Como cortar sua própria franja e escolher o modelo ideal para você
Curta, reta, desfiada, lateral... Com certeza há uma franja que combina com você!
As franjas vêm e vão no mundo da moda. Há pessoas que acreditam ser um corte de criança. Mas a verdade é que as franjas carregam muito estilo e personalidade e podem revelar muito sobre quem você é.
Porém, quem já teve franja sabe que ela é um pouco complicada. A manutenção deve ser feita com frequência para não deixar o corte se perder, nem atrapalhar sua visão. Muitas vezes a preguiça e até seu dinheiro não deixam você fazer visitas frequentes à sua cabeleireira ou cabeleireiro. Como manter a franja impecável com tantos obstáculos?
A solução para este impasse pode ser você mesma, tesoura e pente. Exatamente, contando sua franja sozinha, você consegue se livrar de todas as desculpas e ter o cabelo sempre bem cortado. E não é uma tarefa tão difícil assim. Confira tutoriais para aprender a cortar sua própria franja e dicas de especialista para decidir qual é a melhor franja para você!
5 tutoriais para cortar a franja em casa
Não está mais dando para segurar a vontade de passar a tesoura na franja? Calma. Até mesmo para cortar seu cabelo sozinha é preciso um pouco de técnica e alguns truques.
Publicidade
Nós selecionamos 5 vídeos para te ajudar a cortar a franja em sua casa. De maneiras fáceis e que funcionam, você mudará completamente seu visual.
Relacionadas
Franja longa
De um jeito muito fácil e rápido, Jennifer nos ensina a cortar uma franja reta e mais alongada. Mas tome cuidado se for repicá-la depois de cortada, pode parecer que não está tirando muito da franja, mas dependendo da tesourada, tira bastante cabelo sim.
Franja cacheada
Quem falou que as cacheadas não podem ter franjas? Aprenda a cortar seus cachos de uma forma muito fácil. O segredo é ter paciência e não cortar muito, pois ela poderá encolher.
Franja lateral
Esse vídeo é uma boa para quem quer começar a usar uma franja, mas não quer se arriscar muito. Ela é superversátil e linda.
Franja curtinha
As franjas curtinhas são supercharmosas e descoladas. Porém, é um tanto mais complicada, pois o corte precisa ser certeiro e reto. Tenha muito cuidado e paciência ao cortar.
Franja oval
Com apenas uma tesourada você tem uma franja incrível e muito prática. Apesar de ser fácil, o corte deve ser preciso para a franja ficar bem certinha.
Publicidade
Cortar a franja sozinha é uma decisão incrível. É muito bom quando queremos mudar e nós mesmas conseguimos nos proporcionar isso. Porém, lembre-se sempre de tomar cuidado para não cortar demais ou torto. Mas caso isso aconteça, procure um profissional hábil para ajudá-la.
Qual a franja ideal para você
Antes de fazer uma franja, você precisa saber se ela combina mesmo com você. Por isso, conversamos com a cabeleireira e visagista, Luísa Fregonezi, para você saber o que deve levar em conta na hora de escolher uma franja.
Para Luísa, o mais importante é você saber o que quer comunicar com essa franja, pois cada corte atribui uma imagem diferente à pessoa. Há franjas que te deixarão mais romântica, outras mais jovem e moderna.
- Franja lateral: um corte mais longo e na diagonal comunica mais movimento e dinamicidade. É ideal para quem quer passar uma imagem de movimento e agilidade. Além de dar um ar de jovialidade. O bacana dessa franja é que ela é muito versátil, fácil de prender, dá para escovar e deixá-la mais curta, ou alisar e dar um aspecto mais comprido. Combina muito com rostos mais arredondados, pois ajudam a amenizar o formato.
- Franja reta longa: a franja reta atribui uma imagem mais infantilizada da mulher, pois ela cobre toda a testa, responsável por representar o intelecto na percepção tanto de quem olha a franja, quanto de quem a usa. Passa a imagem de uma pessoa muito emotiva e sensível, dando mais destaque aos olhos. É uma franja mais tradicional e a linha reta que se forma em seu rosto a deixa com uma aparência inflexível e pouco dinâmica. É indicada para formatos de rosto oval e triangular. É uma franja um pouco mais trabalhosa para cuidar, seu corte deve ser refeito com frequência, para não atrapalhar a visão. É importante ter cautela ao cortar, para que ela não fique torta.
- Franja ovalada: a franja que é mais curta no centro da testa e um pouco maior nas laterais confere um ar introspectivo e de timidez à pessoa. O formato de meia-lua caracteriza uma mulher mais serena e quieta. É uma franja um pouco mais dinâmica, jogando-a para o lado, você tem um visual bem diferente e mais despojado. Também é uma franja fácil de “encurtar” e “alongar”. Fica muito boa em rostos quadrados e ovais.
- Franja reta curtinha assim como a franja reta mais comprida, a franja curtinha cortada reta representa uma mulher mais imóvel, cria uma imagem de barreira, mesmo com um pedaço da testa à mostra. É um pouco mais descolada da reta comprida, porém não deixa de ter esse aspecto tradicional e de emotividade. Sua manutenção deve ser feita com frequência para não se perder do curtinho e se transformar numa franja mais longa. Além de que o cabelo possui um crescimento desigual, portanto as pontas devem ser aparadas com certa frequência para estar sempre bem retinha. Combina com rostos de formato mais alongado, como o oval.
- Franja desfiada curtinha é uma franja ideal para mulheres modernas e com espírito jovem. Ela passa uma imagem mais dinâmica e de flexibilidade. Além de estar super em alta. Para que ela fique sempre curtinha é preciso cortá-la de vez em quando, porém, o fato de ela ser desfiada, ajuda a disfarçar quando começa a crescer. É só jogá-la para o lado que ela continuará linda. Fica bem em quem tem o formato do rosto mais alongado.
Decidir qual franja cortar ficou muito mais fácil com as dicas da Luísa, não é mesmo? O segredo é descobrir a imagem que você quer passar com seu cabelo e perceber se essa imagem representa mesmo você.
20 cortes de cabelo com franja para inspirar seu visual
São muitos tipos e formatos de franja que nós podemos usar. Mas para te ajudar a se encantar de vez por esse corte, separamos algumas fotos para te convencer a passar a tesoura no cabelo!
1. As franjas deixam qualquer uma mais charmosa
2. Ficam lindas independente do comprimento
3. As desfiadas combinam muito com um cabelo bem curtinho
4. Uma franja lateral bagunçadinha pode ser a mudança que você está procurando
5. É inegável o encanto das franjas curtinhas
6. Quanto mais desfiadas mais descoladas as franjas são
7. Franjas retas são muito delicadas
8. E também são divertidas
9. É impossível não se apaixonar por elas
10. É impossível não ficar estilosa com esse look
11. O corte chanel combina demais com uma franjinha
12. E os compridos também
13. As franjas ovaladas casam perfeitamente com um coque
14. Os cachos ganharam ainda mais personalidade com essa franja
15. Franjas e cores ficam lindas na mesma combinação
16. Ainda restam dúvidas?
17. Mas menos cheias são igualmente incríveis
18. As franjas são realmente lindas, independente do estilo
Não dá para ver tanta franja linda sem se deixar encantar por elas. Se permita querer e fazer uma franja. Mas lembre-se: a franja ideal é aquela que te faz feliz!
Camila Mocki
Comunicóloga pós-graduada em Produção de Moda e Styling. Apaixonada por cultura, moda e todas as formas de expressão. É uma típica sagitariana, otimista e cheia de energia. Ama cozinhar e dar festas de aniversário.