iStock
Já se deparou com o chai latte em cardápios de alguma cafeteria? Essa é uma bebida tradicional indiana superdeliciosa que vem conquistando o paladar de muitas pessoas. Com sabores marcantes, o chai latte possui vários benefícios para a saúde. Ficou curiosa para saber mais sobre essa bebida? Veja, a seguir, a explicação da nutricionista Elaine Costa (CRN 8430) sobre o assunto e confira, ao final do texto, algumas receitas para testar já!
O que é chai latte
Segundo Elaine, o chai latte é tradicional da Índia e é uma “mistura do chá preto com leite e especiarias”. Para ela, essa combinação garante um sabor “intenso, mas ao mesmo tempo, é levemente picante e pode ser servido tanto quente quanto frio”. Além disso, essa bebida possui diversos benefícios à saúde, confira no próximo tópico.
5 benefícios do chai latte
Nada melhor do que consumir uma bebida saborosa e ainda desfrutar dos seus benefícios, não é mesmo? A combinação de chá preto e especiarias possui boas propriedades que auxiliam na manutenção da saúde do organismo. Dessa forma, confira, abaixo, os principais benefícios do chai latte:
Publicidade
- Favorece a digestão: segunda a nutricionista, a bebida potencializa as atividades do estômago, “reduzindo a sensação de inchaço e garantindo uma digestão mais natural”;
- Fortalece o sistema imunológico: “a ação dos antioxidantes encontrados no chá e nas especiarias são eficazes para aliviar sintomas de resfriados”, explicou Elaine;
- Possui ação energética: para a nutricionista, “o chai latte fornece energia e vitalidade ao organismo por conta da ação da teína encontrada no chá preto. Dessa forma, ao longo da digestão, são liberados substâncias energéticas”;
- Estimula o metabolismo: Elaine explicou que algumas especiarias utilizadas no chai, como a canela e o cardamomo, são capazes de ativar o metabolismo e, com o consumo regular, estimulam as “enzimas pancreáticas, melhorando o desenvolvimento das gorduras”;
- Regula níveis de gorduras no sangue: esse é um ótimo benefício para a saúde do sistema cardiovascular, porque “o chai latte é rico em polifenóis, que impede a adesão de gordura nas paredes das artérias”, completou Elaine.
Essa bebida é tudo de bom, né? Além de refrescar no verão ou aquecer no inverno, o chai latte possui propriedades excelentes para o organismo.
Relacionadas
Malefícios do chai latte
A nutricionista Elaine Costa explicou que não possui malefícios ou contraindicações. Para ela, a bebida “pode ser tomada diariamente, desde que haja um equilíbrio na quantidade diária e uma atenção especial na concentração das especiarias introduzidas na bebida”. Além disso, a nutri recomendou evitar o consumo durante o período da noite “para não ocorrer episódios de insônia”, afinal a bebida possui ação energética.
Ficou com vontade de provar essa bebida em casa? Veja, no próximo tópico, algumas receitinhas fáceis e práticas para você testar agora mesmo!
Receitas de chai latte
Confira, a seguir, diferentes receitas para você fazer uma deliciosa bebida indiana para aproveitar todos os seus sabores e benefícios:
Chai latte simples
Essa receita é supersimples e é a versão mais próxima à original. Primeiro é necessário saborizar o leite com as especiarias, que nesse caso foram usados a canela, cardamomo e gengibre. Depois, é só adicionar o chá preto, deixar em infusão por alguns minutos e aproveitar! Assista ao vídeo para saber mais detalhes.
Publicidade
Chai latte com mel
O mel nessa receita faz toda a diferença, seja para deixar a bebida mais doce ou apenas para agregar um sabor especial. Aqui, o chá preto é saborizado com as especiarias durante a infusão. Após isso, basta aquecer o leite e servir em uma caneca, colocando partes iguais do chá e do leite quente.
Chai latte vegano
É possível fazer uma versão dessa bebida indiana sem utilizar ingredientes de origem animal. Para deixar a bebida vegana, basta escolher o leite vegetal da sua preferência. Nesse vídeo, foi usado o leite de amendoim. O mix de especiarias nessa receita garante um toque especial e bem perfumado. Além dos temperinhos mais tradicionais, vale a pena adicionar um pouco de cravos-da-índia, pimenta-do-reino e noz-moscada.
Chai latte com açúcar mascavo
Utilizar o açúcar mascavo para fazer o chai latte pode deixar a bebida com uma cor mais dourada, além de ser um pouco mais saudável. Essa versão é muito prática e saborosa, você vai precisar ferver um pouco de água para adicionar as especiarias, o açúcar e o chá. Em seguida, é só acrescentar o leite aquecido e saborear!
Chai latte com baunilha
Quer uma bebida mais docinha? Então essa receita é para você! Nessa versão rápida você deve aquecer o leite para depois aromatizá-lo com anis, gengibre, canela e noz-moscada, por fim basta adicionar os sachês de chá preto e aguardar alguns minutos para fazer a infusão. Sirva quente ou gelado e aproveite!
Publicidade
Curtiu essas receitas de chai latte? Escolha a sua versão favorita e aproveite para desfrutar os seus benefícios agora mesmo! Com certeza você tem os ingredientes na sua dispensa. Aproveite e conheça outra bebida saborosa feita com especiarias, o golden milk.
Naomi Tanaka
Bióloga por formação, atualmente sou programadora júnior e redatora freelancer. Adoro um bom reality show trash, filmes de Natal e procuro sempre me aventurar em novos desafios.