Envato
Existem vários motivos que causam flacidez na barriga e isso pode causar insegurança em algumas mulheres. Para falar sobre o tema, a fisioterapeuta dermatofuncional Priscila Afonso Chavez Dias comentou um pouco sobre as principais causas da flacidez e quais os melhores tratamentos. Confira!
Conheça as causas da flacidez na barriga para ficar atenta
Segundo Priscila, existem “dois tipos de flacidez: a tissular, que é a flacidez da pele; e a muscular”. Elas podem ser causadas por diversos fatores, como:
- Idade: de acordo com Priscila, aos 23 anos o corpo atinge a maturidade fisiológica, por conta disso, “vamos perdendo nosso ácido hialurônico natural da pele, o colágeno tipo 2, o que acaba causando a flacidez devido ao envelhecimento”;
- Genética: segundo Priscila, “além da idade, outro fator para a flacidez é a genética”. Se na sua família é comum ter pessoas com barriga flácida, este pode ser um indício;
- Desidratação: Priscila explica que “a pele é o maior órgão do corpo humano, mas é o último a receber água”. Ou seja, ao ingerir pouca água o “cérebro vai dar preferência aos órgãos vitais e a pele acaba ficando sem essa hidratação”;
- Hábitos prejudiciais: hábitos como “falta do uso de protetor solar, ingestão de bebida alcoólica, cigarro e uma má alimentação” também são fatores que contribuem para a perda de colágeno;
- Alterações de peso e gravidez: em ambos os casos, a flacidez acaba ocorrendo devido à redução da tonicidade da pele ou devido a diástase.
Priscila também comentou que “quem é maratonista e corre por muito tempo também tem tendência a flacidez, porque o ácido lático e a citose contribuem para o aumento da flacidez”. Se isso te incomoda, saiba quais são os tratamentos para flacidez.
5 melhores tratamentos para a flacidez na barriga que podem te ajudar
Apesar de ser uma condição do corpo totalmente normal, muitas mulheres podem se sentir incomodadas. Se este é o seu caso, veja alguns tratamentos recomendados pela especialista:
Publicidade
Relacionadas
1. Criofrequência
Priscila explica que “é um tratamento estético que combina radiofrequência com frio”. Um dos efeitos dessa técnica é “a destruição das células de gordura, assim como a estimulação da produção de colágeno e elastina”.
2. Radiofrequência
A radiofrequência possui a mesma ação e funcionamento da criofrequência, seu principal diferencial é que a ponteira da criofrequência é resfriada.
3. Mesoterapia
A mesoterapia é um procedimento “minimamente invasivo, feito por meio de injeções de vitaminas e enzimas na camada de tecido de gordura” que auxilia no controle da gordura localizada.
4. Bioestimuladores de colágeno
Segundo a fisioterapeuta, os bioestimuladores de colágeno são “produtos que auxiliam e estimulam a produção de colágeno da pele, aplicados em determinadas camadas da pele para ajudar na reposição de volume e diminuir a flacidez”.
Publicidade
5. Fios de PDO
Outro tratamento indicado por Priscila são os fios de PDO, que “também auxiliam na bioestimulação do colágeno e ajudam no reposicionamento do tecido”.
É importante ressaltar que antes de adotar qualquer tratamento, é interessante buscar um especialista, pois ele vai aderir ao melhor plano de tratamento para as suas necessidades.
Dicas para prevenir e reduzir a barriga flácida em casa
Além dos tratamentos, também é possível mudar alguns hábitos em seu dia a dia para melhorar a saúde do seu corpo. Veja:
- Invista em uma alimentação saudável: segundo Priscila, “é importante investir em uma alimentação que contenha “proteína, aminoácidos e alimentos com bastante silício orgânico”. Esses compostos são “ricos em minerais, vitaminas B6, B3, ômega 3 e ajudam na questão muscular”;
- Evite glúten e lactose: a fisioterapeuta também diz que é interessante evitar o glúten e a lactose, pois “são alimentos muito inflamatórios”;
- Se hidrate: como dito anteriormente, tomar bastante água faz diferença para o seu corpo;
- Faça exercícios regularmente: principalmente em casos de flacidez muscular, Priscila indica atividade física para “reduzir a flacidez e aumentar o tônus muscular”;
- Evite hábitos prejudiciais: por fim, também é indicado “evitar o tabagismo e o etilismo”.
E aí, o que acha de colocar essas dicas em prática? Além de ajudarem a prevenir e reduzir a flacidez da barriga, elas também são essenciais para ter um estilo de vida saudável!
Exercícios para fazer em casa
Se a sua flacidez tem origem muscular, os exercícios são grandes aliados. Por isso, confira abaixo alguns exercícios que podem te ajudar:
Exercícios para tonificar a barriga
No vídeo, Carol Borba fala um pouco sobre a flacidez abdominal e dá algumas dicas sobre outros cuidados você pode ter. Depois ela ensina uma série de exercícios que podem ser realizados em casa e sem aparelhos.
Publicidade
Treino de 4 minutos para abdômen
Nesse vídeo, Raquel Quartiero mostra um treino de 4 minutos que pode ser realizado em casa para queimar a gordura localizada e auxiliar na redução da flacidez. Os exercícios são simples e não dependem de aparelhos.
Exercícios tensionais para tonificar a barriga
Nesse vídeo, a Amanda ensina uma série de exercícios tensionais voltados para a região da barriga. Outro exercício que pode ser combinado com os outros vídeos.
Treino para tonificar e queimar a gordura do abdômen.
Aqui você aprende um treino hiit voltado para a queima de gordura e tonificação dos músculos dos braços, pernas e principalmente da barriga. Além de auxiliar a barriga, você pode aproveitar e tonificar o corpo inteiro.
Por último, é importante entender que cuidar do corpo é muito mais que buscar atingir um padrão estético. Por isso, saiba mais sobre o movimento body positive e se liberte dessas exigências que a sociedade impõe.
Beatriz Nolli
Formada em Artes Visuais e apaixonada pela escrita desde pequena, me tornei redatora quase por acidente e aqui me encontrei. Adoro fazer crochê, ler tarot e dar pitacos.