iStock
De tapetes de cozinha e jogos para banheiro a bolsas e biquínis, o crochê se faz presente em muitas casas e até na moda. São diversas as peças feitas com essa técnica que, para quem não entende muito de crochê, pode parecer difícil de fazer. Com determinação, prática e as dicas certas, tudo vai ficando mais fácil! Aprenda abaixo alguns passos de crochê para iniciantes.
Índice do conteúdo:
Materiais necessários
Para fazer crochê, os principais materiais que você irá precisar são basicamente de linha e agulha. Outros itens como tesoura e fita métrica também irão te ajudar a começar. Confira mais detalhes:
- Agulha: existem vários tipos de tamanho de agulhas, desde as finas até as mais grossas. No início, opte por uma fina, já que com ela é mais fácil de trabalhar.
- Linha: utilize sempre a linha com espessura ideal de acordo com a agulha que irá manusear. Fique à vontade para escolher a cor!
- Tesoura: a tesoura é essencial para arrematar e cortar os fios. Por isso, tenha sempre ao seu lado uma que corte bem.
- Fita métrica: mesmo contando os pontos, é possível que o crochê comece a tomar formas diferentes. Neste caso, a fita métrica é indispensável para medir seu trabalho.
Todos os materiais listados acima têm preços acessíveis e podem ser encontrados em lojas de artesanatos e aviamentos.
Publicidade
Dicas de crochê para iniciantes
Se você nunca teve contato com o crochê, começar a fazer pode ser uma tarefa difícil. Mas é possível aprender esta arte tão bela com algumas técnicas. Veja!
Relacionadas
1. Crochê do zero em 5 passos
A Ju é professora de crochê e, com muita didática, demonstra os passos necessários para quem está entrando no universo das linhas e agulhas. São eles: como segurar a agulha e o fio, laçada inicial, correntinhas e pontos baixos, altos e baixíssimos.
2. Dicas de crochê para iniciantes
Tesoura, fita métrica e caderno de anotações são alguns dos materiais indispensáveis para quem está começando a fazer crochê. A Jane também ensina a não iniciar o trabalho com pontos apertados e sempre manter as carreiras retas.
3. Tipos de linhas e agulhas para crochê
Publicidade
No vídeo da Drikka, você aprende a conferir texturas e numerações de cores das linhas de crochê, bem como identificar as agulhas ideais para cada tipo de trabalho.
4. Agulhas de crochê
De forma mais detalhada, esse vídeo mostra os principais tipos de agulha existentes no mercado, com especificações de materiais e tamanhos. Entenda as vantagens e as desvantagens de cada uma.
5. Como fazer o arremate na peça de crochê
Veja no tutorial como dar o acabamento perfeito na peça de crochê com o arremate e o fio escondido por entre os pontos.
Com todas as dicas acima você já pode começar a crochetar! Se parecer complicado de início, não desista e continue a praticar. O segredo é treino e persistência!
Crochê para iniciantes: passo a passo
Agora que você conhece as principais técnicas do crochê é hora de fazer peças mais elaboradas. Confira abaixo tutoriais selecionados especialmente para iniciantes!
1. Como fazer crochê circular
Publicidade
O crochê em formato redondo é ideal para treinar suas habilidades. Primeiramente faça a laçada inicial e depois continue com as carreiras até que o trabalho fique no tamanho desejado.
2. Quadradinho de crochê para iniciantes
Com três cores diferentes, este quadradinho é fácil de fazer! Após crochetar alguns, dá para fazer almofadas, colchas, mantas e diversos outros trabalhos de patchwork.
3. Flor de crochê enrolada
Comece fazendo um cordão com 68 correntinhas e depois trabalhe com pontos baixos. Depois é só enrolar e arrematar a flor!
4. Coração de crochê para aplicação
Fácil e rápido de fazer, este pequeno coração de crochê é perfeito para ser aplicado em almofadas, colchas, bolsas e onde mais sua criatividade mandar.
5. Bico de crochê
Bicos de crochê dão toque de charme nas barras de panos de prato! Para fazer, recomenda-se usar linhas e agulhas mais finas.
6. Pulseira de crochê
Com uma linha fina em mãos e agulha 1.25 mm, faça oito pequenas flores e pregue uma na outra com argolas. Um lindo acessório para complementar seu look!
7. Sousplat de crochê
Siga com pontos simples para fazer este belo sousplat redondo de crochê! Você precisará de uma linha mais grossa para dar firmeza à peça e agulha 1.75 mm.
8. Gorro de crochê
Nada melhor que um gorro quentinho para aquecer os dias frios! Utilize uma linha específica para gorros e agulha 6mm ou 7mm para dar acabamento mais largo aos pontos.
9. Cropped de crochê
Use linha número 3 e agulha 2mm para fazer o cropped de crochê. Versátil, pode ser utilizado também como parte de cima do biquíni.
10. Tapete simples e fácil para iniciantes
Para fazer este belo tapete de crochê você precisará de barbante 24 fios e agulha 7mm. Os pontos simples são ideais para quem está começando!
Se, antigamente, crochê era “coisa de vó”, hoje é uma arte que movimenta o mercado e ainda auxilia muita gente como forma de terapia. Além das peças aqui mostradas, a técnica abrange uma infinidade de trabalhos únicos e criativos, como blusas, cachecóis, caminhos de mesa e artigos para decoração da casa. Está esperando o quê? Comece a fazer você também!
Andrea Sakugawa
Jornalista (11783/PR), a típica taurina, apaixonada por leitura, escrita, cinema, cultura pop e chocolate.