6 maneiras de passar roupa sem usar o ferro
Conheça alguns truques que vão te ajudar a desamassar as roupas em casos de emergência e viagens
Para a maioria das mulheres, passar roupa não está na lista das tarefas domésticas preferidas. Além de exigir uma quantidade considerável de tempo, a atividade é responsável por dores nas costas por ser realizada sempre na mesma posição. E o que dizer do calor? Em dias quentes, passar roupas se torna ainda mais desagradável.
De qualquer forma, em alguns casos a tarefa deve ser realizada. Algumas peças devem, mesmo, ser passadas com o uso do ferro, como, por exemplo, as camisas (veja no final da matéria como tornar a tarefa de passar roupas mais fácil!).
A boa notícia é que existem certos truques para desamassar roupas sem a utilização do ferro de passar. Essas dicas são ótimas em casos de emergências, imprevistos e viagens e valem caso a roupa esteja amassada (não amarrotada!). Conheça 6 maneiras de passar roupas sem o uso do ferro de passar.
1. Chuveiro
O truque do chuveiro já é um velho conhecido, mas funciona. Quando for tomar banho feche as saídas de ar do banheiro e ligue o chuveiro em uma posição quente. Pendure as roupas em um cabide. O vapor da água vai desamassar a roupa e deixá-la lisa.
Publicidade
2. Secador de cabelo
O secador de cabelos também pode ser um aliado na passagem das roupas. Pendure a peça em um cabide e direcione o ar quente para roupa. Mantenha uma distância de 15 centímetros entre o secador e a peça para evitar que o tecido queime. Caso exista alguma parte mais amassada molhe levemente e direcione o vento do secador.
3. Chapinha
Por mais estranho que possa parecer a chapinha também pode substituir o ferro em alguns casos. Esse método funciona para pequenos amassados da roupa, mangas e golas. Ligue a chapinha e deixe-a aquecer. Quando estiver em temperatura média passe-a pela roupa como se estivesse passando pelo cabelo. Existem chapinhas que podem ser utilizadas em cabelos molhados, nesse caso é possível umedecer a área que estiver mais amassada e passar a chapinha em uma temperatura baixa.
4. Secadora de roupas
Coloque a roupa amassada na secadora de roupas. Molhe a metade de uma meia, ou um tecido, e ligue a secadora na posição média ou suave por cerca de 15 minutos. A secagem da roupa molhada produzirá um vapor que deixará a peça amassada bem lisinha.
5. Água
Se você estiver com muita pressa o ideal é vestir a roupa e borrifar água nos amassados da peça. Parece estranho, mas a roupa vai secar naturalmente em seu corpo e ficar sem amassados.
Você também pode pendurar sua roupa em um cabide, borrifar um pouco de água por toda a peça e deixar que ela seque naturalmente em um local aberto com incidência de sol. O processo demorará em torno de uma hora. O tecido vai relaxar com a umidade e o calor, tirando o amassado, e o sol vai fazer secar.
6. Toalha
Deixe a peça de roupa em uma superfície plana e coloque uma toalha úmida diretamente sobre a peça. Este método demora mais do que o normal, mas suas roupas devem ficar relativamente lisas!
O que você pode fazer para facilitar a passagem de roupas:
Em alguns casos não há como escapar: o jeito é mesmo passar as roupas com o ferro! Para facilitar a tarefa existem algumas dicas com relação à forma de lavar, estender e recolher as peças. Conheça algumas:
Publicidade
- Não exagere na quantidade de roupas a serem colocadas na máquina de lavar. Nunca ultrapasse a quantidade máxima indicada.Se você colocar muitas roupas na máquina elas vão ficar torcidas e, consequentemente, amassadas. Além disso, logo depois do ciclo de lavagem você deve estender as peças.
- Antes de colocar a roupa no varal dê uma “sacudida” na peça. Isso fará com que a roupa não fique tão amassada. Pendure-as com pregadores, mas deixe o mínimo possível a roupa em contato com o varal.
- Na hora de estender as roupas uma ótima dica é colocar as camisetas e camisas em cabides. As peças secam mais rápido e não deformam tanto.
- Não deixe a roupa por muito tempo no varal. Assim que estiver seca você já deve recolher.
- Dobre as roupas logo após recolher.
Thalita Vitoreli
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina desde 2009. Casada há um ano e apaixonada por escrever sobre assuntos de saúde, casa, comportamento e noivas.