Filme pornô: quando ele ajuda e quando atrapalha na relação
Você já assistiu a um filme pornô? Tem quem seja espectador fiel, quem assistiu uma vez ou outra na vida e outros que também nunca assistiram. A questão é que o que pode ser muito excitante para uns, para outros é desconfortável e até vergonhoso. Não tem nada estranho em não ter interesse de assistir filmes de sexo.
Por mexer tanto com intimidade sexual, os filmes pornôs podem chocar. É importante lembrar que esses filmes são obras de ficção como qualquer outro e seguem roteiros que são encenados por atores.
Os homens tem maior facilidade para assumir que assistem a filmes pornôs, faz parte de seu cotidiano, assim como assumir a masturbação. A sexóloga Valéria Walfrido explica que “segundo opiniões de diversos participantes de nossas oficinas, palestras e sessões, os homens citam que o filme pornô ajuda a esquentar o clima na cama”.
Mas para as mulheres, como sempre acontece quando o assunto é sexualidade feminina, assumir publicamente que assiste a filmes pornôs, mesmo que só para amigos ou para o namorado, pode ser um grande tabu. A sociedade ainda não se acostumou muito bem com mulheres que gostam de sexo, ainda mais com as que assistem a um filme pornô sozinhas.
Publicidade
Existem filmes pornôs e filmes eróticos, são categorias diferentes. No filme erótico, há sexo e situações excitantes, mas ele traz também uma trama e enredos mais elaborados do que um filme pornô. No pornô o sexo é o tema principal, quando há alguma história ela sempre terá como finalidade o sexo, com closes e muita variedade.
O problema do filme pornô pode ser um choque de realidades. Quem já teve experiências sexuais sabe que o que vemos nos filmes não é como acontece no sexo da vida real. Nos pornôs, os personagens geralmente estão dispostos a qualquer modalidade sexual, sem envolvimento emocional, o que, a não ser talvez com profissionais do sexo, não corresponde a uma relação comum.
Os prós e contras do filme pornô
Assistir a filmes pornôs sozinha pode garantir uma boa diversão, além de trazer ideias novas, liberar velhas restrições e te deixar mais animada para o sexo. Muitos casais também aproveitam essa modalidade cinematográfica para esquentar a relação e se inspirar para novidades.
A psicóloga clínica especialista em relacionamentos, Pâmela Magalhães, comenta que “assistir a filmes pornôs com o parceiro pode ser positivo, desde que ambos acatem a proposta e se divirtam com isso. Do contrário, pode ser estressante e angustiante para uma das partes por sentir-se desconfortável com a brincadeira”.
Por outro lado, esse tipo de filme pode criar problemas para um casal. Não é novidade que muitos jovens se viciam em assistir a filmes pornôs, normalmente algo que acontece na puberdade. Mas adultos também podem se viciar, chegando até uma fase em que dependem deles para a excitação. A sexóloga Valéria Walfrido chama a atenção para esse problema, mais comum do que imaginamos: “Assistir a filme pornô é válido quando é apenas mais um complemento para aquecimento da relação a dois, para que não caia na rotina. Porém há casos em que tais filmes, deixam de auxiliar e passam a atrapalhar a relação, quando o casal ou um dos parceiros só consegue estimular-se, ou até ter uma ereção, assistindo-os”.
Além de poder gerar dependência, o filme pornô traz outro risco para a saúde sexual. O que vemos nos filmes pode acabar influenciando nossa maneira de imaginar com é o sexo ideal. Valéria Walfrido complementa: “O filme pornô nada mais é que uma atuação. Na película, normalmente são demonstrados pênis avantajados, gritos orgásticos, posições sexuais muitas vezes inusitadas, objetivando despertar a curiosidade, aumentar a libido e obviamente estimular a maior aquisição dos mesmos”.
Publicidade
“A influência desses filmes pode trazer problemas quando começamos a tecer comparações, confundindo a realidade com a ficção, como por exemplo, pênis grandes constrangendo parceiros com membros não tão avantajados ou a prática do sexo anal com violência, esperando que a parceira responda tal qual a atriz com gritos e gozos escandalosos mesmo sentindo incômodos”, explica a especialista.
O interessante é aproveitar os filmes da melhor maneira e brincar de equilibrar o real e o imaginário.
Como apimentar a relação com filmes pornôs?
A maioria dos filmes pornográficos visa o prazer masculino, justamente por esse ser o maior público consumidor. Por isso, para buscar a excitação feminina, vale a pena pesquisar filmes que contenham mais enredo e situações excitantes e que, de preferência, seja voltado para o púbico feminino. Isso não quer dizer que não vai ser interessante para o seu parceiro, mas que o filme contemple cenas onde o prazer feminino também é focado.
Aproveite um filme picante para inovar em brincadeiras durante o sexo e liberar suas fantasias. Assistir a um filme pornô a dois pode deixar o clima bem mais quente. Aproveite para mostrar ao seu parceiro alguma cena que você gostaria de tentar.
O mais importante é que seja de interesse dos dois. Quando uma das partes não gosta da ideia, essa pode acabar sendo bastante prejudicial.
No sexo vale tudo pelo prazer. Então que tal quebrar os tabus do filme pornô a dois? Não custa nada tentar.
Suzane W.
Formada em Jornalismo e produtora de eventos. Tem interesse por tudo relacionado à cultura, comportamento, gente e comunicação.