Bem-estar

Dança do ventre: 11 benefícios para seu corpo e sua mente

iStock

Se você está buscando por atividades que melhorem sua relação com o corpo e a mente, mas fica facilmente entediada com coisas comuns como ir à academia, saiba que a dança do ventre pode ser a solução ideal para você!

Com uma lista recheada de benefícios, ela promete aflorar o lado feminino, desenvolver a sensualidade e melhorar o organismo. Confira nossas dicas e saiba tudo sobre essa atividade incrível!

História da dança do ventre

iStock

Originária das regiões do oriente, a dança do ventre é uma atividade milenar registrada desde o Egito Antigo. Ela traz movimentos relacionados a danças para deuses da fertilidade, assim como de elementos da natureza.

Acredita-se ainda que a dança do ventre era parte de um ritual que celebrava a vida e atraía a fertilidade para a mulher. Além disso, a dança servia para prepara-las para serem mães. Afinal, os movimentos fortalecem a região pélvica, facilitando assim o momento do parto.

Publicidade

De tradicional e privada para cultural e pública, a dança do ventre se tornou popular como parte da cultura Árabe, sendo uma dança comum em todos os eventos importantes desse povo.

Em casamentos, por exemplo, a presença das dançarinas é essencial. Além de servir como entretenimento para os convidados, os noivos também realizam um ritual como forma de garantir a fertilidade na união.

No Brasil, a dança é tida como uma atividade superpositiva e cheia de benefícios para o corpo e para a mente. Sendo assim, ela é uma alternativa interessante e divertida em relação a outras que podem ser entediantes, como academia.

Tipos de dança do ventre

iStock

Confira os principais tipos de dança do ventre e as características para cada um de seus estilos!

  • Dança dos sete véus: neste tipo de dança, a bailarina faz uma apresentação com sete véus amarrados, todos de cores diferentes. Eles representam os sete chakras que serão abertos durante o espetáculo.
  • Dança com acessórios: é realizada com um objeto bem antigo e característico, o snuj. Feito com peças de metal semelhantes a castanholas, pode ser usado tanto pela bailarina quanto pelo músico que estiver acompanhando a dança.
  • Dança com espada: esse estilo de dança do ventre usa a espada como representação do equilíbrio e da habilidade na dança. A espada pode ser equilibrada na cabeça, no peito ou na cintura, transmitindo sensualidade por meio dos seus movimentos.
  • Dança dos cinco elementos: representa a devoção e tem um aspecto mais ritualístico, retratando elementos como água, fogo, terra, ar e éter. É dividida em cinco fases, cada uma com sua representatividade ideal.
  • Dança com bastão: por ser uma versão da dança masculina Tahtib, seus movimentos não são muito delicados ou sensuais. Seu ritmo é alegre e divertido, com bailarinas que dançam sorrindo e esbanjando alegria para o público.
  • Dança do candelabro: com origem grega ou judaica, a dança do candelabro é bastante antiga. Seu principal objetivo iluminar passagens, como casamento, nascimento ou aniversário. Sua execução exige cuidado e equilíbrio, demandando melodias lentas para bons movimentos.

Roupas e músicas para dança do ventre

iStock

Publicidade

Embora seja repleta de véus, lenços e acessórios, no início das aulas essas vestimentas não são obrigatórias. Alguns adereços ajudam a marcar os movimentos, sendo úteis para entender melhor o sentido de cada passo. Por isso, adicionar os adornos aos poucos em sua roupa de atividade comum é a melhor opção.

Sendo assim, as vestimentas mais justas e confortáveis não atrapalham os movimentos, sendo perfeitas para a prática de dança do ventre! Com o tempo você terá mais facilidade para se adaptar a outros modelos e peças que enriquecerão a graciosidade desse estilo.

Quanto à trilha sonora, as músicas árabes são ideais para a prática. No entanto, é preciso saber escolher dentre os estilos o que combina mais com cada tipo de dança.

Os cinco estilos musicais árabes mais comuns para essa prática são: as músicas folclóricas, as clássicas, as modernas, os solos de percussão e o taksin.

11 benefícios da dança do ventre

  1. Melhora a postura e a coluna
  2. Modela a cintura
  3. Tonifica os músculos
  4. Estimula o sistema digestivo e as funções ovarianas
  5. Combate a flacidez
  6. Relaxa o corpo e a mente
  7. Aprofunda sua relação consigo mesma
  8. Melhora sua conexão com seu corpo e sua mente
  9. Melhora a flexibilidade
  10. Alivia cólicas menstruais
  11. Auxilia no emagrecimento saudável

Além de ajudar a relaxar a mente e manter o corpo em forma, o principal benefício da dança do ventre está relacionado ao bem-estar e autocompaixão. Ao sentir melhor o seu corpo, você passa a se respeitar mais e ter uma relação mais íntima e cheia de amor próprio.

Ou seja, a dança do ventre tem o poder de conectar mulheres com o seu interior, despertando a feminilidade, sensualidade e aceitação. E acredite, ao se sentir bem e recuperar essa boa conexão, até o seu jeito de andar parecerá diferente e especial!

Dança do ventre passo a passo

Se tratando de dança, nada melhor para exemplificar os movimentos do que ver tudo isso na prática, certo? Por isso, separamos alguns vídeos de coreografias e tutoriais que podem te ajudar a iniciar e se interessar mais por esse estilo. Confira!

Tutorial de dança do ventre para iniciantes

Publicidade

No vídeo a professora e dançarina ensina alguns passos básicos para quem está iniciando na dança.

Aula básica de dança do ventre

Nesse vídeo você aprenderá alguns princípios básicos sobre essa dança árabe, para entender a essência dos movimentos e iniciar a prática.

Treino de encaixe e desencaixe de quadril

O vídeo ensina sobre os principais movimentos do quadril, que ajudam na postura e são a base para diversos movimentos na dança do ventre.

Coreografia para iniciantes na dança do ventre

Esse vídeo é ideal para você que quer algo mais prático, como uma coreografia divertida e elaborada para reproduzir em casa!

Tutorial de coreografia para dança do ventre

Esse vídeo traz mais uma opção para quem quer copiar a coreografia e treinar em casa esse estilo de dança maravilhoso. Ideal para iniciantes!

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a conhecer melhor essa dança cheia de benefícios, alegria e feminilidade. Gostou do conteúdo? Então confira também as outras matérias do nosso blog!

Redatora especialista em produção e marketing de conteúdo, apaixonada por saber (e escrever) sobre tudo - e mais um pouco. O signo de gêmeos em pessoa, prazer.