5 boas razões para não ter uma lixeira embutida no armário da cozinha
Esconder a lixeira no armário parece ser a solução perfeita? Antes de decidir, considere algumas desvantagens dessa escolha
Sua cozinha é toda planejada, com cada móvel ocupando um lugar milimetricamente determinado? Ou, então, você tem uma cozinha toda moderna, com linhas retas e cores claras?
Talvez a sua cozinha seja mais rústica, no estilo colonial. Ou, quem sabe, você decorou sua cozinha com peças retrô.
Não importa qual é o estilo da sua cozinha, nós temos uma certeza: em geral, as lixeiras não colaboram para a beleza do ambiente e, muito provavelmente, você gostaria de escondê-la em vez de exibi-la para as visitas.
Pensando nisso, muitas pessoas optam por lixeiras embutidas no armário.
Publicidade
Embora esta seja uma boa solução estética, ela traz algumas desvantagens que precisam ser consideradas. Confira:
Relacionadas
1. Mau cheiro
Não adianta: acumular restos de comida em um ambiente fechado por mais de um dia vai acabar dando origem a um cheiro bem desagradável.
Essa situação se agrava quando a lixeira precisa ficar sem tampa por causa do espaço reduzido do compartimento, contaminando todo o armário.
2. Não é nada prático
Quando a lixeira está fechada dentro de um armário, não é nada prático ter que abrir a porta com as mãos meio melecadas ou molhadas, puxar a lixeira para fora, abrir a tampa e finalmente jogar o lixo dentro do recipiente.
Publicidade
Além da falta de praticidade, é bem provável que você acabe sujando o puxar do armário ou derrubando lixo ao redor do recipiente, dando ainda mais trabalho.
3. É difícil achar uma lixeira que caiba no espaço
Se parece difícil encontrar uma lixeira que combine com a decoração da sua cozinha, mais difícil ainda é encontrar uma que caiba dentro do armário.
Ela precisará ser pequena o bastante para entrar no armário – e é bem possível que, por causa disso, ela não comporte muita coisa, ficando cheia antes do que você gostaria.
4. Você perde espaço dentro do armário
Embora você ganhe alguns centímetros quadrados de cozinha, você perde um precioso espaço de armazenamento dentro do armário.
Isso significa que, para embutir a lixeira, talvez você precise deixar as panelas para fora, pois você vai acabar “perdendo” um dos compartimentos – e a bagunça vai continuar acontecendo.
5. Você pode se esquecer de tirar o lixo
“Quem não é visto não é lembrado”, diz o velho ditado. E isso vale para a lixeira: por ela estar fora da sua visão, é possível que você acabe se esquecendo de tirar o lixo no horário certo.
Em muitos condomínios, existe um horário-limite para a retirada do lixo, de forma que a coleta municipal leve tudo embora o mais rápido possível. Se você perder o horário, vai ter que esperar até o outro dia.
Como você pôde ver, a lixeira embutida parece ser a solução perfeita para a decoração da cozinha à primeira vista, mas é preciso considerar que essa escolha traz algumas desvantagens.
Se o orçamento permitir, vale a pensa considerar a aquisição de uma lixeira moderna e funcional, que pode ser exibida sem estragar o conjunto do ambiente e que combina beleza e praticidade.
Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.