendimento escolar ou no trabalho. Confira alguns exemplos e se inspire para criar o seu:
Uma dica para deixar o seu bullet journal ainda mais bonito e caprichado é adicionar adesivos, washi tapes, desenhos feitos à mão, post-its ou utilizar canetas com cores diferentes. Com certeza ele ficará ainda mais alegre e personalizado.
Opinião de quem usa o bullet journal
Alguns dos inúmeros benefícios da utilização deste recurso incluem ajudar na organização de prioridades, poder guardar eventos importantes, auxiliar o cumprimento das tarefas diárias, exercitar a sua criatividade, praticar a letra cursiva em tempos em que se utiliza a tecnologia desenfreadamente.
Ainda possui dúvidas em relação ao método? Então confira a opinião e o passo-a-passo de pessoas que já utilizam este recurso:
Inventário da Sobrevivência
Neste vídeo o blogueira Leticia demonstra um pouco a divisão e a simbologia utilizada no bullet journal.
Maria Lowen
Já neste vídeo, a blogueira Maria demonstra como ela utiliza seu bullet journal, incluindo seções específicas onde anota livros lidos, metas e citações.
Isabelle Felício
A blogueira Isabelle explica em detalhes como montar o seu bullet journal, exemplificando decorações e o uso de canetas coloridas para deixa-lo mais personalizado.
Querido Click
Aqui, a blogueira Nina explica um pouco sobre a origem do bullet journal e explica como este método conseguiu juntar todas as agendas e planejadores no mesmo local.
Se você procura um método para lhe auxiliar a organizar melhor sua vida, seja a curto ou longo prazo, esta pode ser uma boa opção. Vale lembra que como qualquer outro método de organização, é necessário introduzi-lo na sua rotina para que possua um efeito satisfatório. Escolha seu caderno e comece a organizar já!
Ana Kordelos
Gosto de me definir como uma pessoa plural. Curiosa por natureza, apesar da formação na área da saúde, sempre fui apaixonada pela escrita. Produtora de conteúdo, passo horas e horas pesquisando e desvendando o universo mágico feminino.