iStock
O chá de casca de abacaxi é uma bebida saborosa que apresenta diversos benefícios para a saúde. Além disso, seu consumo contribui para o melhor aproveitamento da fruta, já que é preparado com uma parte dela que geralmente não é usada. Confira, a seguir, mais informações sobre as propriedades desse chá, além de receitas e cuidados necessários com o consumo.
7 benefícios do chá de casca de abacaxi para a sua saúde
Existem muitos estudos sobre as propriedades da casca de abacaxi e as vantagens que seu consumo traz para a saúde. Acompanhe abaixo os principais benefícios desse chá:
Tem baixo valor calórico
Além de ter poucas calorias, o chá é diurético, o que pode contribuir para o emagrecimento. Estudos indicaram que a casca de abacaxi “contém quantidades muito próximas às da polpa de matéria mineral, proteína bruta e lipídeos e maior teor de fibras ao da polpa, além do menor valor calórico. Além disso, o suco extraído da casca apresentou também baixo teor de carboidratos e calorias” (1).
É rico em nutrientes
A casca de abacaxi é uma boa fonte de nutrientes essenciais para o corpo humano. Segundo o mesmo estudo, o resíduo é “bastante atrativo para a alimentação humana, podendo ser utilizado, por exemplo, como auxiliar no fornecimento de aminoácidos essenciais dado ao seu teor de proteínas e, ainda, fonte alternativa de fibra para alimentação” (1).
Publicidade
Relacionadas
Auxilia na digestão
Isso se deve ao fato de a casca de abacaxi ser rica em bromelina e em fibras. O estudo aponta que “tanto a casca como o cilindro central do abacaxi podem ser considerados boa fonte de fibra alimentar, que apresenta um papel importante no processo digestivo” (1).
Possui ação antioxidante
O chá é rico em antioxidantes, como flavonoides e vitaminas A e C. Outro estudo aponta que “os antioxidantes naturais presentes nas cascas de abacaxi têm ganhado interesse crescente, pois vários estudos epidemiológicos encontraram sua associação com um menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, doenças neurodegenerativas, distúrbios gastrointestinais e câncer”.
Melhora a imunidade
A casca de abacaxi é rica em vitamina C. Um terceiro estudo indica que essa vitamina “é vital para o bom funcionamento do sistema imunológico, tornando-a um nutriente importante para a prevenção de infecções de ouvido recorrentes, resfriados e gripe” (3).
Tem propriedades anti-inflamatórias
Outro benefício do chá é o seu poder anti-inflamatório. O estudo também destaca que essas propriedades da casca do abacaxi “ajudam a reduzir os sintomas da artrite e a dor após cirurgias e lesões esportivas” (3).
É antimicrobiano
O mesmo estudo aponta que a casca de abacaxi tem propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e antiparasitárias. De acordo com ele, o abacaxi “possui propriedades antimicrobianas e pode ser utilizado na cura e na prevenção de doenças infecciosas após normalização” (3).
Além desses benefícios, o chá de casca de abacaxi ainda tem a vantagem de utilizar uma parte da fruta que não costuma ser aproveitada. Ou seja, é uma maneira saudável e deliciosa de evitar o desperdício!
Publicidade
6 receitas de chá de casca de abacaxi para testar
Que tal aprender receitas variadas para aproveitar todos os benefícios do chá de casca de abacaxi? Os preparos são simples, feitos com ingredientes diversos e rendem bebidas bem saborosas. Confira:
1. Chá de casca de abacaxi simples
Ingredientes
- Cascas de 1 abacaxi
- 1 litro de água
Modo de preparo
- Cortes as cascas de abacaxi em pedaços bem pequenos e reserve;
- Leve a água ao fogo e espere ferver;
- Desligue o fogo, adicione as cascas picadas e tampe para abafar;
- Deixe a mistura em infusão por 30 minutos;
- Quando o chá esfriar, coe e leve à geladeira por 12h a 24h antes de consumir.
2. Chá de casca de abacaxi com hortelã
Ingredientes
Publicidade
- 1 e 1/2 xícara de água
- 1 colher de chá de suco de limão
- Folhas de hortelã
- Cascas de abacaxi
Modo de preparo
- Em uma panela, leve a água ao fogo com o suco de limão, as folhas de hortelã e as cascas de abacaxi;
- Deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos;
- Depois, é só coar com uma peneira fina e servir quente ou gelado!
3. Chá de casca de abacaxi com gengibre
Ingredientes
- Cascas de 1 abacaxi
- 1 pedaço de gengibre
- Folhas de hortelã
- Água
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo;
- Deixe o chá ferver por cerca de 15 minutos;
- Adoce, se desejar. Depois que esfriar, coe e reserve na geladeira.
4. Chá de casca de abacaxi com canela
Ingredientes
- 1 litro de água
- Cascas de 1 abacaxi bem maduro
- 1 pau de canela
Modo de preparo
- Leve a água ao fogo e, quando ferver, desligue e acrescente as cascas de abacaxi e a canela;
- Reserve a mistura por 30 minutos;
- Consuma na hora ou armazene na geladeira em uma garrafa de vidro.
5. Chá de casca de abacaxi com hibisco
Ingredientes
- 1,5 litro de água
- Cascas de 1/4 de abacaxi
- 1 pau de canela
- 1 colher de sopa de hibisco
- Cascas de laranja
Modo de preparo
- Coloque a água em uma panela e leve ao fogo;
- Quando estiver quase fervendo, acrescente as cascas de abacaxi e de laranja, a canela e o hibisco;
- Depois que ferver, espere cerca de 5 minutos e desligue o fogo;
- Reserve a mistura até atingir a temperatura desejada para consumir.
6. Chá gelado de abacaxi
Ingredientes
- Cascas de 1 abacaxi
- 500 ml de água
- Pedaços de abacaxi
- 1 ramo de hortelã
- Suco de 1 limão-taiti
- Gelo
Modo de preparo
- Em uma panela grande, coloque as cascas de abacaxi e a água;
- Leve ao fogo e acrescente os pedaços de abacaxi;
- Depois que ferver um pouco, desligue o fogo e coe o chá, transferindo-o para uma jarra;
- Adicione a hortelã e o suco de limão e espere esfriar;
- Por último, coloque o gelo e sirva bem geladinho!
Seja frio ou quente, o chá de casca de abacaxi é uma ótima bebida para agregar mais sabor e saúde ao seu dia a dia. Antes de escolher sua versão preferida para testar, confira os cuidados necessários com o consumo no próximo tópico.
Cuidados e contraindicações
Quanto aos cuidados com o consumo do chá de casca de abacaxi, um estudo indica que, em excesso, a fruta pode causar sensibilidade na boca, incluindo lábios, língua e bochechas. Além disso, alerta que “quantidades extremamente altas de bromelina podem causar erupções cutâneas, vômitos, diarreia e sangramento menstrual excessivo”, sendo que o chá é contraindicado durante a gravidez.
Podem ocorrer ainda interações entre a bromelina e alguns medicamentos. “Aqueles que tomam antibióticos, anticoagulantes, anticonvulsivantes, barbitúricos, benzodiazepínicos, medicamentos para insônia e antidepressivos tricíclicos devem ter cuidado”.
Gostou de saber mais sobre o preparo e o consumo do chá de casca de abacaxi? Para continuar usando as plantas como aliadas da sua saúde, aproveite e conheça também estas 7 opções de chás diuréticos!
Vanessa Fenelon
Licenciada em Letras - Português/Inglês que gosta de aprender (sobre) línguas, conhecer lugares novos e cozinhar sem obrigação. Ama ser mãe de pet e busca existir no mundo de forma útil e gentil.