Canva
- Como organizar
- Temas
- Convites
- Data e local
- O que servir
- Bolo de fraldas
- Brincadeiras
- Lista de presentes
- Lembrancinhas
- Decoração
A formação de uma família é acompanhada de vários ritos. Um deles é o chá de fraldas, que acompanha o período de gestação e celebra a chegada do novo integrante. Quer organizar um chá de bebê inesquecível para você, seus convidados e até para seu(ua) pequeno(a)? Confira dicas, ideias e fotos de encher os olhos e o coração. As orientações são da consultora de eventos Raquel Nunes.
Como organizar um chá de fraldas divertido
A organização da festa conta com várias etapas. Como são muitas coisas para definir e correr atrás, é difícil saber por onde começar. Apesar de não existir regra definida, este é um roteiro-base para fazer um chá de bebê completo e divertido:
- Escolher um tema e a linha decorativa geral;
- Fazer a lista de convidados;
- Definir o local e a data;
- Escolher o cardápio;
- Enviar os convites do chá de bebê;
- Escolher os detalhes da decoração;
- Definir as brincadeiras do chá de fraldas;
- Providenciar as lembrancinhas para chá de bebê.
Para além desse passos, há alguns detalhes que merecem atenção. Veja a seguir mais dicas sobre os pontos citados acima para acertar em cada um deles e fazer do seu chá um sucesso.
Temas e decorações para se inspirar
A partir de um tema definido, é mais simples tomar as decisões e organizar todos os detalhes de forma harmônica. Confira algumas dicas para te ajudar com a temática do chá e, consequentemente, com os próximos pontos da celebração.
Publicidade
Rosa
O rosa é um queridinho das grávidas que esperam meninas. Apesar de ser bastante usado, pode render uma criação diferente, conforme a imaginação da mãe, com a garantia da delicadeza que a ocasião pede.
Relacionadas
É possível usar apenas a cor como tema, investindo em elementos rosas na decoração e até na comida. Toalhas de mesa, um bolo e docinhos na cor já são suficientes para dar o tom da festa. Balões também podem ser uma boa pedida.
Para algo mais elaborado, é possível combinar o rosa com outra cor ou tema, adicionando tons ou algum personagem, como ursinhos ou bailarinas. Há ainda a opção de investir em elementos que remetam ao bebê, como roupinhas, mamadeiras e fraldas.
Vale lembrar também que a cor não deve necessariamente ser usada em festas para meninas. Em tom pastel, combinada com azul bebê ou menta, forma um ambiente neutro e superdelicado. Em uma tonalidade mais escura, como o pink, pode ser acompanhada de outras tonalidades fortes – como o laranja, para conferir alegria e diversão a qualquer festa.
Azul
O mesmo vale para o azul: a cor não está restrita às festas para meninos e permite diferentes tipos de linha decorativa. Pode remeter ao céu em uma temática espacial ou de balões, ao vestido da princesa, da fada ou ainda à cor dos carros e do fundo do mar.
Combinando cores ou elementos de outro tema, a cor azul também é uma ótima pedida em suas diferentes tonalidades. O azul mais claro traz delicadeza, enquanto o azul-marinho pode trazer elegância, combinado com branco, ou diversão, combinado com outra cor marcante, como o amarelo.
Verde
Para fugir dos tradicionais rosa e azul, o verde se apresenta como uma opção leve e versátil. É possível variar nas tonalidades, sempre lembrando de manter a delicadeza no ambiente, verde-limão, verde-água e menta são uma boa pedida.
Amarelo
Outra alternativa é o amarelo, que traz alegria a qualquer festa. Combinado com cores vibrantes, o espaço transmite calor e diversão; com cinza, o ambiente fica delicado e elegante. Também é possível apostar no tema abelhinhas, que traz diversão e sutileza ao mesmo tempo.
Animais
Com o tema animais, é possível criar e variar muito. Afinal, você pode escolher um único animal ou investir em um grupo de animais – algo como fazendinha, fundo do mar ou floresta. Portanto, se quer seguir algo nessa linha, é só caprichar na criatividade e deixar tudo com o seu jeito.
Publicidade
Navy
O tema navy ou marinheiro é uma opção divertida e elegante ao mesmo tempo. Cabe à mãe definir se a decoração será mais delicada ou marcante.
As cores são o branco, o azul-marinho e o vermelho, mas é possível variar os tons. Na decoração, pode-se investir em chapéus de marinheiro, boias salva-vidas, nós e cordas, navios, ondas do mar e muitas listras.
Princesa ou príncipe
Toda mãe vê seu(ua) filho(a) como uma princesinha ou um principezinho, portanto esse pode ser um bom tema para um chá de bebê. Você pode apostar em alguma cor base combinada com o dourado, para dar um ar de realeza, e também em coroas, com o mesmo intuito.
Outra ideia é utilizar algum personagem dos desenhos ou filmes, como as Princesas Disney ou o Pequeno Príncipe.
Lista de convidados e convites para chá de fralda
Fazer a lista de convidados não é algo simples, mas leve em consideração dois fatores principais: o seu orçamento e com quem você quer dividir esse momento tão marcante da sua vida. Pensando nisso, você consegue selecionar quem realmente você deseja ter ao seu lado na festa e controlar seus gastos.
Os convites de chá de bebê em papel normalmente não são muito grandes, portanto é essencial ser direta e aproveitar o espaço. Quanto ao modelo, escolha um que converse com a linha decorativa da festa e traduza a delicadeza da ocasião. Também é possível enviar o convite via e-mail, pelas redes sociais, por meio de um telefonema ou pessoalmente, com uma visita.
Sobre o que colocar, as informações essenciais são a data, o horário e o local da festa. Mas, além disso, é comum adicionar o “nome” da festa e as especificidades do chá de bebê, como o tema, o traje (se houver) e a sugestão de presente. Uma boa ideia também é adicionar um contato para a confirmação da presença.
Não deixe de enviar os convites com pelo menos duas semanas de antecedência, para os convidados se organizarem para comparecer e comprar um possível presente.
Quando e onde fazer o chá de fraldas
Na hora de escolher a data, aconselha-se realizar o chá por volta da 37ª semana de gestação. Assim, a barriguinha já está bastante à mostra, para a alegria dos convidados. Por outro lado, também a chance do bebê resolver se adiantar é menor do que nas semanas mais próximas do fim da gestação.
Já sobre o local, tudo depende do estilo da festa e do número de convidados: vale do salão do prédio à sala de casa e até o jardim da sogra. Pense também em como irá dispor a comida e os convidados – se serão colocadas mesas ou sofás, se serão necessários pratos e talheres e outras coisas nesse sentido.
A festa é uma só, portanto, apesar de parecer muita coisa para se pensar, tudo pode girar em torno de uma única linha. Pense no tipo de festa que quer realizar (algo mais íntimo, algo elegante, algo divertido…) e construa o restante com base nesse seu desejo.
O que servir no chá de fraldas
Os queridinhos
Quando se trata de comida, existem algumas opções clássicas, que todo mundo gosta e já espera encontrar em festas. Os salgadinhos e minissanduíches entram nessa lista e podem ser tanto encomendados de um buffet, quanto feitos em casa.
Lembre-se de considerar o tipo de salgado e a temperatura em que serão servidos. Caso a festa ocorra em um dia mais quente, uma boa dica é apostar em lanches mais frescos.
Petiscos saudáveis
Um tipo de cardápio que tem feito sucesso é a opção com uma pegada saudável. Você pode investir em lanchinhos integrais, dar preferência aos salgados assados, sucos naturais e sobremesas utilizando fruta. Duas ideias simples, deliciosas e superbonitas são o espetinho de frutas e o picolé de salada de frutas.
Comida de verdade
Além da opção de servir petiscos, você pode oferecer uma refeição mais “completa”, como um almoço ou um jantar. Pense nos detalhes da sua festa (se faz calor ou frio, o horário, o gosto dos seus convidados) e, para não errar, pense em algo democrático e clássico. Churrasco, estrogonofe e risoto são boas opções.
Bebidas
Na hora de escolher as bebidas, procure pensar no tipo de festa que deseja. Opte por servir ou não bebida alcoólica, se elas serão quentes ou refrescantes, drinks elaborados ou bebidas mais “básicas”… O perfil dos seus convidados também conta na decisão.
Para ganhar um toque de sofisticação, capriche no modo de servir. Vale criar um copo personalizado para a festa, investir em canudos divertidos ou ainda em distribuidores de vidro, que deixam a bebida à disposição dos convidados de forma elegante.
Docinhos
Ainda que você opte por um cardápio mais saudável, os doces são parte fundamental de um chá de fraldas ou qualquer celebração infantil. Uma boa pedida são os clássicos: brigadeiro, beijinho, trufas… Mas, novamente, é preciso analisar o tipo de festa que você está organizando, qual o perfil dos seus convidados e em que período a festa ocorrerá.
O tema também pode ajudar na hora de escolher o cardápio, sendo possível pensar em comidinhas baseadas nele ou que combinem visualmente com a decoração.
Bolo de fraldas: como fazer e fotos para inspirar
O bolo de fraldas é uma ótima opção para compor a mesa de quitutes e guloseimas. Ele é literalmente a cara da festa e é superfácil de ser feito. Além disso, você pode reutilizar as fraldas do bolo depois e também fazer uma competição para ver qual convidada acerta o número de fraldas usadas no bolo.
Com todas essas vantagens, você não vai deixar de fazer seu próprio modelo, não é? Confira a seguir o passo a passo de dois tipos de bolo de fralda para fazer no seu chá:
Como fazer um bolo de fraldas fácil
Esse bolo é feito posicionando as fraldas da mesma forma em que estão no pacote lado a lado. Apesar de precisar de um número maior de fraldas para a confecção, você não terá o trabalho de enrolá-las e o efeito final é muito bacana!
Bolo com fraldas enroladas
Já esse modelo de bolo é feito com fraldas enroladas, mais comum nos chás de bebê. Para fazê-lo, será necessário enrolar as fraldas uma a uma, no entanto o processo é simples. Além disso, será preciso investir em uma fita para envolvê-las e moldar o formato do bolo.
Mais ideias de bolo de fraldas
Depois de aprender a fazer esses dois modelos em casa, confira inspirações para decorar e adicionar ainda mais charme ao seu bolo de fraldas. Veja também bolos em outros formatos para ativar a sua criatividade:
Com tantas dicas e inspirações fofas, o bolo de fraldas tem tudo para fazer sucesso na sua festa!
Brincadeiras para chá de fraldas
As brincadeiras do chá de bebê são uma parte importante do evento, mas também depende do estilo de festa que você deseja. Caso ache as brincadeiras uma ideia bacana para entreter os convidados e animar seu chá de fraldas, aqui estão algumas sugestões:
- Adivinhe o presente: essa brincadeira é bastante tradicional nos chás de bebê e supersimples de ser colocada em prática. A futura mamãe deve tentar adivinhar o que e de quem é o presente. Se haverá prendas ou não, fica a seu critério.
- Bingo: o bingo exigirá um pouquinho mais de trabalho, pois será necessário providenciar cartelas e canetas para as convidadas, além do próprio bingo para realizar o sorteio dos números. Mas, de qualquer forma, são coisas simples e uma ideia que, com certeza, vai animar o seu chá.
- Qual o tamanho da barriga: simples, barata e divertida. Essa brincadeira é leve e uma ótima pedida para quem está à procura de uma atividade mais tranquila para o chá. “Os convidados cortam um pedaço de barbante ou fita que eles imaginam ser igual ao da barriga da grávida…. Não pode medir na grávida, tem que ser no ‘olhômetro’. Quem acertar leva um brinde”, ensina a consultora de eventos Raquel Nunes.
- Quantas fraldas há no bolo: se você apostar no bolo de fraldas, pode descolar outra brincadeira no estilo bolão. Seus convidados devem chutar a quantidade de fraldas que imaginam ter sido utilizada para compor o bolo. Quem acertar ou chegar mais perto pode ganhar um mimo, bem como quem ficar mais longe pode pagar uma prenda.
- Customização de body: essa é mais uma atividade do que uma brincadeira, no entanto também pode gerar momentos de diversão. Consiste em permitir que os convidados personalizem bodys brancos para que seu bebê ganhe peças únicas e cheias de carinho e capricho. Você pode investir em diferentes tons de tinta e tamanhos de body. Uma boa ideia é disponibilizar moldes (stencil) para facilitar o trabalho dos convidados.
- Gincana das mamadeiras: “Escolha alguns convidados pra brincar. Coloque algum tipo de bebida nas mamadeiras o convidado que tomar mais rápido ganha”, sugere Raquel Nunes.
É possível encontrar brincadeiras para todos os convidados participarem juntos, atividades em que só os pais participam ou, então, só os homens ou as mulheres… A variedade é enorme!
Lista de presentes para chá de fraldas
Segundo a especialista Raquel Nunes, a lista do chá de bebê vai depender do tipo de festa. “Definir o tipo de presente que deseja receber é muito importante, se vão ser apenas fraldas e produtos de higiene ou se incluirá tudo do enxoval de bebê. Quem escolhe receber os produtos de enxoval pode fazer a brincadeira da adivinhação do presente”, explica.
Caso decida receber apenas fraldas, é preciso se atentar aos tamanhos. Geralmente, o tamanho de fralda mais usado é M, tente criar uma divisão entre as convidadas para conseguir utilizar as fraldas ganhas sem desperdício. Já para quem procura ganhar mais do que as fraldas, aqui estão alguns itens para incluir na lista:
- Chupeta
- Mamadeira
- Banheira
- Sabonete
- Shampoo
- Toalha
- Escova de cabelo
- Kit manicure
- Colônia
- Óleo para o corpo
- Protetor solar
- Lenço umedecido
- Algodão
- Talco
- Creme para assaduras
- Termômetro
- Conta-gotas
- Umidificador
- Inalador
- Almofada para amamentar
- Tira-leite
- Babá eletrônica
- Bolsa
- Sling
- Jogo de cama
- Cabides
- Mosquiteiro
- Manta
- Body
- Macacão
- Meias
- Sapatinhos
- Babador
- Prato para papinha
- Mordedor
- Móbile
- Brinquedos
Também há quem prefira deixar os convidados livres com os presentes. A lista é apenas uma forma de organizar e dizer aquilo que você gostaria de ganhar, não uma imposição. Depende de você decidir como prefere lidar com essa questão.
Lembrancinhas para chá de fraldas
As lembrancinhas são um mimo para os seus convidados e mais uma forma de tornar a festa inesquecível. A consultora Raquel Nunes lista algumas ideias: porta-joias personalizados, recheados com bombons ou sabonetes; sachês perfumados com alguma informação do tema; aromatizadores de ambiente personalizados; latinhas personalizadas, com sabonetes ou balinhas; tubetes, mamadeiras ou garrafinhas com balinhas; bem-nascidos… Para acertar na escolha, considere o tema e o perfil dos seus convidados – guloseimas ou coisas úteis e fofas são opções certeiras.
Sobre as quantidades, a especialista dá a dica de apostar um pouco acima do número de confirmados, assim não há o risco de faltar ou sobrar muito. “Eu prefiro fazer a quantidade das lembrancinhas com uns 20% a mais do número de convidados”, diz.
Você pode optar por produzir as lembrancinhas você mesma ou encomendar com algum artesão ou confeiteiro. Há também diversas opções de lembrancinha para comprar online. Veja algumas:
Escolhidas as lembrancinhas para o chá de fraldas? Com um mimo para agradecer seus convidados pela presença, o momento compartilhado por vocês se tornará ainda mais especial.
Ideias de decoração para o seu chá de fraldas
Veja mais fotos de chás de bebê e inspire-se para organizar e decorar o seu evento:
Com essas dicas e inspirações, é só liberar a criatividade! Lembre que, seja menino ou menina, de dia ou de noite, com 5 ou 50 pessoas, o importante é que o seu chá de fraldas seja inesquecível e traga só bons sentimentos para você, para as pessoas que você ama e, claro, para o seu bebê. Caso esteja pensando em organizar um evento mais intimista, veja estas ideias de chá de bebê simples.
Danielly Ferreira
Comunicóloga e produtora de conteúdo que acredita no poder das palavras, do brilho no olho e da gratidão.