Como desenformar bolo: dicas e truques para tirar o bolo da forma com perfeição
Precisa deixar esfriar? Pode untar com manteiga? Saiba quais cuidados você deve tomar para desenformar um bolo sem esfarelar
Atire o primeiro pedaço de bolo quebrado quem nunca ficou decepcionada porque foi desenformar e esfarelou o bolo inteiro.
O bolo pode até estar gostoso e com a massa fofinha, mas nós também queremos que ele fique bonito, certo? Afinal, você pode querer exibi-lo para as visitas ou mesmo postar uma foto da sua criação no Instagram – e um bolo esfarelado não vai fazer muito sucesso.
Seja pela falta de experiência ou pelo excesso de ansiedade, saiba que você não está sozinha ao acabar com um bolo todo quebrado. Porém, isso não é motivo para desanimar.
Tomando alguns cuidados e executando medidas bem simples antes e depois de assar seu bolo, vai ficar bem mais fácil conseguir tirá-lo inteirinho da forma. Anote nossas dicas:
Publicidade
1. Espere o bolo ficar na temperatura ideal
Se você acabou de tirar o bolo do forno, nem pense em desenformá-lo ainda quente, pois é desastre na certa. A ansiedade é grande, a gente sabe, mas a chance de algo sair errado também é.
Relacionadas
Por isso, o melhor a fazer é esperar o bolo ficar morno e desenformar. Você não precisa nem deve esperar que ele esfrie completamente, pois, nesse caso, ele também pode esfarelar.
2. Como untar e enfarinhar a forma
Você pode usar óleo ou manteiga para untar a forma, pois os dois funcionam bem. A diferença é que o óleo poderá deixar um gosto que não combina muito bem com o bolo, enquanto a manteiga é mais neutra.
Escolhida a gordura que você vai usar, utilize um guardanapo de papel ou uma folha de papel-toalha para espalhá-la muito bem pela forma, sem se esquecer dos cantinhos nem economizar!
Publicidade
Em seguida, coloque de duas a três colheres de sopa de farinha na forma e faça movimentos para que ela grude na manteiga ou no óleo. Ao final, vire a forma para descartar o que sobrou da farinha.
3. Não use margarina para untar
Você até pode usar margarina para untar a forma, mas só se ela tiver mais de 74% de lipídios em sua composição (o que você pode descobrir verificando na embalagem). Ou seja, nada de usar margarina light para essa função, pois não vai dar muito certo.
A explicação para isso é que a margarina costuma ter muita água em sua composição e, com o calor do forno, essa água vai evaporar, deixando o fundo do bolo ressecado e mais propenso a ficar grudado na forma.
4. Deixe a forma na geladeira
Se você deixa para untar e enfarinhar a forma na hora de assar o bolo, saiba que pode ser mais interessante fazer esses processos com antecedência e colocar a forma na geladeira por cerca de 10 minutos.
Quando é submetida a uma temperatura mais baixa, a manteiga fica mais consistente e demora mais para derreter no forno. Dessa maneira, o fundo e as laterais da sua forma vão ficar untados por mais tempo, facilitando na hora de desenformar.
5. Forma de bolo tradicional
Além das dicas acima, utilize uma faca ou espátula para desgrudar as bordas do bolo das laterais da forma, pois isso vai auxiliar quando você for removê-lo completamente.
6. Forma com furo no meio
No caso das formas com um furo no meio, jogue um pouco de farinha por cima e faça movimentos para que ela caia pelas bordas. Bata levemente na forma pelo lado externo antes de virá-la para desenformar.
7. Bolos cremosos (aipim, milho, fubá cremoso etc.)
Diferente dos bolos que são naturalmente mais secos, como os bolos de chocolate e cenoura, que são desenformados mais facilmente, os bolos cremosos precisam de mais cuidados para não quebrar.
Nesse caso, você pode trocar a farinha de trigo por farinha de rosca, que é mais grossa e vai proteger mais o seu bolo do esfarelamento. Outra dica é untar a forma normalmente, revesti-la com uma folha de papel-manteiga e untar novamente por cima do papel, garantindo que nada vai ficar grudado.
Seguindo essas dicas, seus bolos vão ficar saborosos e inteiros, permitindo uma bela apresentação. Siga agora para receitas de bentô cake e teste tudo o que aprendeu.
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.