iStock
A guanidina é uma alternativa de alisante ou relaxamento que causa muitas dúvidas nas mulheres. Embora seja uma velha conhecida no mundo das químicas, ela pode não ser compatível com algumas substâncias e devido a isso não é mais tão utilizada. Desse modo, é prudente se manter informada para não prejudicar a saúde do seu cabelo.
Por isso, convidamos a cabeleireira Goreth Barbisan para explicar sobre a substância e ajudar você a saber se ela fará bem aos seus cabelos ou não. A seguir, você vai entender exatamente como funciona a química e descobrir quais são as diferenças entre ela e outros produtos alisantes ou relaxantes.
Índice do conteúdo:
O que é e como funciona a guanidina
Está em dúvida se pode usar a guanidina e se ela é a mais adequada para você? Então confira as explicações completas dessa química a seguir:
Publicidade
- O que é: definida como uma substância usada principalmente para alisamentos em cabelos crespos, é um tipo de alisamento não compatível com a maioria das químicas, segundo a profissional Goreth Barbisan. Sendo assim, recomenda-se consultar um profissional antes de usá-la.
- Como funciona: ela age no cabelo reorganizando seus componentes químicos. Assim, desestrutura as cadeias internas dos fios e traz uma textura mais lisa.
- Para quem é indicado: indicada para cabelos crespos ou mistos. Mas atenção: de acordo com a cabeleireira, se você já tem químicas no cabelo, como por exemplo aquelas com amônia e hidróxido de cálcio, consulte um profissional antes de aplicar a guanidina. Do contrário, ela pode até causar queimaduras no couro cabeludo.
- Guanidina e formol: para Goreth, o grande sucesso do formol advém da sua versatilidade – é possível usá-lo em cabelos com qualquer tipo de química, inclusive com a guanidina.
- Guanidina estraga o cabelo? Depende! A profissional explica que uma química só danifica o fio em dois casos: primeiro, quando o cabelo não foi bem diagnosticado e segundo, quando o tempo de pausa do produto não é respeitado. A guanidina demanda maior tempo para agir, mas ainda assim é indispensável que o profissional acompanhe o processo.
A substância, além de trabalhar o alisamento, também pode ser usada para fazer relaxamento. Contudo, lembre-se: o apoio de um(a) cabeleireiro(a) ou cosmetólogo(a) é imprescindível para manter a saúde dos seus fios e para não ocasionar danos a eles.
Relacionadas
Guanidina x escova progressiva
Segundo a cabeleireira, os cabelos alisados com guanidina sofrem um processo químico que alisa os fios de forma definitiva. A escova progressiva, por sua vez, é um alisamento que, para ela, se aplica no fio de forma um pouco forçada, por causa da chapinha, e tem menor duração do que a guanidina. As duas substâncias são compatíveis, exceto as escovas progressivas a base de tioglicolato de amônia: elas quebram o fio assim que se combinam.
Guanidina x tioglicolato
Atenção: as duas substâncias não são compatíveis! O tioglicolato é mais caro e tem um processo diferente ao da guanidina. Ele é indicado para cabelos ondulados, armados, volumosos ou com cachos leves, enquanto a guanidina é para cabelos crespos. Além disso, a profissional alerta: “Apesar de o tioglicolato de amônia ser uma das químicas mais usadas e ter um resultado tão bom quanto o da guanidina, ele não deve ser usado em um cabelo em que a guanidina já foi aplicada”.
Onde comprar guanidina
Pronto! Agora você já sabe se o uso da substância no seu cabelo é saudável ou não. A seguir, veja algumas sugestões de excelentes marcas que disponibilizam os produtos a base de guanidina. Também sugerimos alguns kits para que, após a aplicação da química, seja possível continuar tratando bem os seus fios:
Publicidade
- Kit Guanidina Vita A, nas Lojas Americanas
- Kit Alisante Guanidina Alfaparf, nas Lojas Americanas
- Kit Innovator Guanidina Novo Ativador Base Relaxante, nas Lojas Americanas
- Guanidina Óleo de Coco e Queratina Salon Line, na Amazon
- Kit Relaxamento Yellow Form Guanidine Ultra Moist, na Loja Beleza de Mulher
- Kit Guanidina Salon Line, na Amazon
- Kit Guanidina Mairibel para relaxamento forte, nas Lojas Americanas
Gostou? Apesar de ser possível comprar e encontrar facilmente produtos a base de guanidina, lembre-se que a consulta e o diagnóstico com um profissional da área de cabelos e químicas é essencial. Cuide dos seus fios!
Taís Miwa
Produtora de conteúdo apaixonada pela escrita desde sempre. Adora viajar, ouvir música e descobrir coisas novas.