Bem-estar

Engolir esperma faz bem ou mal? Confira recomendações de uma sexóloga

iStock

Com revisão da ginecologista e obstetra Dra. Karen Rocha de Pauw

Atualizado em 21.09.23
push pixel

Afinal de contas, engolir esperma faz bem ou mal para a saúde? Essa e outras perguntas são corriqueiras e ainda geram polêmicas, seja por medo ou pela existência de vários mitos acerca da prática. Por isso, a ginecologista e obstetra do Dicas de Mulher vai tirar suas dúvidas sobre o ato e recomendar os cuidados necessários caso você opte por fazê-lo. Acompanhe:

Conheça a especialista

Dra. Karen Rocha de Pauw é médica ginecologista e obstetra, com especialização em reprodução humana e ênfase em endocrinologia da menopausa. Ela dedica sua carreira à prática da medicina empática e à disseminação de informações sobre saúde.

Engolir esperma faz bem ou mal?

iStock

Engolir esperma não faz mal à saúde – desde que o homem não tenha infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Ademais, ela explica que as mulheres também liberam fluidos corporais quando gozam. Nesse caso, a regra é a mesma: Não faz mal engolir, desde que a pessoa não possua IST’s.

Pode transmitir doenças?

Sim, o esperma pode transmitir doenças. O esperma pode concentrar quase 30 tipos diferentes de vírus, bactérias e outros agentes. Como exemplos, ela cita o HIV, HPV, sífilis, clamídia, gonorreia, herpes, zika e até o ebola. De acordo com a especialista, atualmente, a prática desprotegida do sexo oral é o principal meio de transmissão de sífilis no Brasil.

Nesse sentido, o contato da mucosa da boca com o pênis ou vagina e com os seus fluidos genitais é o principal responsável pelo contágio dessas doenças. Por isso, é indicado se prevenir com o uso de camisinha sempre. Então, uma dica final: existem várias opções de preservativos com sabores. Aposte nelas para curtir sem medo!

Publicidade

Cuidados e recomendações

iStock

Caso você escolha por engolir o esperma, existem cuidados a serem tomados para que você não se prejudique. O ideal seria conhecer a sorologia e condições de saúde da sua parceria sexual. Diálogo é sempre um bom caminho. No mais, é bom lembrar que existem prevenções combinadas para evitar as IST’s. Elas incluem a profilaxia pré-exposição (PrEP), a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), as camisinhas (inclusive as femininas) e etc.

Outras recomendações incluem verificar se existem lesões na boca e na garganta, tanto no seu parceiro quanto em você, e evitar o uso do fio dental e escovação forte na gengiva após o ato sexual.

Composição do esperma

O sêmen, ou esperma, é um líquido geralmente esbranquiçado e liberado na ejaculação masculina. Basicamente, ele é composto por proteínas, ácidos não nocivos, açúcar e, claro, espermatozoides. De forma mais específica, o líquido seminal contém vitaminas (B12 e C), minerais (cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco), sódio, colesterol, proteínas e açúcares. Os espermatozoides representam de 2 a 5% da composição do sêmen, e as substâncias são produzidas no epidídimo, na próstata e nas vesículas seminais.

Portanto, engolir esperma de uma pessoa saudável está liberado, caso seja essa a sua vontade! Leia também sobre ejaculação feminina e fique bem informada sobre tudo.

Produtora de conteúdo apaixonada pela escrita desde sempre. Adora viajar, ouvir música e descobrir coisas novas.