Foto: iStock
Você provavelmente já ouviu falar sobre algum benefício que a babosa oferece, especialmente aos cabelos… Não por acaso ela está presente em muitas fórmulas de xampus, condicionadores, entre outros produtos para os fios e para os cuidados com a beleza em geral!
Também conhecida como aloe vera, a babosa é uma planta que tem propriedades regeneradoras e funciona como um antioxidante natural, de acordo com o terapeuta capilar Alex Gomes, da Esmell Leblon.
Vale destacar que a maior parte dos nutrientes da babosa está na polpa (um gel) da planta, e é exatamente esta a parte utilizada tanto nos cosméticos como em receitas caseiras.
Hidratação, brilho, vitalidade… Essas são apenas algumas vantagens que a babosa traz aos fios. Mas, você sabe como usá-la em casa para usufruir desses benefícios? Confira as dicas abaixo:
1. Para hidratar os fios
Alex explica que a babosa tem a capacidade de reidratar fios ressecados e fechar as cutículas dos fios. Para usufruir deste benefício, anote a receita abaixo:
Relacionadas
Passo a passo: Alex orienta colocar em uma centrífuga 1 folha de babosa + 50 ml de água quente. Passar a mistura no cabelo limpo e deixar agir por cerca de 10 minutos. Depois, é só enxaguar e lavar os fios normalmente.
2. Para ajudar no crescimento dos cabelos
A babosa é bastante conhecida por, ao deixar os cabelos mais fortalecidos, ajudar no crescimento dos fios. Isso porque ela ajuda a desobstruir os poros capilares, estimulando a circulação sanguínea e favorecendo o crescimento saudável.
Passo a passo: antes do banho, basta massagear o gel de babosa no couro cabeludo, deixando-o agir por cerca de 15 a 30 minutos. Depois, enxague e lave os fios normalmente.
3. Numa máscara para hidratar e fortalecer
Além de usar a babosa diretamente nos fios, outra opção é misturá-la a um creme de tratamento que você já utiliza.
Passo a passo: use 1 colher (sopa) do gel da babosa + 1 ou 2 colheres (sopa) do creme. Com os cabelos limpos, ainda molhados, aplique a mistura e massageie bem (menos na raiz). Coloque uma touca plástica ou de alumínio e deixe a máscara agir por 30 minutos. Depois, enxágue os cabelos, retirando bem toda mistura dos fios.
4. Para limpeza e esfoliação
O gel da babosa ajuda a promover uma limpeza profunda nos poros do couro cabeludo, eliminando assim todas as impurezas acumuladas e contribuindo para fios mais saudáveis.
Passo a passo: misture 2 colheres (sopa) do gel da babosa + 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou açúcar cristal. Aplique delicadamente esta mistura em todo o couro cabeludo com movimentos circulares. Coloque, preferencialmente, uma touca e deixe agir por cerca de 10 minutos. Depois, lave os fios como de costume. Faça este procedimento com intervalos de pelo menos 15 dias.
5. Para regenerar os fios
Essa mistura é uma boa aliada no caso de danos capilares causados pelo excesso de química e falta de cuidados em geral. Rica em ácidos graxos, ajudará na recuperação dos fios, deixando os cabelos muito mais bonitos.
Passo a passo: misture 2 colheres (sopa) do gel de babosa com 3 colheres (sopa) de óleo de coco líquido (se ele estiver sólido, basta levar por alguns segundinhos ao micro-ondas). Aplique esta mistura nos cabelos úmidos (não precisa estar limpo) e deixe agir por cerca de 15 minutos. Depois, é só enxaguar e lavar normalmente.
Publicidade
6. Para evitar o frizz
É possível fazer um spray à base somente de aloe vera (babosa) e água e espirrá-lo no comprimento dos cabelos para evitar o frizz.
Passo a passo: misture 4 colheres (sopa) do gel de babosa + ½ xícara de água. Coloque a mistura em um frasco de spray, agite bem sempre antes de usar, e borrife nos fios secos sempre que desejar.
7. Para hidratar cabelos muito ressecados
Trata-se de uma receita mais concentrada, boa para quem, de fato, está com os cabelos bem ressecados.
Passo a passo: misture o gel de 1 folha de babosa + a mesma quantidade de mel. Com os cabelos sujos, aplique a mistura apenas no comprimento dos fios (e não na raiz) e deixe agir por 30 minutos. Depois, lave normalmente, inclusive usando o seu condicionador para selar os fios.
8. Combinada com outros óleos
É possível fazer umectação com a babosa combinada a outro óleo, como, por exemplo, azeite.
Passo a passo: misture os dois óleos numa quantidade suficiente para aplicar em todo o comprimento dos cabelos (menos na raiz). Aplique esta mistura nos cabelos secos, antes de lavar. Deixe agir por cerca de 1 hora e depois lave normalmente os fios. Se preferir, você pode passar a mistura à noite nos fios, dormir e lavar na manhã seguinte.
9. Para massagear o couro cabeludo
Além de oferecer benefícios gerais para os cabelos, fazer uma massagem no couro cabeludo com óleo de aloe vera “desperta” também mais vitalidade, sensações relaxantes e de bem-estar.
Passo a passo: durante o banho, faça uma leve massagem com este óleo diretamente no couro cabeludo. Depois lave o cabelo normalmente.
Com certeza você tem bons motivos para incluir a babosa nos cuidados com os seus cabelos! De modo geral, esta planta não oferece efeitos colaterais quando o gel é utilizado diretamente nos cabelos (forma externa). Porém, não é indicado o uso excessivo, pois pode vir a irritar o couro cabeludo.
De toda forma, o mais recomendável é sempre consultar um cabeleireiro ou dermatologista antes de aderir ao uso da babosa para que, assim, sejam sanadas todas as dúvidas e, de fato, a planta ofereça benefícios aos fios.
Tais Romanelli
Jornalista formada em 2009 (58808/SP), redatora freelancer desde 2013, totalmente adepta ao home office. Comunicativa, sempre cheia de assuntos para conversar e inspiração para escrever. Responsável no trabalho e fora dele; dedicada aos compromissos e às pessoas com quem convive; apaixonada pela família, por cachorros, pelo lar, pelo mar, por momentos de tranquilidade e também de agito.