Bem-estar

Conheça a camisinha sem látex, opção segura para alérgicos

Dicas de Mulher

Atualizado em 14.06.23

Algumas pessoas têm alergia à camisinha e o látex é uma das principais substâncias que colabora com essa reação. Mas ter alergia significa que você deve deixar de usar preservativo? Ao contrário, o ideal é usar camisinha sem látex para uma vida sexual saudável. Para saber mais sobre o assunto, confira as informações da Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista do Hospital Albert Einstein.

O que é camisinha sem látex?

De acordo com Rosario, a camisinha sem látex é “feita de outro material, como o poliisopreno sintético”. A médica também comentou que o preservativo é mais fino, mas é igualmente seguro. Além disso, proporciona mais sensibilidade durante a relação sexual.

Para quem é indicada a camisinha sem látex?

A principal indicação é “para pessoas que possuem alergia ao látex, têm problemas com o uso e não podem usar a camisinha tradicional”, comenta.

Entretanto, a especialista assegura que o uso não precisa ser restrito para alérgicos a látex, “também é indicada para quem busca conforto, sensibilidade e segurança no sexo”.

Como identificar a camisinha sem látex

Canva

Publicidade

Agora que você está ciente da existência do preservativo sem látex, é hora de aprender a identificar para evitar erros na hora da compra. Rosario explicou que normalmente “a embalagem especifica que o produto é livre de látex, mas vale dar uma lida na composição também”. Além dessa dica, você deve identificar as seguintes informações:

  • Não contém látex;
  • Com lubrificante íntimo à base de silicone;
  • Dermatologicamente testados;
  • Sensação pele com pele.

Além do poliisopreno, você também pode optar por outros modelos, como poliuretano, resina sintética AT-10 ou borracha nitrílica sintética. A camisinha feminina também é outra opção, visto que normalmente elas são produzidas com poliuretano ou nitrilo.

Melhores camisinhas sem látex para mais conforto em momentos únicos

Para mais praticidade, sempre é bom ter em mente alguns modelos de camisinha. Assim, você não precisa ficar analisando embalagens e nem corre o risco de comprar um modelo errado. Por isso, confira a lista de sugestão:

1. Jontex Sensação Pele com Pele – $$

camisinha sem latex sensação pele com pele jontex

Dicas de Mulher

Indicado para quem possui alergia ao látex natural ou busca a sensação de estar sem preservativo durante a relação. Tem aroma suave, é feito com poliisoprenos e conta com o óleo de silicone como lubrificante.

“O toque tá diferente mesmo, o aroma dela não é um cheiro forte, porque não é de látex. Essa é a da sensação pele com pele.” – Laura Muller Oficial

Publicidade

2. Blowtex Skyn Original – $$

camisinha sem latex skyn original blowtex

Dicas de Mulher

É produzido com material inovador e não contém látex. Aumenta o estímulo e a sensação de pele com pele. Encontrado em opções com 3 e 6 unidades, seu lubrificante é à base de silicone.

“De poliisopreno, também é mais fina que a tradicional.” – Indira Braga

3. Blowtex Skyn Texturizado – $$

camisinha skyn texturizado blowtex

Dicas de Mulher

O grande diferencial do produto é a textura. A ideia é estimular ainda mais a parceira e proporcionar sensações incríveis, intensificando o prazer. Além disso, conta com lubrificante à base de silicone, produzido com poliisopreno sintético.

“Muito conhecido por quem tem alergia a látex, existem várias texturas do Skyn. É bem interessante e bem fininho.” – Mônica Lopes

4. Preserv Extra Premium – $$$

Preserv extra premium

Dicas de Mulher

Com apenas 0,02 cm de espessura, o Preserv Extra Premium é um dos mais finos do Brasil. Seu lubrificante é sem cheiro e a camisinha é feita com poliuretano, para prevenir alergias.

Publicidade

“Realmente é uma sensação de que você não está usando nada. Bem interessante e pode ser usado com óleo vegetal” – Mônica Lopes

5. Preservativo Feminino Della – $$$

preservativo feminino Della

Dicas de Mulher

Feita com material antialérgico, o preservativo feminino é inodoro e conta com óleo de silicone como lubrificante. De fácil colocação e bastante confortável, promove uma sensação próxima ao natural.

“O preservativo nitrílico pode ser usado com óleo vegetal. É uma experiência interessante para você que nunca usou o preservativo feminino.” – Mônica Lopes

Ao notar qualquer reação alérgica durante ou após o ato sexual, procure imediatamente seu ginecologista de confiança. Agora que você já escolheu seu modelo favorito, confira também a matéria sobre como colocar a camisinha.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.