Canva
Aprenda como usar esse acessório, conheça os truques que ele pode proporcionar à sua silhueta e veja vários looks inspiradores
O cinto é um aliado das mulheres já há algum tempo. Suas funções são as mais variadas, desde a utilidade de “segurar a calça”, até o ato de deixar a mulher mais feminina marcando sua cintura. É um acessório que não sai de moda e, com seus mais variados modelos, faz o gosto de todas.
Para a consultora de moda e imagem, Karla Alves, os cintos estão super em alta, principalmente para marcar a cintura. “Eles apareceram finos, largos, com grandes fivelas ou feitos de diferentes materiais.” Seja usando em cima de um vestido, casaco ou blusa, os cintos ajudam a revelar as curvas das mulheres.
Os 5 principais tipos de cinto
Como se pode perceber há uma grande variedade de cinto, cada um deles tem uma função mais específica e combinam com um tipo de estilo, roupa e formato do corpo. Conheça os principais modelos e aprenda como usá-los:
Cinto fino: é o cinto mais delicado, perfeito para mulheres românticas e que se identificam com o estilo lady like. São ótimos para marcar a cintura sem criar volumes. Segundo Karla, o cinto fino é ideal para as mulheres que têm o formato do corpo em ampulheta ou triângulo.
Publicidade
Cinto largo: para se usar esse cinto, deve-se tomar muito cuidado. Dependendo do seu tipo de corpo e como for usado, ele pode criar um volume excessivo no busto. Prefira usá-lo com calças e shorts.
Cinto dourado de metal: não faz muito tempo que o metal belt surgiu, mas ele já ganhou a preferência das mulheres. É ótimo para deixar o visual mais moderno e também mais chique. Vai bem para todos os estilos e, quando usado na cintura, define a silhueta.
Cinto de oncinha: o cinto de oncinha é ideal para as mulheres que gostam de sair do lugar comum. É capaz de transformar todos os visuais, mesmo os mais básicos, em super modernos. Tome cuidado quando ele vier em maxi print, isso pode aumentar a região em que for usado.
Cinto liso com fivela: é um clássico no guarda-roupa das mulheres. O cinto com fivela é ideal para se usar no quadril, com peças em jeans ou com passador. Transforma a combinação calça jeans mais blusa básica em um visual mais sofisticado.
Como combinar cinto no look?
Parece uma tarefa fácil, mas algumas conhecer algumas dicas ajuda na hora de escolher qual o melhor cinto e a melhor forma de usá-lo e combiná-lo no seu look. “Os cintos são muito versáteis , tanto na cintura marcando vestidos, casacos, blusas e camisas como no quadril complementando looks com calças flare, skinny e shorts”, detalha Karla.
Com as dicas da consultora, foram criados cinco looks usando cinto com as principais peças do guarda-roupa da mulher. Confira:
1. Cinto com vestido
Essa é uma das combinações mais femininas, o cinto marcando a cintura deixa o visual ultrarromântico. Use com vestidos largos ou em evasê, nunca combine com babados ou vestidos com muito volume. No look abaixo, a sugestão é de um look mais formal, com os acessórios em preto e o cinto fininho na cintura combinado com o vestido em evasê.
Publicidade
2. Cinto com calça jeans
O look abaixo é uma proposta bem atual para usar um cinto de fivela. Calça jeans flare, camiseta básica e scarpin colorido. Tome cuidado apenas para não exagerar e carregar demais nos acessórios. Quando quiser usar um cinto de fivela bem chamativo, junto com um sapato colorido, use roupas com cores neutras.
3. Cinto com cardigã
Usar o cinto em cima do cardigã é uma ótima maneira de deixar a cintura marcada mesmo quando usando um casaco. A dica também vale para blazeres. Escolha cintos pequenos e, de preferência da cor do casaco, isso ajuda a criar uma silhueta bem marcada e alongada. No look abaixo, o cardigã foi usado com saia, mas o mesmo truque vale para o uso com vestidos, calças e shorts.
4. Cinto com shorts
Quer sair com um look despojado? Combine o cinto médio sem detalhes com shorts e uma t-shirt básica. A rasteirinha ajuda no conforto e no clima de passeio que o look pede.
Regras de ouro para acertar ao usar cinto
O cinto é um agregador de estilo ao seu visual. “O que cria um estilo e uma identidade visual bacana na mulher ou no homem é a composição do look com os acessórios certos que dão personalidade ao visual”, detalha a consultora de moda e imagem, Karla Alves.
Publicidade
Veja abaixo algumas dicas para nunca errar na hora de usar seu cinto:
- Caso você seja muito magrinha, tome cuidado na hora de usá-lo, tanto para marcar a cintura quanto no quadril. Cintos muito grandes podem exagerar na marcação e acabar criando um resultado não muito satisfatório. Prefira os cintos de tamanho médio ou pequeno. Se o cinto ficar muito grande para você, peça para um sapateiro ajustá-lo. Também há a dica de amarrá-lo com um nó no final.
- Já para as mulheres mais cheinhas, a dica é ficar atenta ao que se quer marcar e valorizar. Cintos muito largos também não são os ideais para mulheres com mais curvas e tendem a chamar mais a atenção ao invés de marcar a cintura. Os modelos finos e médios são boas opções. Não use cinto com muitos detalhes, pois eles também podem causar o efeito contrário.
- Os cintos podem ser usados em ocasiões formais desde que sejam apropriados para esses eventos. “Em ocasiões formais os melhores cintos são os fininhos, inteiros de cristais, pedraria ou metais”, acrescenta a consultora.
- A dica dada por Karla para guardar o cinto e não deformá-lo é pendurá-lo pela fivela e deixá-lo o mais esticado possível “Pode ser no ganchinho de bijus ou amarrá-los com uma fitinha de cetim no cabide também é uma opção”, sugere.
Onde comprar cintos bonitos?
Com tantos tipos de cinto e uma variedade enorme de possibilidade de uso, é sempre bom ter um cinto a mais no guarda-roupa. Confira abaixo uma seleção da peça que faz toda a diferença no seu visual:
Aprenda diferentes amarrações para os cintos
Para criar ainda mais charme no seu look, aposte em amarrações diferentes com o cinto. “O tradicional nozinho do lado da fivela é um clássico e fica ótimo em cintos fininhos, fazer um laço de uma ponta só também fica super cool para os cintos de quadril quando a ponta fica caindo”, conta Karla, acrescento a dica de colar o cinto com uma fita dupla face para não sair do lugar.
Veja no vídeo abaixo três dicas de como amarrar o cinto de uma forma bem charmosa:
Blogueiras também usam
Está sem inspiração de como usar o cinto? Veja abaixo vários looks das blogueiras com cinto e aproveite para se inspirar e aplicar no seu dia a dia:
Daniela Brisola
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina/PR, mestre em Comunicação pela Unesp-Bauru/SP e especialista em Moda, pela USC/SP. Ama escrever sobre o universo feminino, principalmente sobre moda e beleza.