Cada detalhe da organização de um casamento deve ser feito com carinho e atenção a fim de tornar a cerimônia ainda mais especial. O manual dos padrinhos é um desses detalhes que fazem a diferença, pois é uma maneira de orientar esse processo. Assim, a cerimonialista de casamentos, Priscilla Barbosa, dá dicas incríveis do que não pode faltar nesse material.
O que deve conter no manual dos padrinhos?
Segundo Priscilla, o manual dos padrinhos “é um encarte contendo informes específicos a esses grupos do casamento”. A cerimonialista esclarece que existem diversos modelos e formatos diferentes para o item de papelaria, mas revela que a mais utilizada “é a da impressão em folha A4 na horizontal, como um folder com duas dobras internas”.
Além disso, a especialista conta que a ferramenta é ótima para orientar e informar os padrinhos sobre alguns detalhes da organização da cerimônia, uma vez que muitos deles serão diferentes para os demais convidados. Abaixo você pode conferir quais são!
Relacionadas
O que escrever no manual dos padrinhos
A informação passada para os padrinhos difere dos demais convidados, pois ganham lugar de destaque na cerimônia, visto que são pessoas importantes para o casal. Assim, o manual dos padrinhos deve conter “data do evento, horário de chegada, mapa do local, trajes e paleta de cores”, afirma a cerimonialista. Veja quais são elas:
- Mensagem especial;
- Data, hora e local;
- Informações sobre o traje;
- Recado aos padrinhos.
Priscilla também pontua que “é indicado fazer um para cada”, ou seja, um manual para as madrinhas e um para os padrinhos, uma vez que algumas informações são diferentes.
Mensagem especial
A mensagem especial pode ser curtinha ou um pouco mais extensa, mas deve transmitir a importância daquela pessoa para o casal e o motivo pelo qual ela está sendo convidada a exercer um papel relevante no matrimônio. Isso aproxima ainda mais os padrinhos dos noivos.
Data, hora e local
Para que os padrinhos estejam presentes, é fundamental que eles saibam exatamente a data, a hora e o local da cerimônia e da festa. Aqui não tem erro, as informações são basicamente as mesmas dos demais convites, mas podem ser dispostas de maneira diferente, com um calendário e um mapinha, por exemplo..
Informações sobre o traje
Pensando em toda a organização e identidade da cerimônia, é necessário informar o tipo de traje. Comece esclarecendo quais cores que os padrinhos devem utilizar, pois “é a partir da paleta de cores que se pensa no traje”. Além disso, informe se o vestido das madrinhas deve ser longo, se os padrinhos precisam utilizar terno ou smoking e se é necessário acessórios como gravata e suspensório.
Recado aos padrinhos
Esse campo nem sempre leva um nome específico, mas faz toda a diferença no manual. É nele que os noivos devem colocar a hora de chegada dos padrinhos que, segundo a especialista, ocorre geralmente 30 minutos antes do início da cerimônia. Também é legal colocar hashtag personalizada para a publicação de fotos nas redes sociais.
Considere esses tópicos na hora de montar seu manual dos padrinhos. Para além, lembre de respeitar o estilo do casamento e a intimidade que os padrinhos tem com você.
15 fotos de manual dos padrinhos para se inspirar
Está sem ideia de como montar seu manual dos padrinhos? Então, confira uma seleção belíssima com diferentes estilos. Inspire-se e escolha o modelo ideal que vai combinar com a identidade visual do seu casamento:
1. O manual dos padrinhos é uma ferramenta importante na organização do casamento
2. Ele carrega a identidade dos noivos e da cerimônia
3. E as informações importantes para as pessoas que farão parte desse momento
4. Sua entrega pode até ser feita com alguns mimos
5. Ou ser individual para madrinhas e padrinhos
6. Olha essa ideia com tecidos nas cores do vestido das madrinhas
7. Esse modelo com papel vegetal é um charme
8. Você também pode apostar em um estilo romântico e delicado
9. Além disso, os formatos escolhidos podem ser os mais diversos
10. Esse outro é bem delicado e montado em partes
11. O formato de livreto é diferentão
12. Ideias lindas não faltam para montar o manual perfeito
13. E deixar tudo como você sempre sonhou
14. Por isso, escolha o estilo que mais tem a ver com vocês
15. E deixe esse momento ainda mais lindo e especial
Fica difícil escolher um único modelo com tantas opções incríveis, não é mesmo? Mas foca nos seus preferidos e aplique as dicas do post.
Como fazer manual dos padrinhos em casa
A onda do faça você mesmo alcançou as cerimônias de casamento, deixando tudo mais intimista, aumentando o valor sentimental e reduzindo as despesas. A seguir, confira alguns vídeos sobre como fazer um manual dos padrinhos e deixá-lo do seu jeitinho:
Manual dos padrinhos no Canva
O Canva é uma plataforma online com ferramentas incríveis para criar designs gráficos. Nesse tutorial completo, aprenda a criar a arte do seu manual de padrinhos pela plataforma, com dicas de onde buscar os vetores e como combinar as fontes. Vale a pena assistir!
Manual dos padrinhos dobrado na vertical
Fez a arte do manual ou comprou a arte digital e não sabe como finalizá-lo depois da impressão? Então, confira essas valiosas dicas e veja como é simples dar acabamento nesse delicado modelo sanfonado.
DIY convites e manual dos padrinhos
Com um passo a passo bem detalhado da montagem dos convites e dos manuais de padrinhos, o vídeo compartilha dicas simples de elementos que podem compor esses itens e deixá-los ainda mais personalizados e lindos.
Essas dicas são tão boas que vale até pensar em ganhar um dinheiro extra vendendo o manual para outras noivas, você não acha?
Onde comprar materiais para fazer o manual dos padrinhos
Assim como os convites de casamento, o manual dos padrinhos faz parte dos itens de papelaria dos noivos. O valor unitário de cada manual depende dos materiais escolhidos. Abaixo, veja onde você pode encontrar alguns materiais:
Por último, o manual não deve ser entregue sozinho, pois ele é um dos itens que compõe o convite para padrinhos de casamento. Não esqueça disso para formalizar a ocasião da maneira certa.
Karyne Santiago
Psicóloga apaixonada por literatura e psicanálise. Acredita que as palavras, escritas ou faladas, têm o poder de transformar.