iStock
Por muito tempo as mulheres eram obrigadas a se limitar apenas aos serviços de casa e às saias. Hoje, as mulheres mostram a vitória nesse aspecto com looks super elegantes e charmosos de calça comprida para irem ao trabalho.
O trabalho, geralmente, é o lugar onde as pessoas passam a maior parte do dia e, sendo assim, não há motivos para não caprichar no visual.
Além disso, a forma com que as pessoas se vestem no trabalho dizem muito sobre ela e sua postura profissional. Tecidos bons, bem cuidados e peças com bons acabamentos, por exemplo, oferecem uma imagem de seriedade e responsabilidade.
A consultora de estilo Lu Rosa dá o conselho: “lembre-se que no ambiente de trabalho o que importa é o seu discurso, a mensagem que você quer passar tem que estar de acordo com a imagem que você carrega”.
O tipo de composição para o trabalho varia muito de acordo com o ambiente profissional, localização, etc. Trabalhos formais pedem peças de alfaiataria, por exemplo, enquanto os mais casuais permitem jeans e t-shirts. Veja abaixo dicas de looks certos para cada tipo de trabalho:
Publicidade
Relacionadas
Trabalhos formais
Os trabalhos formais exigem tecidos impecáveis e bons acabamentos, que dão uma impressão séria ao look. É importante investir em peças discretas e finas, mantendo-as, sempre, em ótimo estado de conservação. Jamais vá trabalhar com peças amassadas, manchadas ou rasgadas, mesmo que o dano pareça discreto.
Looks com terninho
Os terninhos ou smokings femininos fornecem uma imagem extremamente formal e elegante. Para afeminar o look, Lu Rosa sugere o uso do tailleur, que é a versão do conjunto com saia. Escolha peças de cores sóbrias e frias.
Looks com blazer
O blazer dá o toque formal e chique para a composição. A especialista mantém a sugestão da sobriedade: “invista em peças lisas, cores neutras como bege, marinho e preto, e tecidos mais nobres”. Além de mais formais, as peças neutras podem ser combinadas com mais facilidade. Complete o look com calças de alfaiataria, sempre adequando corte e formato ao ambiente profissional em questão.
Looks com vestido formal
Os vestidos não estão fora da lista, pelo contrário, eles oferecem uma imagem feminina e charmosa ao look. Fique atenta aos tamanhos de comprimento, decotes e prefira sempre as peças com mangas. “As linhas são retas e estruturadas”, indica a consultora. Além disso, Rosa aponta um item necessário à composição nesse caso: a meia calça fina.
Trabalhos pouco formais
O ambiente profissional intermediário permite que se transite pelos dois extremos – da formalidade e da casualidade. “Quando o ambiente admite certa informalidade, vale um mix mais diferenciado”, indica a profissional.
Looks com camisa
Os blazers e camisas não ficam de fora, mas agora são peças mais coloridas e vivas e combinadas com calças mais casuais para quebrar a seriedade do look. Peças de seda dão um ar moderno para a composição.
Looks com calça flare
O modelo flare oferece uma impressão mais formal à calça, além de dar um toque feminino ao look por definir a silhueta. Para completar, Lu recomenda a aposta em cores chamativas em apenas uma peça do look, estampas e até a mistura de texturas.
Looks com vestidos
“Linhas curvas e uma linguagem mais feminina já são admitidas nessa ocasião”, indica Lu. Sendo assim, os vestidos são muito bem-vindos nesse cenário. Mesmo que o ambiente seja menos formal, atente-se ao comprimento e fuja de peças que mostrem demais.
Publicidade
Trabalhos casuais
Agências de publicidade, redações de jornais e alguns escritórios mais modernos permitem looks mais despojados. Segundo a consultora de estilo, “vale apostar em peças diferenciadas como um macacão, uma saia longa, e o uso de cores e estampas de forma mais livre”.
Looks com T-shirt
As T-shirts dão um ar casual ao look, e por isso podem ser combinadas com qualquer tipo de peça, mesmo que mais formais, já que o modelo equilibra a composição. Abuse de maxi-colares e lenços para arrematar o look.
Looks com jeans skinny
O jeans skinny é prático e fácil de combinar, desde as camisas até as regatinhas básicas. Invista em peças que tenham um bom caimento e sejam confortáveis. Além disso, o jeans deve ser versátil. Opte por cores e lavagens comuns para aproveitar mais a peça.
Looks com saias e shorts
Saias e shorts tornam o look mais despojado. Para os dias frios, acompanhe com meia-calça grossa. Sapatos confortáveis arrematam a produção, de acordo com o que pede seu tipo de trabalho.
Dicas fáceis para você seguir no look de trabalho
Os looks de trabalho não se limitam às roupas utilizadas. Existem diversos acessórios que complementam a composição e a tornam mais charmosa. Além disso, existem regras básicas para nunca errar no look. Veja abaixo dicas para estar sempre elegante:
- As bolsas são indispensáveis para o trabalho. Nos mais formais, invista nos modelos mais simétricos e sérios. Já nos casuais, a vez é das estampas, tecidos mais simples e modelos mais despojados.
- Complemente o look com acessórios, principalmente se seu trabalho for mais casual, com lenços e bijuterias que não sejam barulhentos, mas que tragam um design inovador à composição. Nos trabalhos mais formais, as bijuterias devem ser mais discretas, como brincos de pérola e gargantilhas finas.
- No calor, para se manter fresca e profissional, Lu Rosa sugere tecidos que permitem a transpiração, como o algodão e o linho. “Invista em modelagens mais soltas no corpo, e aposte nas estampas e cores claras. Um vestido longo sem mangas te deixará fresquinha e bem vestida”, completa.
- Para não errar, nunca transmita no trabalho uma imagem de sensualidade ou excesso de casualidade. Transparências, decotes e maquiagens carregadas estão fora das composições, bem como chinelos e tênis esportivos demais.
Mais inspirações para você
Siga as dicas e componha seus looks de trabalho de forma harmônica para transmita a imagem correta de acordo com o ambiente profissional que você faz parte.
Mariana Honorato
Estudante de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo/SP, às vésperas da formatura. Editora do Dicas de Mulher desde agosto/2014 e apaixonada por moda desde criança.