O dread, que é a abreviatura de dreadlocks, é um estilo de cabelo caracterizado por um emaranhado de tranças geralmente longas e finas. Existem métodos e técnicas para deixar qualquer tipo de cabelo, seja ele liso ou crespo, com dreads de arrasar!
O cabelo com dread não é só um penteado. Representam fortemente a cultura africana, indiana e outras. Os dreads ficaram extremamente populares com a ajuda do cantor Bob Marley que espalhou pelo mundo com sua música a cultura rastafári. Confira nessa matéria a história dos dreads, como fazer dreads no seu cabelo e muitas fotos para te inspirar.
O que é dread
Os dreads são cabelos enrolados de forma cilíndrica, que se formam naturalmente ou com a ajuda de uma agulha de crochê. Existem os mais variados estilos. O cabelo é lavado e, ainda molhado, é torcido e trançado. Muito além de um penteado, os dreads simbolizam expressões tribais e religiosas. É difícil determinar uma data para o surgimento. Acredita-se que apareceram há milhares de anos atrás com as civilizações da África e Índia.
Um grande exemplo da ligação entre os dreads e religião é o movimento jamaicano rastafári, amplamente difundido pelo cantor Bob Marley. Hoje, os dreadlocks não dependem tanto de escolhas religiosas e são usados também como um elemento estético. Muitas pessoas usam dread como uma espécie de reafirmação da herança dos antepassados africanos e sua perpetuação. Adotado por negros ou brancos, os dreads atraem a atenção por sua força representativa na preservação e promoção de uma identidade e luta.
Publicidade
Tipos de dread
Existem 4 tipos de dread, cada um com sua especificidade. Além de se distinguirem pelo estilo, o que mais os diferencia são os métodos de execução. Conheça cada um:
Relacionadas
- Dread de agulha: é o tipo mais comum e mais usado. Pode ser feito em cabelos crespos ou lisos com a ajuda de uma agulha de crochê. O profissional usa a agulha para dar o formato cilíndrico enquanto une as mechas do cabelo.
- Dread de cera: esse era o método mais usado antes da agulha aparecer em cena. Depois do cabelo ser emaranhado nos rolinhos, a cera era usada para deixar os fios unidos. Deixou de ser o mais usado porque dificulta a limpeza do cabelo.
- Dread de linha ou lã: esse tipo dura até 3 meses no cabelo. A base do dread é feita de lã ou linha, ajustada ao cabelo e depois contornada novamente com a lã. Podem ser usadas lãs coloridas nesse processo.
- Dread removível: ótima alternativa para quem quer experimentar o dread antes de fazer no próprio cabelo porque não estraga o fio. É parecido com o dread feito de agulha e são costurados ao cabelo natural. Quando bem colocado, o cabelo não fica à mostra e o efeito parece mais natural.
Consulte um especialista para escolher o melhor método para você. Ele vai analisar seu cabelo e indicar também os melhores cuidados para manter seus dreads depois.
Como fazer dread em casa passo a passo
Antes o dread era mais usado por pessoas com cabelos afro e crespos. Hoje, depois de muito popularizado, este estilo ganhou o coração das pessoas e pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. Basta se identificar! Selecionamos 5 vídeos para você aprender a fazer dread no seu cabelo em casa. Assista!
Como fazer dread na sua casa em apenas 7 minutos
Quer aprender a fazer dreads de lã para ter um visual superdiferente? O passo a passo pode parecer complicado e demorado, mas garantimos que não é tão difícil assim!
Passo a passo rápido para ter um lindo dread de lã
Publicidade
Se você é mais discreta, esse vídeo vai te ensinar como fazer apenas um dread. Você pode usá-lo para amarrar um coque ou fazer outros penteados. Dá o play!
Tutorial sem complicação para fazer seu próprio dread
Dá pra fazer dreads em casa sim! Esse vídeo te mostra como fazer dreads de lã sem mistérios. Se você tiver a ajuda de alguém, o trabalho se torna mais fácil!
Faça você mesma dreads lindos e coloridos de linha de crochê
Outra coisa que combina super com os dreads são as box braids. Nesse vídeo você aprende a fazer essas tranças maravilhosas e também confere um passo a passo de como fazer dreads. Incrível, né?
Viu como é fácil fazer seus próprios dreads sem sair de casa e gastando pouco ou quase nada? Agora é só usar sua imaginação e escolher qual combina mais com você.
20 fotos de dread para inspirar todos os estilos
Está com vontade de mudar o visual e experimentar o dread? Hoje ele é usado no mundo todo e existem diversos modelos. Fizemos uma seleção para te inspirar a escolher o melhor estilo e colocá-lo em prática.
1. Quando fizer o seu dread, você pode optar por colorir as mechas do cabelo
2. Ou simplesmente deixá-lo da cor natural, também fica lindo
3. O dread de cor roxa combina bem com cabelos pretos
4. O dread para loiras também cai muito bem
5. E quem sabe, ousar um pouco mais e usar um dread colorido, como esse azul
6. Com o dread, não tem muita regra. O cabelo pode ser longo e grosso
7. Ou curto e mais fino, ideal para os dias de verão
8. Você pode optar por dreads removíveis e abusar das cores e texturas
9. Ou pintar o próprio cabelo nesse tom lindo de rosa
10. São muitos estilos para explorar com o dread. Que tal o degradê?
11. Você pode até combinar sua maquiagem com a cor do seu dread, olha só
12. Ou investir no dread de lã que possibilita várias cores, como esse verde
13. Dica de estilo: adicione um chapéu no seu look para ficar mais cool ainda
14. Outra alternativa de acessório é o turbante, não fica um charme?
15. Até o chapéu de palha vai complementar muito bem seu cabelo com dread
16. Para sair à noite você pode prender os dreads no alto da cabeça, assim:
17. Ou fazer um penteado mais formal como na foto abaixo
18. Outro jeito de amarrar seus dreads e arrasar. Não ficou linda?
19. E quando estiver sem ideias, use o cabelo solto e aposte no batom vermelho!
20. Se joga nos dreads!
São muitos modelos, cores e texturas de dreads para você escolher. Se decidir aderir ao visual, além de nossas dicas, vale a pena consultar um profissional que vai te ajudar nessa hora e te dar dicas de como cuidar dos cabelos.
Mara Coimbra
Formada em Letras pela UFMG e especialista em Moda pela CSM em Londres atua com produção de conteúdo para web desde 2014. Ama viajar e descobrir a culinária local.