Canva
Você sabe o que é e como seguir um cronograma capilar? O Dicas de Mulher tirou essas e outras dúvidas com a cabeleireira e colorista Duda Mioto. Nesta matéria, você descobre as técnicas de lavagens, suas vantagens, produtos indicados para cada fase. Separe o papel e a caneta para aprender a montar a sua própria agenda de cuidado com as madeixas!
O que é cronograma capilar?
A cabeleireira aponta que o cronograma capilar é uma agenda de tratamento para os fios que pode ser feita em casa ou no salão, e geralmente dura 30 dias. Ele é uma referência que te ajuda a repor os nutrientes necessários para um cabelo 100% saudável, já que os procedimentos químicos e o uso excessivo do calor nos fios podem causar danos e deixar os cabelos ressecados, sem brilho e com frizz. Vale lembrar que o cronograma é indicado para todos os tipos de cabelo!
Etapas do cronograma capilar
O cronograma capilar consiste em 3 etapas. Cada uma oferece propriedades que suas madeixas precisam. Confira mais sobre cada uma e fique expert na saúde dos fios!
Hidratação
A etapa de hidratação dos cabelos repõe a água e os nutrientes, deixando as madeixas macias e com brilho. Duda afirma que todos os cabelos precisam ser hidratados, até mesmo os que são virgens, porque as agressões sofridas no dia a dia danificam os fios e abrem as escamas, causando pontas duplas.
Publicidade
Lembre-se de respeitar o tempo indicado na embalagem da máscara de hidratação. Além disso, cuidado para não exagerar na hidratação, já que isso pode causar oleosidade excessiva.
Relacionadas
Nutrição
A nutrição capilar repõe os lipídios necessários e devolve a oleosidade natural dos fios. Ela é indicada para cabelos ressecados, sem movimento e opacos. Mas novamente, não peque pelo excesso, isso pode deixar os fios pesados, com oleosidade extrema e um aspecto de cabelo “ensebado”.
A cabeleireira chama atenção para os produtos usados nessa etapa: muitas vezes os tratamentos caseiros são feitos com máscaras de alimentos industrializados ou frutas, mas Duda alerta que os agrotóxicos ou a química contidos em alguns desses produtos podem danificar os fios, por isso fique atenta! Um produto próprio para cabelo pode ser mais indicado.
Reconstrução
Cabelos porosos, quebradiços e submetidos a processos químicos (descoloração, tintura, entre outros) são os que mais necessitam da reconstrução capilar. Ela repõe a queratina, devolve a rigidez e a força dos fios. É importante realizar esse processo pelo menos uma vez no mês.
Mas, cuidado: o excesso pode deixar o fio muito rígido, resultando em um cabelo quebrado. Por isso, deve ser feita no máximo a cada 15 dias.
“Não existe uma regra ou uma tabela correta, o que devemos fazer é analisar o que o cabelo está precisando e ir sentindo como ele reage a cada processo”, afirma Duda. O cronograma é uma referência para os cuidados capilares, mas quem vai te dizer o que ele mais necessita são seus próprios fios!
Publicidade
Como saber o que meu cabelo precisa?
Uma opção para definir qual o melhor cronograma para o seu cabelo é fazer o teste de porosidade. Mas, para te auxiliar também, o dicas preparou um infográfico que vai te ajudar a entender qual tabela é mais indicada para o seu cronograma com base nas características do seu cabelo. Porém, independente do fio estar aparentemente saudável ou não, os três processos são indicados. A questão é: qual dos três processos o seu cabelo precisa mais? Encontre qual é a sua dentre as tabelas a seguir e se joga!
Tabelas para cronograma capilar
Com base nas informações sobre seus fios, siga a tabela mais indicada para você: 1, 2 ou 3! O cronograma dura 30 dias e a indicação é que os cabelos sejam lavados 3 vezes por semana. A cada lavagem, você fará um processo. Lembre-se de respeitar o tempo mínimo de 48 horas entre um processo e outro, isso é fundamental para um bom resultado do cronograma!
Vídeos e relatos sobre o cronograma capilar
Para saber tudo sobre o cronograma, confira esses vídeos de dicas e experiências com ele! Solte o play e sinta seus fios te agradecendo!
Tudo sobre o cronograma + dicas
Tamires Maia nos conta como monta seu cronograma capilar e quais produtos mais indica. Ela explica como funciona cada etapa, com que frequência realiza cada uma e dá dicas para personalizar o seu próprio cronograma.
5 erros para não cometer no cronograma capilar
Publicidade
O vídeo vai te ensinar o que precisa ser evitado durante o processo! Assim, você terá mais chances de obter um resultado impecável! Solte o play e anote tudo!
Cronograma para crescimento
Se você busca o crescimento dos fios, esse vídeo é para você! Ele conta com dicas de como fazer um cronograma capilar para crescimento, que além de contribuir para alcançar o longo dos sonhos, ainda vai te ajudar a manter o cabelo saudável e lindo. Dá uma olhada!
Dicas para identificar do que o cabelo precisa
Para ir criando autonomia, é uma ótima ideia saber identificar do que seus fios precisam no momento. Assim, o cronograma fica ainda mais personalizado e eficiente. Por isso, vale a pena conferir o vídeo e descobrir como entender suas madeixas.
E aí, animada para começar seu cronograma capilar? Siga todas as dicas e obtenha um cabelo mais bonito e saudável. Lembrando que existem vários tipos de cabelo e é fundamental entender o que funciona ou não para o seu! Aproveite para conhecer o cronograma capilar para cabelos cacheados. Crie a sua própria agenda e desfile por aí com o cabelo dos sonho!
Fernanda Mocki Colombo
Acadêmica de psicologia apaixonada por todas as formas de se expressar.