iStock
O chá vermelho é um excelente aliado para a saúde, capaz de melhorar a qualidade de vida de quem o consome. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essa bebida. Por isso, conversamos com a nutricionista Paula Vargas (CRN 10 7321 – SC), que relevou todos os benefícios desse chá. Confira a seguir!
Benefícios do chá vermelho
Segundo Paula, “o chá vermelho, assim como o chá branco, é proveniente da mesma planta que o chá verde (Camellia sinensis). A principal diferença entre esses chás é o grau de fermentação, sendo que o chá vermelho tem 80%, o chá branco tem 5% e o chá verde tem zero. Além disso, a concentração de polifenóis taninos e cafeína presente em cada chá também varia”.
“O chá vermelho é submetido a um processo especial de fermentação, tendo assim propriedades medicinais distintas de qualquer outro chá. Ele é utilizado tradicionalmente para emagrecer, limpar o organismo e aumentar a qualidade de vida de quem o consome”, explica a nutricionista.
Além disso, “ele possui benefícios para prevenir a obesidade, é antidiabético, anticancerígeno, ajuda a emagrecer, reduz o colesterol alto e a gordura visceral. O chá também é fonte de vitaminas C, K, B1 e B2”, completa Paula. Veja mais benefícios a seguir:
Publicidade
Relacionadas
- Diminui o estresse oxidativo: a nutricionista complementa dizendo que “o chá vermelho contém boa quantidade de antioxidantes, impedindo a ação dos radicais livres e diminuindo o estresse oxidativo provindos de hábitos ruins (dormir pouco, alimentação inadequada, consumo de álcool, cigarro, estresse ou excesso de atividade físicas em atletas, por exemplo)”.
- Ajuda no emagrecimento: Paula explica que “o chá vermelho atua diretamente no metabolismo dos lipídeos e no tecido adiposo branco. Mostrou reduzir as concentrações de gordura, reduzir o aumento de peso e até mesmo aumentar o gasto calórico, fazendo que haja perda de peso. Vários estudos demonstraram que o chá pode reduzir a diferenciação e proliferação de adipócitos, lipogênese, massa gorda, peso corporal, absorção de gordura, apetite e níveis plasmáticos de triglicerídeos, ácidos graxos livres, colesterol, glicose, insulina e leptina”.
- Reduz o colesterol: “o uso contínuo desse chá pode ser favorável para reduzir os níveis de LDL-c. Ainda, o uso contínuo pode reduzir os triglicerídeos do tecido adiposo através da lipoproteína lipase, além de ser capaz de reduzir a gordura visceral e o LDL-c do corpo”.
- É antioxidante: a profissional explica que “esse chá também é anticancerígeno. Contém polifenóis que são úteis no tratamento de doenças, inflamações e estresse oxidativo”. Sendo assim, quem consome esse chá tem mais qualidade de vida.
- É digestivo e diurético: “por ter propriedades depurativas, ajuda a acelerar o metabolismo, favorece a digestão e ativa a circulação, prevenindo a retenção hídrica”.
Vários benefícios, não é mesmo? Mas a nutricionista dá a dica: “é importante lembrar que nenhum chá por si só faz milagre. O chá vermelho funciona como um complemento de uma alimentação equilibrada e saudável aliada a hábitos de vida adequados”.
Consumo e contraindicações
Sobre o consumo e as contraindicações, Paula diz que “recomenda-se o consumo de uma a duas xícaras por dia, assim como qualquer outro chá. O chá vermelho contém cafeína e pode ser prejudicial para pessoas sensíveis a ela, como nos casos de insônia ou hipertensão, além de não ser recomendado para mulheres grávidas”.
Como fazer o chá vermelho
Agora que você conheceu todos os benefícios desse chá, que tal aprender a prepará-lo? Acompanhe o passo a passo:
Ingredientes
- 1 colher de sopa de erva de chá vermelho
- 300 ml de água
Passo a passo
- Ferva a água e desligue o fogo;
- Em seguida, adicione a erva e deixe em infusão por 10 minutos;
- Pode ser servido quente ou frio, mas deve sempre ser consumido no mesmo dia.
Viu só como o consumo desse chá pode ser ótimo para a saúde? O importante, como Paula destaca, é aliar o consumo dessa bebida a hábitos saudáveis. Gostou do conteúdo? Aproveite e confira também todos os benefícios do chá de erva-doce!
Thais Regina
Meu amor pelas palavras é tão grande que ser redatora virou minha profissão. 25 anos, amante de gatos, livros, inverno e chá de camomila. Gosto de conversar sobre a vida, o universo e tudo mais.