Bem-estar

5 coisas para fazer quando você não consegue dormir

Se você costuma rolar por longos minutos antes de pegar no sono, vale a pena ter essas dicas à mão na hora de dormir

Atualizado em 12.09.23

Foto: iStock

Todas nós já tivemos que enfrentar aquelas noites em que não conseguimos dormir. Você pode estar muito cansada, mas simplesmente não consegue cair no sono.

Talvez você esteja preocupada com uma reunião importante no dia seguinte, esteja chateada porque o crush não respondeu ou esteja envergonhada porque se lembrou de uma situação embaraçosa pela qual você passou há uma década.

Seja qual for o motivo para não conseguir dormir, passar longos minutos e horas esperando o despertador tocar não ajuda em nada.

Se você já tomou um banho quente, deixou o quarto escuro, eliminou os ruídos e mesmo assim não consegue dormir, dê uma olhada nestas 5 dicas que separamos para ajudar você a pegar no sono rapidinho.

Publicidade

1. Concentre-se em imagens relaxantes, não em carneirinhos

607502734Foto: iStock

Um estudo de 2010 da Universidade de Oxford descobriu que, diferente da crença popular, contar carneirinhos não exerce nenhum efeito sobre a indução do sono. Mas nem tudo está perdido, pois existe uma solução melhor.

De acordo com os pesquisadores, pensar em imagens relaxantes, de lugares serenos como uma praia ou uma paisagem repleta de montanhas, é muito mais eficiente para nos ajudar a acalmar o cérebro e cair no sono. Em média, os participantes do estudo que usaram essa técnica adormeceram 20 minutos antes do que aqueles que contaram carneirinhos ou não fizeram nada. Parece valer a pena.

2. Se você precisa contar alguma coisa, comece de trás para frente

Foto: Getty Images

Se você sente que você simplesmente precisa envolver números para pegar no sono, a dica é fazer isso de trás para frente e pensar em sequências em vez de sequências diretas. Isso significa que, em vez de começar do número 1 e contar indefinidamente até dormir, você pode, por exemplo, começar do 1.000 em direção ao 1, contando de 3 em 3 ou falando apenas os números ímpares.

Esse truque funciona como uma distração para o cérebro, capturando nossa atenção sem ser algo difícil e que poderia causar frustração, enquanto contar carneirinhos é fácil demais para a nossa mente.

Publicidade

3. Use a técnica de respiração 4-7-8

Foto: Getty Images

Existem algumas variações dessa técnica, mas o princípio é o mesmo: você deve inspirar, segurar o ar e expirar controlando por quantos segundos cada ação deve ser praticada. Nesse caso, o truque consiste em inspirar por quatro segundos, segurar o ar por sete e expirar por oito, repetidas vezes.

Outra técnica consiste em inspirar por três segundos e expirar por seis, então você pode escolher aquela com a qual você se sentir mais confortável. O objetivo desses padrões é desacelerar a respiração e fazer sua mente se concentrar nesse processo em vez de se preocupar com o chefe ou as contas.

4. Use a imaginação ativa

Foto: Getty Images

A imaginação ativa é uma técnica de indução do sono que lembra a meditação ativa. Ela envolve se acomodar em uma posição confortável, relaxando todo o corpo, respirar lentamente e se concentrar uma situação, objeto ou lugar que faça você se sentir tranquila.

O sucesso dessa técnica depende de a experiência ser extremamente individual, o que significa que não adianta imaginar uma praia aleatória. Para que a imaginação ativa funcione, você deve se concentrar em situações que sejam genuinamente emocionantes, relaxantes e positivas para você, como o seu quarto da infância ou o cheiro da casa da sua avó na hora do lanche.

5. Pratique a interrupção de pensamentos

Foto: iStock

Você está na sua cama, pronta para dormir, com lençóis recém-lavados e um pijama macio. Porém, em vez de pegar no sono, você está pensando em tudo o que pode sair errado na sua reunião com o chefe amanhã ou em uma bobagem que você disse há 5 anos para um ex-ficante.

Publicidade

Nesse caso, pode ser difícil se concentrar em uma imagem relaxante, mas existe outra técnica que você pode usar. Quando esses pensamentos tomarem conta da sua mente, você deve pensar em um sonoro PARE!, em letras maiúsculas, como se fosse uma placa de trânsito gigante. Isso ajudará seu cérebro a desviar desses pensamentos de ansiedade. Se eles voltarem, repita a técnica.

Ter uma ou outra noite mal dormida é normal, embora seja desagradável. Porém, se a dificuldade para pegar no sono for um problema recorrente na sua vida, não deixe de consultar um médico para investigar os motivos. Você sabia que a dificuldade para dormir pode ser causada pelo seu colchão? Descubra quando trocar seu colchão e assegure uma boa noite de sono.

Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.