iStock
A clara de ovo é uma opção acessível que traz melhorias para a face devido aos seus componentes. Apesar de ser um ingrediente simples, tem propriedades essenciais para a vitalidade da pele. Então, se você quer saber os benefícios, como usar a clara de ovo no rosto e ver dicas imperdíveis, acompanhe a matéria!
10 benefícios do uso de clara de ovo no rosto que vão ajudar a sua pele
Conversamos com Leonardo Abrucio (CRM 66591), dermatologista da BP – A Beneficiência Portuguesa, que chamou a atenção para as propriedades do ingrediente: “a clara de ovo é composta por cerca de 10% de proteínas, minerais e glicose e quase 90% de água”. Ele apontou também seus principais benefícios. Confira:
- Ajuda na formação de colágeno e elastina: a proteína da clara de ovo, chamada de albumina, colabora para formar as fibras de elastina e colágeno, essenciais para a nossa pele.
- Tem ação antioxidante por conter zinco, magnésio, selênio e vitamina B2, que possuem essa ação.
- Auxilia na hidratação da pele: por conta do potássio, que é um bom melhorador dessa função.
- Colabora para a ação cicatrizante: isso porque apresenta a vitamina A em sua composição.
- Ajuda a amenizar rugas: também por conta da vitamina A. Entretanto, o dermatologista alerta que o efeito é temporário.
- Melhora a acne: devido às suas propriedades adstringentes, que promovem a absorção de impurezas.
- Possui ação antibacteriana : pela presença da enzima lisozima, que destrói a parede das bactérias.
- Promove a redução dos poros: as propriedades da clara de ovo auxiliam nesse efeito, por conta da ação antibacteriana e adstringente.
- Ajuda a combater os radicais livres: componentes como a albumina, o zinco, o magnésio, o selênio e a vitamina B2 colaboram no combate aos radicais livres.
- Melhora a firmeza de peles maduras: pelas proteínas contidas na clara de ovo. O dermatologista aponta que a produção do colágeno diminui com a idade, principalmente nas pessoas com exposição prolongada aos raios solares, e a clara de ovo ajuda a manter a firmeza da pele.
Leonardo Abrucio faz uma ressalva: apesar de suas propriedades, a clara de ovo não tem ação clareadora. Para saber como aproveitar melhor as propriedades da clara de ovo no rosto, anote as dicas que separamos para você a seguir!
Publicidade
Como usar clara de ovo no rosto e aproveitar os seus benefícios
Perguntamos ao dermatologista sobre as melhores maneiras de usar a clara de ovo no rosto. Veja a seguir:
Relacionadas
Máscara de clara de ovo com leite e mel
O dermatologista recomenda a seguinte receita: misture uma clara de ovo, uma colher (chá) de leite e 3 gotas de mel; use uma colher para mexer os ingredientes. Em seguida, passe no rosto e cubra com papel toalha, papel higiênico ou filme de PVC. De acordo com Leonardo, essa mistura pode ser deixada a noite inteira na pele da face e pescoço, com frequência de até duas vezes por semana.
Clara de ovo e Maizena
Outra possibilidade é misturar uma clara de ovo com uma colher (sopa) de Maizena. Bata a clara em neve e junte com o amido de milho, até obter um creme homogêneo. Aplique no rosto e deixe por 5 minutos. “O amido de milho acalma e reduz a oleosidade, deixando a pele mais lisa e bonita”, aponta Leonardo Abrucio.
Clara de ovo e fermento biológico
Pode-se misturar uma clara de ovo com uma colher (chá) de fermento biológico para aplicar no rosto. Deixe agir durante a noite e, para potencializar o efeito, o dermatologista recomenda cobrir com papel filme de PVC. Segundo ele, o fermento é um produto biológico composto por fungos, mas não há evidências de redução de rugas e clareamento da pele.
Que tal experimentar o uso da clara de ovo no rosto e comprovar os benefícios? E se você ama receitas caseiras com ingredientes baratinhos e fáceis de encontrar, dê uma olhadinha também nesta matéria sobre babosa no rosto.
Publicidade
Isla Ramos
Moldada pelo universo das palavras e construindo em cada con(texto).