Canva
Muitas vezes, mexer com coloração exige o desbotamento do cabelo. Para garantir um bom resultado, é importante saber como clarear os fios de uma forma uniforme e segura. A cabeleireira Jéssica Carmo, especialista em colorimetria, apresenta diversas formas de obter fios mais claros e compartilha diversas dicas sobre o assunto. Confira!
Como clarear o cabelo?
De acordo com Carmo, existem diversos métodos que podem ser utilizados para clarear o cabelo e tudo depende da condição atual dos fios. Os cabelos com coloração e/ou tonalizantes “precisam passar por processos de descoloração com pó descolorante com amônia e peróxido de hidrogênio ou produtos sem amônia e com a mesma função descolorante”.
Já para cabelos naturais, é possível usar “colorações com ou sem amônia, clareadores sintéticos (como shampoo, condicionador, loções e máscaras) e clareadores naturais (como henna, camomila, mel, vinagre, limão, bicarbonato, leite, ruibarbo, canela, vitamina C, sal e até mesmo cebola)”.
Relacionadas
O que fazer para clarear o cabelo rápido?
A especialista explica que o método mais rápido é “utilizar descolorantes, mas esse procedimento deve ser executado apenas por profissionais capacitados”, pois se trata de um processo químico que pode desgastar os fios.
Publicidade
Ela também explica que clarear e descolorir são dois processos muito diferentes. Utilizar métodos menos agressivos é uma forma de clarear os fios, mas somente os descolorantes conseguem abrir o tom do cabelo para uma mudança mais drástica.
Existem riscos para os cabelos?
A profissional destaca que existem mais riscos no processo de descoloração, uma vez que “toda descoloração possui riscos de rompimento da fibra capilar, ocasionada pela abertura exagerada das cutículas. Feito de maneira irresponsável pode resultar em fios elásticos e frágeis”.
Assim, as formas mais seguras de clarear os cabelos são pelos métodos de colorações ou de clareamento natural. “O clareamento natural também requer cuidados, porque abrem as cutículas dos fios para retirar pigmentos. Entretanto, são menos agressivos, tornando o processo de clareamento um pouco mais lento”, afirma.
Como clarear o cabelo naturalmente?
Carmo explica que “os métodos naturais só funcionam se os fios forem livres de processos químicos ou colorações”. No entanto, eles não são recomendados para todas as tonalidades de cabelo, principalmente para mulheres que desejam tons extremamente claros.
Além disso, “esse método é recomendado apenas para cabelo loiro natural ou castanho-claro”. Utilizando clareadores naturais, essas tonalidades mais claras ganham uma cor “mais quente e seus reflexos variam entre dourado, acobreado ou avermelhado, dependendo da tonalidade do cabelo”.
Já em tonalidades naturais mais escuras, que vão do castanho-claro ao preto, os métodos naturais “requerem mais aplicações para revelar reflexos mais claros, podendo prejudicar os fios”. Ela reforça que “todo cabelo clareado deve ser tratado adequadamente para evitar quebras”.
Publicidade
Como clarear o cabelo com camomila
“O método mais conhecido e mais utilizado é utilizando o extrato de camomila, seja no chá ou no shampoo”, explica. Além disso, o método funciona apenas em louro-escuro ou tons mais claros, pois “a camomila possui pigmentos amarelos e violetas que, levemente, realçam a cor e o brilho dos fios”. Assim, “você não irá notar diferença nas primeiras aplicações, caso seu cabelo seja loiro escuro”. Para clarear o cabelo com chá de camomila, a profissional explica o passo a passo:
- Fazer o chá normalmente, com a proporção de 1 xícara de flor seca de camomila ou 4 sachês de chá para 500 ml de água fervente;
- Deixe o chá repousar por uma hora;
- Depois, lave o cabelo com o líquido e deixe agir por 25 minutos;
- Lave o cabelo normalmente;
- Repita o processo quantas vezes achar necessário.
Como clarear o cabelo com canela
A profissional explica que a canela “possui ativos que clareiam os fios e fortalece a fibra capilar, promovendo o crescimento saudável dos fios” e pode ser utilizada como método de clareamento. Ela explica como deve ser feito o processo:
- Misture 2 colheres de chá de canela em pó em 4 colheres de sopa de qualquer máscara de hidratação e reserve;
- Lave os cabelos com um shampoo de brilho iluminador;
- Aplique a mistura e deixe agir por 20 minutos;
- Finalize com um condicionador da mesma linha.
Como clarear o cabelo com mel
A especialista explica que o uso do mel “faz bem para o cabelo, pois hidrata e nutre os fios. Já para clarear o cabelo, o uso deve ser constante para dar resultado”. Siga os passos da especialista:
- Prepare uma mistura de mel e água ou mel e condicionador;
- Enluve o cabelo com essa mistura, tomando cuidado para aplicar mecha por mecha;
- Deixe agir por 2 horas, com o cabelo envolto em uma touca térmica ou plástica;
- Depois é só enxaguar e finalizar como de costume.
Como clarear o cabelo com vinagre
Carmo explica que além de clarear os fios, o vinagre pode “diminuir a oleosidade do couro cabeludo, equilibrar o pH do cabelo e agir como um reconstrutor para selar as pontas”. Ela ensina como utilizá-lo:
- Misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã em 6 colheres de sopa de água;
- Aplique nos cabelos limpos;
- Deixe agir por 15 minutos e enxágue;
- Repita o processo semanalmente para garantir resultado.
Como clarear o cabelo com limão
Outra forma de clarear o cabelo naturalmente é com a utilização de limão. A profissional explica que “o limão atua junto aos raios de sol para clarear e potencializar os resultados”. Para potencializar o resultado, você ainda pode “adicionar condicionador e canela no suco de limão”. O passo a passo é o seguinte:
- Faça uma mistura homogênea de suco de limão com condicionador e canela;
- Borrife a mistura nos fios;
- Tome de 3 a 4 banhos de sol por dia, com duração entre 1 ou 2 horas;
- Enxágue e hidrate o cabelo após o procedimento.
Como clarear o cabelo com casca de cebola
Uma das opções menos óbvias apresentadas pela profissional é o clareamento com casca de cebola. Apesar de diferente, a cebola auxilia no crescimento do cabelo. Confira o passo a passo:
- Faça um chá com casca de duas cebolas e 500 ml de água;
- Deixar esfriar e aplique o chá nos cabelos;
- Deixe agir por 30 minutos;
- Enxágue e lave o cabelo normalmente.
Como clarear o cabelo com ruibarbo
O ruibarbo pode não ser uma hortaliça tão famosa, mas essa planta pode ser uma opção para clarear os fios. Além dessa função, aplicar ruibarbo nos fios é uma forma de estimular o brilho natural do cabelo. Aprenda como fazer:
- Ferva ¼ de xícara de ruibarbo picado em 2 copos de água;
- Coe, enxágue o cabelo com o líquido e deixe agir por 10 minutos;
- Enxágue e lave o cabelo como de costume.
Existem muitas opções para clarear o cabelo com ingredientes naturais, não é mesmo? Na hora de escolher o seu método, considere os ingredientes você encontra facilmente, pois será necessário aplicar a mistura várias vezes para obter resultado.
Publicidade
Como clarear o cabelo com tinta
A profissional explica que o clareamento com tinta pode causar danos aos fios, pois é realizado “a mistura de massa colorante e peróxido de hidrogênio, com ou sem amônia”. Para um procedimento seguro, descolora o cabelo com uma profissional.
Entretanto, saiba que “não é necessário descolorir o cabelo para clarear os fios, pois é possível atingir uma boa tonalidade com colorações”. Para esse tipo de procedimento, Carmo ressalta que pode não funcionar se “a cliente desejar tons muito claros, se o cabelo já foi colorido anteriormente ou passado por procedimentos químicos que impermeabiliza os fios, como progressivas e botox”.
Ela complementa que “fazer uma descoloração é extremamente complexo, pois abre a cutícula dos cabelos, deixando os fios mais frágeis e aumentando o risco de quebra. São diversas etapas e pode ser um processo demorado”.
Tutoriais caseiros de como clarear o cabelo
Se você se interessou pelos métodos de clareamento naturais, então essa é a hora de aprender um pouco mais sobre esses processos. Nos vídeos selecionados, você confere processos naturais e caseiros de clareamento e o seu resultado:
Clareando o cabelo com camomila
No vídeo, você aprende a clarear o cabelo com o chá de camomila. Você pode colocar o chá morno em um borrifador para garantir um resultado mais homogêneo. Depois disso, é só ficar um tempinho no sol e finalizar o cabelo com secador. O resultado pode ser potencializado se você utilizar um shampoo clareador.
Misturando diversas receitinhas
Que tal misturar diversos produtos naturais que clareiam o cabelo para garantir resultado? Nesse vídeo você confere uma mistura de leite, chá de camomila, casca de cebola e canela em pó. Não precisa ficar com receio do cheiro, pois a casca da cebola não deixa odor nos fios.
Resultado do uso constante de clareadores naturais
Aqui você vai ver o resultado do uso constante do clareador com camomila, leite, casca de cebola e canela em pó. A blogueira relata que já está usando essa receita há quatro anos e comprova os resultados com fotos de antes e depois. Aqui, a persistência e paciência são aliadas poderosas!
Clareando o cabelo com leite, limão, mel e canela em pó
Diferente das receitas anteriores, você não pode sair no sol com essa misturinha. Isso porque a receita leva limão, que causa queimaduras com a exposição ao sol. Por isso, a recomendação é fazer a aplicação no período da noite. A combinação clareadora escolhida leva leite, limão, mel, canela e condicionador para facilitar a aplicação.
Já deu para ver que as opções são amplas quando se trata de formas naturais para clarear os cabelos. Lembre-se que por serem receitas naturais, o resultado é mais lento e requer mais de uma aplicação. Continue a leitura para conferir outras formas de clarear os cabelos que proporcionam efeitos mais rápidos.
Qual o melhor produto para clarear o cabelo?
Se você quer fios mais claros e com efeitos rápidos, o melhor é fazer o processo de descoloração. Para evitar danos, busque utilizar produtos seguros e crie uma boa rotina de cronograma capilar. Confira os produtos de descoloração indicados pela profissional:
1. Lightner Diamond, da Cless – $
Esse produto se trata de um pó descolorante, utilizado no clareamento de até 10 tons. Sua fórmula contém minerais que minimizam os danos causados aos cabelos durante o processo de descoloração.
“Se você precisa descolorir os cabelos para aplicar outras tinturas ou abrir poucos tons, este pó descolorante é uma opção barata que cumpre com a meta. Ele possui cristais de diamantes, minimizando os danos do fio.”
2. BB Bleach High Lift, da Alfaparf – $$
Pó branco descolorante, utilizado para manter o nível de desbotamento sob controle. O produto é fácil de misturar e você ainda consegue criar um creme homogêneo para aplicar nos cabelos.
“De uso profissional, com alto poder de clareamento. Além de rápido, o produto traz pouco danos aos fios. Na fórmula você encontra queratina, para reconstruir o fio, e óleo de marula, para mais brilho e revitalização. Também conta com o óleo de semente de chia, um antioxidante que atua como protetor da fibra capilar. Ele é excelente para quem almeja cabelos platinados, pois possui argila branca para deixar os fios macios.”
3. Amend Luxe Creations Blonde Care – $$$
O pó descolorante dessa linha abre até 9 tons e conta com uma fórmula que garante condicionamento extra aos fios. Assim, o produto minimiza danos causados pelo processo de descoloração.
“Esse produto resseca menos os fios e possui alto poder de clareamento. Além disso, ele possui um bom custo-benefício.”
4. Professionals Blondor Multi Blondor – $$$$
Um produto de linha profissional, contém propriedades que reduz as chances de tons laranja e amarelados durante o processo de descoloração. Pode ser utilizado em cabelos previamente coloridos.
“Este é um produto profissional que traz uma descoloração uniforme e estável, clareando até 7 tons dos fios. O resultado do clareamento é cabelos saudáveis.”
5. Schwarzkopf Professional BlondMe Bond Enforcing Pó Descolorante Premium – $$$$$
Também se trata de um pó descolorante profissional com alto poder de clareamento. De fácil mistura e com propriedades protetoras, o produto minimiza os estragos causados pelo processo de descoloração.
“O produto possui um bom desempenho. Ele traz um loiro perfeito e suas substâncias são poderosas e protetoras, minimizando a queda e os danos durante a aplicação. Também possui agentes que neutralizam subtons quentes e abre em até 9 tons.”
Opções é o que não faltam na hora de escolher clarear o cabelo. Após obter o tão sonhado cabelo loiro, não se esqueça de usar bons produtos para manutenção, além de manter uma boa rotina de cuidados.
Victória Vischi
Jornalista e produtora de conteúdo. Fã de cultura POP com interesse em Estudos Culturais, tentando acumular o maior número possível de hobbies nas horas vagas.