Como lidar com o fantasma da ex do seu namorado
Confie em você e, principalmente, não responda às provocações
Você de repente encontrou o homem ideal para a sua vida. Ele é carinhoso, romântico, tem um papo bacana, te enche de elogios e de declarações de amor. Mas é claro que quase todas as pessoas têm um passado que envolve outros relacionamentos e é ai que nos deparamos com o fantasma da ex-namorada.
A alma penada provavelmente viu a felicidade do gato e resolveu aparecer, ligar e mandar recados para lembra-lo de sua existência. Diante dessa situação qualquer namorada ficaria irritada e com ciúmes, é claro, mas pondere para não deixar a ex atrapalhar o seu relacionamento.
Como namorada atual você não deve cair na provocação dela. Preocupe-se apenas com você e seu gato e não responda ou vá falar com a ex, pois sem respostas ela logo desistirá das investidas. De acordo com o psicólogo e terapeuta de casais, Antônio Carlos Alves de Araújo, a responsabilidade de lidar com a ex-namorada é do homem. “Ele tem que administrar esta situação e se a pessoa estiver causando problemas, é papel dele conversar e resolver os conflitos com ela”, explica.
Isso não significa que você tem que aceitar todas as situações e ficar calada. O ideal é que você se abra com o seu parceiro e sinalize que não gostou de determinada atitude. Mas é importante ser clara, objetiva e evitar discussões. O que a ex provavelmente quer é atrapalhar a relação entre vocês, e se, por causa dela, o casal passa a brigar demais, a moça alcançará seu objetivo.
Publicidade
Quando a ex em questão é ex-mulher e tem filhos com o seu namorado é preciso ter mais cuidado ainda, já que dar fim aos contatos dela é praticamente impossível. Eles terão assuntos para resolver quase sempre. Procure agir naturalmente quando isso acontecer e esclareça para o homem que ele pode falar abertamente com você sobre os problemas com os filhos e os assuntos que trata com a mãe deles. Essa atitude, além de demonstrar sua confiança, fará com que a sua relação com a ex seja mais fácil.
A dica mais importante é confiar em você mesmo e nas suas qualidades e não deixar se abater caso a ex fique atrás do seu namorado. Lembre-se uma mulher confiante transmite esse sentimento aos outros. Se o relacionamento deles terminou é porque existia um problema – ou a falta de sentimentos – então as chances do seu parceiro querer reatar essa relação é quase zero.
Mas fique atenta às atitudes do homem. “Se ele não consegue se desvincular de vez da ex-namorada, provavelmente é porque, de alguma forma, ainda está envolvido naquela relação e não está pronto para começar uma nova”, explica o terapeuta. Neste caso é preciso abrir o jogo com o parceiro e procurar uma pessoa que esteja realmente disponível.
Gisele Macedo Sá
Profissional de Comunicação com foco em digital performance, graduada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Tenho facilidade em atuar com profissionais multidisciplinares e também em projetos simultâneos, com linguagem e públicos diferentes.