iStock
Os chás são ótimas bebidas para complementar a alimentação. Com pouca ou nenhuma caloria, podem ser consumidos quentes ou frios e a qualquer hora do dia. Neste texto, você vai descobrir os benefícios do chá de artemísia e aprender, com a ajuda da nutricionista Brunna Moreira (CRN 20432), como prepará-lo. Confira!
Para que serve o chá de artemísia
A nutricionista explicou que “este chá é muito fácil de encontrar no Brasil, tanto que é conhecido também como camomila do campo”. O mais comum é o consumo por meio dos chás, mas também pode ser usado o óleo essencial no corpo. Brunna complementou que a bebida serve para “tratamento de disfunções estomacais como: dores, azia, má digestão e falta de apetite”. Comentou, ainda, sobre o uso do chá para tratamento de COVID-19: “não existem estudos que comprovem sua eficácia contra a doença, devendo assim ser evitado”.
5 benefícios do chá de artemísia que vão te fazer incluí-lo em sua dieta
Brunna citou alguns importantes benefícios proporcionados pelo chá de artemísia. São eles:
Publicidade
- Relaxante muscular: segundo a nutri, “como o chá tem efeito calmante, age como um relaxante muscular natural. Assim, pode aliviar dores e inchaços das articulações e do tecido muscular.”
- Calmante natural: Brunna afirmou que “o chá de artemísia ajuda a acalmar e pode ser um aliado contra o estresse, a depressão e a ansiedade.”
- Ajuda a baixar a febre: Comentou, também, que o chá “provoca o estímulo da sudorese, por isso pode ajudar a baixar a febre de forma natural.”
- Trata doenças hepáticas e biliares: “além de diminuir incômodos e dores, pode auxiliar no tratamento de disfunções estomacais”. Explicou a nutri.
- Anti-inflamatório e antifúngico natural: conforme Brunna informou, “o chá de artemísia também contribui com o sistema imunológico, funcionando como um anti-inflamatório e antifúngico natural.”
Você imaginava que o chá de artemísia tivesse estes incríveis benefícios? Agora já tem mais motivos para experimentá-lo. Continue a leitura para saber sobre as contraindicações e como preparar a bebida.
Relacionadas
Contraindicação do chá de artemísia para prestar bastante atenção
A nutricionista explicou que, como qualquer outro alimento, é preciso cuidados no consumo do chá: “mulheres gestantes ou lactantes não devem consumi-lo, por possuir efeito abortivo. Além disso, se consumido em excesso, pode ocorrer o aumento da pressão arterial, dores de cabeça, convulsões e enjoo.”
Como fazer o chá de artemísia
Que tal fazer o chá em sua casa? Confira o passo a passo sugerido pela nutri Brunna.
- Ferva 1 litro de água;
- Misture 2 colheres de sopa de artemísia;
- Deixe em infusão por alguns minutos;
- Coe, espere amornar e sirva-se.
Depois de conhecer mais sobre o chá de artemísia, você sabe que é seguro incluí-lo em sua rotina. Se você gosta de bebidas mais naturais, o que acha de dar uma olhada também na matéria sobre chá de erva-doce?
Stephanie Quadros
Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.