Canva
O estilo boho, que tem seu nome derivado da palavra “bohemian”, boêmio em português, propaga o conceito de mentes livres e vida nômade. Essa concepção se traduz em looks cheios de influências hippies, ciganas, vintages, com roupas dos anos 70 e também roqueiras.
Este estilo transmite muita personalidade e geralmente se faz notar nos looks devido à presença de tecidos leves e fluidos, estampas florais ou liberty, bem como bordados. Porém, um simples mix de acessórios ou a presença de franjas nos looks e uma bota estiloja podem criar um visual boho marcante.
Os festivais de música, especialmente o que acontece em Coachella, na Califórnia, são uma espécie de vitrines do estilo. Além dos anônimos que frequentam o evento, muitas famosas, como Alessandra Ambrósio, Thaila Ayala e a atriz americana Vanessa Hudgens, exibem visuais carregados de influências boho e inspiram o look de muitas fashionistas mundo a fora.
Como inserir peças Boho no seu look
É válido ressaltar que para montar um visual boho não é preciso que todas as peças do look sigam o estilo. Algumas peças ou até mesmo apenas acessórios podem criar esta tendência em um look, mesmo que ele seja extremamente básico e democrático. Veja abaixo dicas elaboradas com a colaboração da consultora de moda Danyla Borobia para criar looks usando algumas peças especificas.
Vestidos
Para criar um visual boho, o vestido utilizado no look pode ser longo ou curto. Segundo a consultora Danyla: “Basta investir em vestidos esvoaçantes, com materiais mais nobres e delicados ou peças artesanais como renda, looks de crochê e tricô”.
Essas peças podem ser combinadas nos dias frios com botas de cano curto ou médio, e nos dias de calor, com sandálias de amarração ou gladiadoras nos dias de calor. Estampas étnicas e bordados também são fatores que proporcionam o estilo boho para a peça.
Saia longa
Nos dias mais quentes, a saia longa é uma boa saída para substituir a calça jeans, mas também pode ser adaptada para os dias frios se for usada com uma meia calça quentinha. Caso o ambiente de trabalho permita, essas peças são boas apostas, pois são confortáveis e criam um look mais fresquinho.
Caso o ambiente seja informal, fendas deixam as pernas a mostra e proporcionam um toque sensual ao look. Para combinar a saia com outras peças, a consultora indica: “As saias em tecido mais fluidos e mais largas podem ser combinadas com sandálias rasteiras, colares longos de penas, chapéus,headband de flores ou couro e bolsas mais longas de couro ou artesanais”.
Saia curta
As saias curtas de tecidos fluidos e estampados e as saias de couro, no estilo camurça, integram o estilo boho. Na combinação com os calçados, as plataformas em tons terrosos podem ser uma boa alternativa para ganhar uns centímetros a mais nos dias quentes.
Publicidade
Danyla também dá a dica: “As saias em materiais mais fluidos, rodadas, com estampas coloridas ou florais, ficam ótimas com botas Chelsea ou ankle boots”. Caso a saia seja estampada, é valido mesclá-la com peças lisas para contrabalancear e não “pesar” o visual.
Quimonos
Dependendo do tecido e sua espessura, os quimonos podem ser peças usadas no inverno ou verão. Estas peças funcionam perfeitamente valorizando looks básicos e podem ser um truque para cobrir mais o corpo, caso exista a intenção de esconder colo e ombros.
Preferencialmente, os quimonos devem sobrepor blusas mais justas, pois blusas largas podem esconder as formas. Sobre a combinação, a consultora indica: “Os quimonos de materiais mais fluidos ou artesanais (crochê, tricô e renda), podem sobrepor looks com calças flare, pantalonas ou skinny, shorts e saias mais curtas. Colares longos também podem acompanhar o look”.
Batas
As batas são blusas mais soltas, que marcam menos o corpo e são boas opções para integrar os looks para o trabalho. No estilo boho, é comum que as batas sejam de tecidos fluidos, leves e muitas vezes com estampas étnicas.
Batas mescladas com calças flare formam ótimos looks para o trabalho. Para um visual mais casual, Danyla sugere que as batas sejam combinadas com shorts, bota montaria e também bolsas com franjas.
Shorts
Para os dias quentes, os shorts oferecem muito conforto e podem ser os protagonistas de um look. No estilo boho, eles prpecisam ser de tecidos leves ou jeans rasgado.
Na composição de um look descontraído, os shorts de cintura alta podem ser mesclados com blusas cropped e tops de crochê. Na escolha do calçado para integrar este look, a consultora aconselha: “Os shorts jeans ou os estampados ficam com cara de estilo boho quando compostos com sandálias rasteiras, botas com franja ou botas Chelsea”.
Calças
Uma característica muito importante nas calças estilo boho é que elas sejam modelo flare, com a boca mais larga. O tecido e textura da peça são fundamentais para proporcionar o toque boho. Tecidos com aparência rendada ou com estampas podem ser o destaque do visual.
Sobre a combinação e montagem dos looks, Danyla indica: “As calças de cintura alta e boca-de-sino (flare) representam bem o estilo boho, assim como as pantalonas coloridas ou com estampas étnicas e florais. É possível compor look com botas, batas, quimonos com franjas, cropped de crochê ou couro, headbands ou chapéus”.
Roupas com franjas
Franjas presentes nas peças de roupas muitas vezes são o detalhe necessário para encaixá-las no estilo boho. Além das roupas propriamente, calçados e acessórios, especialmente as bolsas, também são alternativas para seguir a tendência.
As peças com franja mais comuns são os quimonos com tecidos leves e jaquetas de couro e derivados. Danyla adiciona: “Todas as peças com franjas mais rústicas (couro, algodão) representam este estilo. Para não errar, o melhor é optar por apenas uma peça no look com franjas, assim o visual não fica tão poluído e pesado”.
Chapéu
Sem dúvidas, o chapéu é um acessório adotado por mulheres que se sentem seguras para ousar no visual. Para evitar riscos no uso deste acessório, opte por cores mais neutras como preto, cinza e bege.
Sobre os chapéus, Danyla informa: “Os de abas grandes e mais escuros são uma ótima pedida para chamar o estilo boho para um look. Eles caem bem em qualquer composição e sempre arrematam o look com mais estilo e personalidade”.
Bijuterias
As maiores características dos acessórios boho são os materiais prateados e a mescla com pedrarias, principalmente turquesas e pedras negras. As bijuterias com influências deste estilo costumam ser volumosas, como colares longos e brincos diferenciados.
A consultora de moda também destaca que a bijuteria pode ser o toque boho, mesmo em um look básico. Mas, ela também indica os brincos de penas ou acessórios de couro, preferencialmente em tons rústicos e terrosos, marcam a tendência.
Botas
Ainda que inicialmente as botas remetam à ideia de calçados para o inverno, se elas forem de cano curto e usadas com meias invisíveis, podem perfeitamente integrar looks para o verão. Para acertar na combinação deste calçado com maior facilidade, aposte em tons terrosos ou preto.
As botas Chelsea, cowboy, com franjas e as ankle boots são indicadas para compor looks boho, conforme aponta Danyla. A consultora também alerta que é preciso atenção na montagem do look para que ele não fique pesado e dá a dica de que botas de cano alto, mescladas com peças curtas, funcionam para alongar a silhueta.
Saiba onde encontrar sua peça na tendência Boho
Na galeria abaixo você encontra peças de roupa, acessórios e botas disponíveis em diferentes e-commerces do Brasil, para integrar seu look boho. Certamente você encontrará a melhor opção para valorizar seu look em diferentes situações.
Boho x Folk: qual a diferença?
Muitas vezes o estilo boho e folk se confundem, mas também se mesclam. Porem, algumas diferenças devem ser ressaltadas. Ainda contando com a colaboração da consultora Danyla, te ensinamos como diferenciá-los.
A definição Boho é uma mescla da palavra “bohemian” com Soho, um bairro de Londres onde a tendência se difundiu nos anos 20. As influências pertencem em sua maioria ao estilo hippie, se destacando as peças com estampas florais, como a estampa liberty, por exemplo. Batas, saias longas ou curtas com tecidos fluidos, quimonos e chapéus com abas largas caracterizam o estilo boho, conforme indica Danyla.
Enquanto a tendência folk teve sua origem na parte rural dos Estados Unidos e se caracteriza pelas peças e acessórios com toque rústico. Danyla ressalta que peças em couro são características deste estilo, bem como fivelas, botas country com o cano mais longo e franjas maiores presentes nas peças de roupa e acessórios, como bolsas por exemplo.
Sem dúvidas o que mais diferencia ambos os estilos, é a delicadeza presente de forma mais intensa no estilo boho, enquanto o folk apresenta peças mais pesadas. No entanto, mesclar peças, acessórios e calçados dessas duas influencias funciona muito bem e proporciona harmonia no look.
4 dicas para usar o estilo Boho sem parecer fantasia
A ideia de mentes livre, e um tanto quanto nômade, expressa a essência do estilo boho. Porém, existe uma linha tênue que separa a elegância que o estilo pode proporcionar ao look ao caricato que pode ser criado com o excesso de informações. Veja abaixo dicas da consultora Danyla Borobio para não cair neste erro:
- Mescle elementos mais clássicos ao look com elementos de influência boho.
- Peças nas cores branca ou preta funcionam como coringas na combinação com peças estampadas.
- Evite usar todos os elementos e cores do estilo em apenas um look, pois dois elementos são o suficiente para criar o look boho.
- Peças em jeans podem proporcionar o equilíbrio necessário ao look.
Inspire-se nos looks das blogueiras
É importante ressaltar que para criar um look boho não é necessário mesclar diversas peças, acessórios e calçados com a mesma influencia. Mesmo porque o excesso de informações pode carregar o look. Sendo assim, veja os looks das blogueiras para inspirar a criação dos seus looks e sugerir como balancear as informações em um look deste estilo.
Maira Carnelossi
Formada pela Universidade Estadual de Maringá, libriana, apaixonada por futilidades, comida, viagens... e comida!