Canva
Frequentemente, surgem dietas milagrosas que prometem eliminar gordura em um curto período. As receitas de chá para emagrecer, por exemplo, são bem populares. Mas será que realmente fazem efeito? A nutricionista Suzana Bonumá explicou como emagrecer rápido com a ajuda dos chás, de forma saudável. Confira na matéria!
Conheça a especialista
Suzana Bonumá é nutricionista e especialista em Fisiologia do Exercício pela USP. Com uma abordagem prática, compartilha receitas fáceis de fazer nas redes sociais, visando promover hábitos alimentares equilibrados e saudáveis.7 chás para emagrecer com saúde
Desde a antiguidade, os chás são apreciados por serem saborosos e aromáticos, mas também por terem alto poder medicinal. Atualmente, muito se fala sobre os chás para emagrecer como um grande aliado nas dietas. Sendo assim, Suzana aponta os principais e como prepará-los:
Chá-verde
O chá-verde é feito com a planta Camellia sinensis. Segundo a nutricionista, ele “tem atividade lipolítica, antioxidante e termogênico”. Portanto, ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, a reduzir a gordura e o peso corporal. Além disso, é um chá diurético, então reduz o excesso de líquido no corpo.
Publicidade
Como preparar:
- Aqueça uma xícara de água filtrada até levantar fervura (a água não pode estar fervendo);
- Acrescente uma colher de chá de folhas de chá-verde;
- Cubra por cerca de 3 minutos, coe e beba.
Chá de hibisco
O hibisco possui “propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e auxilia no controle glicêmico”, explica. Assim como o chá-verde, ajuda a diminuir o inchaço corporal, pois aumenta a produção de urina, aliviando a retenção de líquido. O chá de hibisco também possui antocianinas – substâncias antioxidantes que reduzem a produção de células adiposas, impedindo o acúmulo de gordura.
Como preparar:
- Aqueça um litro de água a 90°C e adicione uma colher de sopa de folhas secas de hibisco;
- Deixe em infusão de 5 a 10 minutos e depois coe.
- Sirva quente ou frio.
Chá de erva-mate
Os benefícios do chá-mate são bastante conhecidos. A erva-mate, composta por fenólicos, cafeína e teobromina, “estimula o metabolismo e contribui com a oferta de energia, auxiliando no controle de açúcar no sangue e do apetite”. Esse chá para emagrecer também apresenta função diurética, ajudando a combater o inchaço no corpo.
Publicidade
Como preparar:
- Em uma panela, coloque uma xícara de água e leve para ferver;
- Desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de folhas torradas;
- Em seguida, tampe e deixe em infusão por 10 minutos;
- Por fim, coe e sirva quente ou gelado.
Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é preparado com o extrato da planta Equisetum arvense, originária das regiões pantanosas do Brasil. O extrato é composto por minerais, flavonoides, vitaminas, alcaloides e saponinas. Essa composição torna o chá um “potente diurético com atividade lipolítica, antioxidante e termogênica”, informa a nutricionista. Dessa maneira, combate a retenção de líquido e acelera a queima de gordura, tornando-se coadjuvante no processo de emagrecimento.
Como preparar:
- Ferva uma xícara de água e adicione uma colher do talo seco de cavalinha;
- Deixe em infusão de 5 a 10 minutos;
- Depois é só coar e beber.
Chá de canela
A canela apresenta atividade termogênica, imunoestimulante e antioxidante, então acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura. Além disso, a nutricionista aponta que o “chá de canela ajuda a controlar os níveis de glicose” – um fator importante para regular a diabete.
Como preparar:
- Em uma panela, adicione 2 xícaras de água;
- Coloque duas unidades de canela em pau e ferva por 5 minutos;
- Por fim, espere amornar, retire a canela em pau e beba.
Chá de gengibre
Segundo a profissional, “o principal componente do gengibre é o gingerol, um composto bioativo com propriedades termogênicas”. Portanto, é um excelente aliado para acelerar o metabolismo e queimar calorias. “Além disso, o chá de gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas”, acrescenta.
Como preparar:
- Ferva 150 ml de água com um pedaço de gengibre fresco picado ou ralado (cerca de 1 colher de chá);
- Após a fervura, tampe e aguarde 5 minutos;
- Coe e tome quando estiver morno.
Chá de melissa
Desde os tempos antigos, a melissa é uma das plantas mais utilizadas para fins medicinais. A nutricionista diz que o chá de melissa “auxilia no emagrecimento, pois ajuda a reduzir os níveis elevados de estresse, insônia e ansiedade. Assim, ajuda no controle alimentar”.
Como preparar:
- Ferva ½ litro de água e adicione uma colher de sopa de melissa seca;
- Deixe ferver por 5 minutos, desligue o fogo e mantenha o recipiente tampado por 10 minutos;
- Coe e beba ao longo do dia.
Chás realmente ajudam a emagrecer?
Por apresentarem ação diurética, termogênica e antioxidante, os chás auxiliam no processo de emagrecimento, sendo uma opção para acelerar o metabolismo e desinchar o corpo. No entanto, nenhum tipo de chá emagrece isoladamente. É fundamental seguir uma dieta adequada e praticar exercícios físicos regularmente, para obter resultados consistentes.
Segundo a nutricionista, fazer combinações de duas até três ervas pode potencializar os efeitos no emagrecimento. “Compre ervas frescas sempre que puder, para garantir as propriedades fitoquímicas, e não espere resultados de chás prontos”, orienta. Além disso, não é recomendado utilizar “metais para prepará-los, pois interferem negativamente nas suas propriedades naturais e no sabor”.
Relacionadas
Cuidados ao usar chás para emagrecer
Apesar de serem bebidas naturais, os chás apresentam contraindicações e devem ser ingeridos com cautela. Abaixo, a nutricionista cita os principais cuidados:
- Chá-verde: “por conter cafeína, não deve ser consumido em excesso e após o jantar”. Além disso, o chá “é proibido para gestantes e lactantes, bem como pessoas com anemia, doença renal crônica, hipertensas e sensíveis à cafeína”.
- Hibisco: “o chá de hibisco é diurético, portanto causa eliminação contínua de potássio e outros eletrólitos. Devido a isso, não é recomendado para pessoas com doenças cardíacas graves”.
- Erva-mate: “contraindicado para crianças, grávidas e lactantes. Por conter cafeína, o chá-mate não deve ser consumido por pessoas com insônia, ansiedade, labirintite, refluxo, úlceras e gastrite, e deve ser evitado após o jantar”.
- Cavalinha: “grávidas, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais” não devem ingerir a bebida.
- Canela: o chá de canela não é indicado para gestantes e pode gerar efeitos colaterais em pessoas com hipoglicemia. Quando ingerido em altas quantidades, pode intoxicar o fígado, aumentar os batimentos e a frequência cardíaca.
- Gengibre: “deve-se consumir até três xícaras por dia, sendo contraindicado para crianças com menos de seis anos, pessoas que fazem tratamento com anticoagulantes e/ou com problemas digestivos”.
- Melissa: “por ter efeito calmante, o chá de melissa não é recomendado durante atividades que exigem atenção plena, bem como para gestantes”.
O chá para emagrecer pode fazer parte da sua rotina, porém também é importante escolher alimentos leves para comer à noite. Eles facilitam a digestão e permitem um sono tranquilo. Dessa forma, você acorda com mais disposição para se cuidar e praticar atividades físicas!
Erika Balbino
Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.