Moda e Beleza

Luzes X morena iluminada: qual a diferença entre os procedimentos?

Lore Souza

Atualizado em 25.09.23

Existem muitos procedimentos para mudar a cor dos cabelos. Alguns exigem uma boa descoloração, enquanto outros são mais tranquilos e próximos do tom natural dos fios. E quando se fala em luzes e morena iluminada, você já parou para pensar qual seria a diferença? A cabeleireira Tatiana Araújo sanou essa dúvida e ainda trouxe dicas para escolher a melhor técnica para o seu caso. Acompanhe na matéria!

Qual é a diferença de luzes e morena iluminada?

Tatiana explicou que existem, sim, diferenças entre luzes e morena iluminada. Inclusive, a escolha da técnica depende muito da situação ou objetivo da pessoa, como mechas coloridas ou esconder fios brancos. Veja o que ela disse:

Luzes

Segundo a cabeleireira, “as luzes são um tipo de técnica que consiste em clarear os fios desde a raiz até o comprimento, geralmente feita em tons mais claros, mas também é possível fazer em tons mais escuros. Por isso, cria um contraste maior entre os fios descoloridos e os que são no tom natural”.

Ela também citou que as luzes no cabelo são mais indicadas para quem já tem as madeixas naturalmente mais claras e “não quer ter muito trabalho ou gastar dinheiro por conta da manutenção. Assim, o descolorante não será tão forte e agressivo aos fios”.

Publicidade

Morena iluminada

A cabeleireira comentou que o morena iluminada é mais indicado para cabelos escuros, pois tendem a sofrer mais danos na descoloração. “A técnica do morena iluminada é feita com uma coloração mais escura, dando uma diferença menor entre o tom natural do cabelo e o tom pintado. O contraste também fica mais natural, visto que não começa desde a raiz. Esse tipo de procedimento é feito a partir do comprimento dos fios, podendo iniciar na altura da orelha”, finalizou, ressaltando que a manutenção é muito mais simples. Veja também a diferença entre luzes e coloração.

As duas técnicas são válidas para as madeixas, mas vale estudar melhor a cor dos seus cabelos e fazer uma preparação pré-descoloração antes de decidir. Assim você evita ter um resultado não desejado ou lidar com fios quebradiços e sem vida.

Como escolher entre luzes e morena iluminada

Tatiana também trouxe dicas para te ajudar a escolher entre as duas técnicas. Com isso, antes de ir ao salão solicitar a mudança de visual com sua cabeleireira, vale:

  • Investir no morena iluminada se sua raiz é muito escura, para evitar a aparência de desleixo;
  • Se tem cabelos cacheados, prefira o morena iluminada para que os fios não fiquem quebradiços e com pontas duplas;
  • Se jogue nas luzes para disfarçar cabelos brancos e grisalhos;
  • Prefira o morena iluminada para testar uma mudança menos agressiva;
  • Opte pelas luzes se tiver bastante tempo para cuidar dos fios, prevenindo o ressecamento e as manchas.

A decisão depende muito do quanto os fios podem ser danificados e nos cuidados que você precisa ter depois. Se você está sempre ligada nos produtos certos e possui tempo para tratar suas madeixas, aproveite para testar as duas técnicas.

Perguntas frequentes sobre luzes e morena iluminada

Dicas de Mulher – Posso fazer luzes e morena iluminada juntos?

Publicidade

Tatiana Araújo: Sim, você pode puxar as mechas desde a raiz, mas descolorir por menos tempo para abrir os fios sem estar num tom tão claro de loiro. Depois desse passo, pode usar tonalizantes para alcançar o tom do morena iluminada que deseja.

Luzes são feitas apenas em tons de loiro? E o morena iluminada?

As luzes podem ser feitas para quem quer pintar o cabelo com tintas fantasias também. Por exemplo, no carnaval vemos muitas meninas que gostam de deixar o cabelo rosa, azul ou roxo para curtir a festa, e essa técnica permite isso. Já o morena iluminada pode variar de tons, podendo ir do mel, passando pelo doce de leite e chegando no chocolate. Há muitas possibilidades com esse procedimento.

Quais as principais técnicas de morena iluminada?

As babylights são indicadas para quem quer um efeito mais sutil no cabelo. As mãos livres são famosas por criar um resultado mais diferencial e natural, sem ser muito marcado. As californianas são conhecidas há anos e ainda são muito utilizadas para alcançar o morena iluminada, consiste em começar a parte clareada a partir do meio do cabelo até as pontas. Por fim, o ombré hair são mechas bem fininhas espalhadas ao longo do comprimento dos fios, dando um efeito natural.

Preciso matizar os fios nas luzes? E no morena iluminada? Como escolher o matizador?

O matizador é geralmente utilizado para quem deseja tirar o amarelado em casos de loiros ou quem deseja intensificar tons como vermelhos e acobreados. A escolha desse produto varia conforme o desejo de quem realiza a técnica escolhida, o ideal é que esse matizador seja indicado por um profissional, pois o excesso dele pode ressecar e deixar o cabelo cinza demais. No caso do efeito morena iluminada não existe necessidade de matizar, o próprio tonalizante deixará a cor uniforme.

Como você pode ver, luzes e morena iluminada proporcionam diferentes efeitos nos fios, porém, podem aparecer juntos e criar um efeito único nas madeixas. Converse com sua cabeleireira sobre o que deseja e se jogue sem medo. Agora, não deixe de conferir também a matéria sobre luzes loiras.

Publicidade

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.