Chá de romã: por que consumir, como preparar e contraindicações
A romã apresenta excelente atividade antioxidante, entre outras propriedades que beneficiam a saúde como um todo. O consumo do chá de romã, pode ser ainda mais vantajoso, por ser possível extrair de forma mais intensa os benefícios do fruto nessa forma de consumo. Saiba mais sobre indicações e preparo deste chá.
8 benefícios do chá de romã
Para usufruir dos benefícios da romã, pode-se consumir tanto a fruta fresca quanto o seu suco ou os chás feitos de suas sementes ou casca. Fazer o chá a partir da casca da romã, porém, é considerado interessante devido à maior concentração de antioxidantes presentes nesta parte do fruto.
Como vantagens do consumo do chá de romã, a nutricionista Anna Carolina Diniz (CRN 16100966) destaca:
- Poder antioxidante: a romã é muito rica em vitamina C e K, além de conter fitoquímicos responsáveis por torná-la uma fruta com alto poder antioxidante. Sua atividade antioxidante é similar ao chá verde e superior à da uva. Ela combate os radicais livres que são produzidos no organismo humano, melhorando o sistema imunológico como um todo.
- Ação anti-inflamatória: “A romã possui atividade anti-inflamatória, prevenindo a degradação de colágeno e da cartilagem articular, o que a torna excelente para quem tem artrite e gota”, destaca Anna Carolina. Pode contribuir ainda diminuindo dores de cabeça frequentes devido a essa propriedade.
- Aliado da saúde cardiovascular: a romã também é bastante conhecida pela sua atividade cardiometabólica. Anna Carolina explica: “O chá ajuda assim a controlar a pressão em pessoas hipertensas e reduz os níveis de colesterol total e LDL, ajudando a prevenir aterosclerose e ataques cardíacos”.
- Ação antidiabética: a romã é ainda conhecida por sua atividade antidiabética. “Estudos mostraram que o consumo dessa fruta ajuda a reduzir o impacto do açúcar após a primeira refeição do dia”, explica a nutricionista.
- Aliado da beleza: o chá de romã também pode ser considerado um aliado para os cuidados com beleza pois, pelo fato da romã ser muito rica em antioxidantes, melhora a aparência e elasticidade da pele, diminuindo as rugas. “Também tem efeitos protetores contra radiação UV-A e UV-B”, acrescenta Anna Carolina.
- Bom funcionamento intestinal: estudos mostram ainda que os polifenóis presentes na romã ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, pois contribuem para o aumento de bactérias benéficas, evitando assim infecção intestinal. E a casca da romã – usada no preparo do chá – também pode ter ação antidiarreica, conforme destaca Anna Carolina.
- Boa saúde bucal: o chá de romã pode ainda ajudar na prevenção de cáries, aftas e gengivites devido à sua ação antibacteriana na boca.
- Combate a dores de garganta: a ação anti-inflamatória torna também o chá de romã um aliado para amenizar dores de garganta. Pode-se usar ainda o chá de romã para fazer gargarejos.
Vale destacar que, para usufruir desses benefícios, o chá deve ser tomado regularmente e associado a uma alimentação saudável.
Contraindicações
Apesar de benéfico, o chá de romã também tem suas contraindicações. “A presença de alcaloides contraindica o consumo da fruta na gestação e lactação, bem como em crianças pequenas”, destaca Anna Carolina.
Publicidade
Relacionadas
“Também não é aconselhado o consumo em pacientes com antecedentes de cardiopatias, insuficiência renal e úlceras gastroduodenais”, acrescenta a nutricionista.
Receitas
Confira abaixo as principais maneiras de se preparar o chá de romã:
1. Chá de romã (feito com as sementes)
Ingredientes
- Sementes de romã
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Publicidade
- Com a romã ainda fechada, bater nela com a parte de trás de uma colher para ajudar a soltar as sementes;
- Abrir a romã e separar suas sementes;
- Triturar bem as sementes, preferencialmente com mixer ou processador;
- Armazenar em pote fechado em lugar seco e fresco.
- Quando for fazer o chá, colocar 1 colher (chá) das sementes trituradas em uma xícara;
- Acrescentar 1 xícara de água fervente sobre as sementes e tampar a xícara com um pires;
- Esperar cerca 15 minutos e, depois, consumir o chá.
2. Chá de casca de romã
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) da casca da romã
- 500 ml de água
Modo de preparo
- Ferva a água já com as cascas de romã dentro;
- Quando começar a borbulhar, deixe por mais 5 minutos no fogo;
- Desligue o fogo e tampe, deixando por mais 5 minutos;
- Depois coe e sirva.
3. Chá de casca de romã e orégano
Ingredientes
Publicidade
- 2 colheres (sopa) de casca de romã;
- 1 colher (sopa) de orégano seco;
- 300 ml de água.
Modo de preparo
- Coloque a casca da romã em uma panela junto com a água e leve ao fogo para ferver;
- Quando começar a borbulhar, deixe por mais 5 minutos fervendo;
- Desligue o fogo e transfira o chá para uma xícara já com o orégano;
- Tampe a xícara com um pires e deixe até esfriar;
- Depois coe e beba.
Anna Carolina informa que não é necessário beber mais de três xícaras do chá ao dia e comenta que o consumo do suco fresco da fruta também oferece bons resultados. Conheça também os benefícios do chá de alface.
Tais Romanelli
Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.