COLUNA

Descubra as quatro fantasias que você deve evitar neste Carnaval

Dicas de Mulher

Ó abre alas, minha foliã! É Carnaval e os papéis que você vai representar no bloquinho é você quem escolhe!

Você pode até não gostar de Carnaval, mas não pode negar que vestir certas fantasias faz parte da vida. Em cada fase, assumimos papéis que constroem o caminho para alcançarmos nossos objetivos e planos. Algumas máscaras também são colocadas ao longo do processo para evitar a fadiga – umas permanecem, outras caem.

O fato é que o Carnaval tem esse ar de criatividade, brincadeira e ilusão. Para te ajudar a seguir na folia dos dias (porque todo Carnaval tem seu fim), elenquei quatro fantasias que vejo as mulheres usarem com frequência e que precisam ser abandonadas já!

1. Mulher-Maravilha

Sim, a Gal Gardot está fenomenal no filme ‘Wonder Woman’. Mas você sabe que a Mulher-Maravilha que você encarna no seu dia a dia está bem longe da representação midiática, não sabe? A mania de resolver tudo, de suportar todo o sofrimento sem pedir ajuda, de salvar pessoas que não querem ser salvas, de querer ser perfeita para todo mundo…

Talvez aquilo que você veja como fantasia de Mulher-Maravilha esteja mais para sobrecarga mental e física e acaba se tornando a fantasia de papel de trouxa. Por isso, atenção: mulheres guerreiras assumem lideranças, enfrentam batalhas difíceis, contam com suas irmãs e amigas Amazonas, não desistem do que desejam e, é claro, se permitem curtir o Carnaval do jeito que quiserem!

2. Policial

Se você é do tipo que encarna a FBI com suas amigas ou com seu par romântico, fique esperta: essa fantasia já saiu de moda! Passar horas nas redes sociais fiscalizando like não faz bem para suas relações e nem para sua saúde mental. Se você não se sente segura com as pessoas que estão ao seu lado, repense suas escolhas.

Publicidade

Se você não consegue confiar em ninguém, reflita sobre a causa de sua baixa autoestima (alô, terapia!). Ninguém gosta de ser vigiado o tempo todo, e se você veste a fantasia de policial com as pessoas que ama, quem vai acabar presa (no próprio sintoma) é você.

3. Bela adormecida

A vida passando e você aí dormindo… Essa é a fantasia que você usa quando acha que só o outro pode te salvar, quando ainda cai no conto dos relacionamentos perfeitos e pensa que existe a metade da laranja, o par perfeito, o feliz para sempre…

Relacionar-se é uma eterna construção, mais alta que uma torre, com altos e baixos. Ao contrário da Mulher-Maravilha, a Bela Adormecida está sonhando com o príncipe encantado quando poderia estar aproveitando muito o Carnaval com as amigas. Acorda, Bela!

4. Anjo

A sina da mulher anjo é não saber dizer “não”. Para ser amada por todo mundo, ajuda sem cobrar, escuta sem falar, se machuca para não machucar o outro. Quando você usa a fantasia de anjo, acha que merece o céu, porém, na verdade, a diversão fica toda no plano terrestre.

Dar limites aos outros é fundamental para, também, ser uma boa pessoa. Então, liberte-se do moralismo para enfrentar, de fato, seus desejos e vontades, inclusive no Carnaval. Afinal de contas, “não existe pecado do lado de baixo do Equador…”.

E aí, se identificou com alguma delas? Um toque de fantasia sempre nos possibilita encontrar nossa criança interior, relembrar antigos desejos e celebrar. Basta sabermos quais papéis queremos adotar para seguir com mais prazer, alegria e autenticidade!

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Dicas de Mulher.

Psicanalista e Palestrante, graduada em Psicologia e em Letras, com Mestrado e Doutorado em Linguística e Pós-Graduada em Sexualidade Humana. Dedica sua carreira ao desenvolvimento de mulheres líderes no trabalho, nos relacionamentos e na vida. É autora do livro "A linguagem da loucura" e empresária, ama comunicação, esportes, viagens e celebrações.