6 razões por que tios e tias são tão importantes na vida das crianças
Você é uma tia coruja? Pois saiba que isso faz muito bem para os seus sobrinhos!
Se você tem sobrinhos, é bem possível que seu celular esteja cheio de fotos deles, ainda mais se eles forem pequenos. Afinal, as tias adoram mimar e exibir seus sobrinhos para todo mundo!
Os laços que se criam entre os tios e os seus sobrinhos são muito especiais, pois eles são adultos e maduros, mas ao mesmo tempo conseguem se conectar muito bem com o universo infantil. Conheça algumas das razões pelas quais esse relacionamento é tão importante para as crianças:
1. Eles até parecem os pais, mas com uma visão diferente
Os tios são bem mais novos que os avós e têm idade muito parecida com a dos pais de seus sobrinhos. Aos olhos de uma criança, o resultado disso é um adulto responsável como seu pai e sua mãe, mas ao mesmo tempo mais compreensivo.
Publicidade
Essas características permitem que se criem laços de cumplicidade e sinceridade entre tios e sobrinhos, mesmo que as crianças tenham um bom relacionamento com seus pais.
2. Existe uma relação de confiança e responsabilidade
Em geral, tios e tias têm reações menos exageradas do que pais e mães quando as crianças lhes contam sobre traquinagens ou mesmo quando começam a surgir as primeiras paixonites. Assim, as crianças se sentem mais à vontade com os tios para conversar sobre certos temas, sejam experiências boas ou ruins.
Relacionadas
Ao mesmo tempo, tios e tias continuam sendo parte da família e se preocupam tanto quanto os pais em relação ao bem-estar das crianças. Se houver alguma situação que ameace a segurança de seus sobrinhos, os tios ainda são adultos responsáveis que saberão como agir.
3. Tios e tias são o equilíbrio perfeito entre proteger e permitir
O relacionamento entre tios e sobrinhos é mais descontraído do que entre pais e filhos por uma razão óbvia: os tios não têm obrigação de criar e educar. Dessa forma, eles podem ser mais permissivos e fazer a alegria das crianças que querem comer a sobremesa antes do almoço, por exemplo.
Publicidade
Ao mesmo tempo, tios e tias são pessoas adultas e são vistas como figuras de autoridade pelas crianças. Assim, quando os tios negam algum pedido que possa ser prejudicial de alguma forma, as crianças costumam entender e respeitar.
4. Tios e tias têm as melhores histórias sobre o passado dos pais
Talvez sua mãe nunca te conte sobre o dia em que ela pulou a janela para passear com o namorado, mas a sua tia vai te contar e ainda vai dar risada! Por serem os principais responsáveis pela criação das crianças, os pais às vezes sentem necessidade de manter certa seriedade, evitando “dar mau exemplo”.
As tias e os tios, por outro lado, podem se dar ao direito de contar histórias engraçadas e não muito elogiosas, inclusive sobre os pais de seus sobrinhos. Isso não quer dizer que os tios vão quebrar regras importantes para a família, mas sim que eles são muito mais flexíveis.
5. Eles conhecem todo o contexto familiar de seus irmãos e sobrinhos
Tias e tios são as melhores pessoas para relembrar a história familiar. Afinal, eles não apenas conhecem seus sobrinhos desde o nascimento, mas também conhecem a mãe ou o pai deles desde muito cedo.
Isso oferece aos tios e tias uma visão mais ampla da relação entre pais e filhos, o que permite que eles atuem como excelentes mediadores quando surge algum conflito entre as gerações.
6. Tios são amigos incondicionais por toda a vida
Claro que existem casos de amizades que duram a vida inteira, mas é um tanto raro manter os mesmos amigos da infância até a vida adulta. Conforme o tempo passa, muitas vezes percebemos que a amiguinha do jardim de infância não tem mais nada a ver com nosso momento atual.
Com os tios e as tias, o relacionamento de amizade é muito mais duradouro. Eles sabem ser pais e amigos conforme a ocasião e acompanham nossas mudanças no decorrer da vida. Quando os sobrinhos são pequenos, tios e tias são excelentes para brincar, levar ao parque, tomar sorvete, dar os melhores presentes e compartilhar as aventuras infantis.
Depois, conforme os sobrinhos vão crescendo, tios e tias são as melhores pessoas para aconselhar sobre as novas situações e dividir suas experiências. Eles representam um equilíbrio entre a maturidade de quem já passou por aquilo e a compreensão de quem sabe que aquele problema faz parte do desenvolvimento.
Em resumo, tios e tias são a mistura perfeita entre a responsabilidade pelo bem-estar de seus sobrinhos com a liberdade que permite quebrar algumas regras de vez em quando.
Eles são uma fonte de amor e segurança que se estende além dos pais, aumentando o círculo de proteção ao redor da criança. Se você ama seus sobrinhos e quer demonstrar para o mundo todo, confira opções de legenda para foto com sobrinho.
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.